ST 2 - Relações de gênero, famílias e infâncias sob o enfoque da História do Tempo Presente
Profª Dra.Silvia Maria Fávero Arend (UDESC), Prof. Dr. Humberto da Silva Miranda (UFRPE), Profª Dra. Luciana Rosar Fornazari Klanovicz (UNICENTRO)
Na América Latina, desde a década de 1950, os arranjos familiares, as relações de gênero e as práticas e discursos acerca das infâncias, adolescências e juventudes têm passado por modificações de diferentes ordens. Esses cenários sociais de caráter inovador – consolidados ou em construção – são tributários de processos históricos advindos dos campos econômicos, sociopolítico e/ou cultural. A produção de narrativas sobre esses cenários sociais têm exigido dos/as pesquisadores/as das Ciências Humanas, e em especial da História, a formulação de reflexões teóricas e relativas ao conteúdo historiográfico que visam dar conta de problemas, a saber: as múltiplas temporalidades dos fenômenos sociais investigados; a realização de análises de forma interseccional tendo em vista os marcadores sociais classe social, gênero, geração, etnicidade, etc; reflexões sobre os usos das fontes documentais a partir de um debate mais denso em relação as questões éticas; e acerca das “fronteiras” existentes entre a militância política e a análise de caráter científico na edificação dos textos. O presente simpósio temático, abrigará resultados de pesquisas sobre temas relativos à construção histórica dos arranjos familiares, das relações de gênero e das políticas sociais paras as infâncias, adolescências e juventudes, no âmbito das práticas sociais, representações sociais e discursos.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.