Os depoimentos presentes nesse site encontram-se organizadas por alfabética de acordo com o primeiro nome do concedente.
Perfil: David King Dunaway é um historiador, professor universitário e biógrafo estadunidense, especialista em radiodocumentário e em cultura estadunidense. Atua como professor na Universidade do Novo México (EUA) e como DJ na rádio KUNM-FM em Albuquerque. A entrevista foi realizada pelo professor Rafael Rosa Hagemeyer (DH-UDESC) no Laboratório de Imagem e Som (LIS-UDESC), por ocasião de sua presença junto ao PPGH/UDESC onde proferiu a Aula Magna do Programa.
Palavras-Chave: Rádio; Rádiodocumentário; História Oral;
Data de captação: 15 de Março de 2018
Duração: 00:58:53
Perfil: Esterzinha de Souza é uma cantora de música popular brasileira que trabalhou em programas de rádio e televisão. Em sua trajetória trabalhou com artistas como Adoniran Barbosa, Cyro Pereira e Roberto Amaral. Em seu depoimento, concedido a pesquisadora Lúcia Dias, Esterzinha de Souza narra sua trajetória pessoal e profissional na música, em especial nos programas televisivos e as redes de sociabilidade.
Palavras-Chave: Cantoras de Rádio; Era do Ouro do Rádio no Brasil; Televisão.
Data de captação: 08 de fevereiro de 2018.
Duração:
Perfil: Ìdòwú Akínrúli (Emmanuel Idawn Akinrui) é percursionista e dançarino profissional nigeriano, de matriz étnica Yorùbá. É diretor e professor vinculado ao Grupo ÌBEJÌ, entidade fundamentada nos danças, ritmos e drama da cultura tradicional Yorùbá. Sua fala foi captada durante a palestra “A dança e a contação de histórias na cultura Yorùbá”, a convite do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (AYA-UDESC).
Palavras-Chave: Cultura Yorùbá; Performance musical; Trajetória;
Data de captação: 13 de Setembro de 2018.
Duração: 01:31:35
Perfil: Julio Mariñelarena é doutor pelo Instituto de Pedagogia Musical da Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha. Natural do México, é musico, com ênfase em violão, tendo estudado em universidades alemãs e mexicanas. Concertista, produtor musical e professor de violão em Ludwig-Maximilians-Universität, Munique, é pesquisador na área de decolonização musical em comunidades indígenas no México.
Palavras-Chave: Decolonialidade; México; Violão.
Data de captação: 19 de Março de 2019
Duração: 00:51:14
Perfil: Luiza Trevizan, artisticamente conhecida como Cinderela, é uma cantora brasileira de rádio e televisão. Com ascendência italiana, Cinderela iniciou sua carreira nos programas de calouros da rádio Clube, tendo, em sua trajetória, atuado nas TV Record e Paulista. Em seu depoimento, concedido a pesquisadora Lúcia Dias, a cantora narra sua trajetória pessoal e profissional na música, em especial nos programas televisivos, as redes de sociabilidade e a inserção das canções internacionais no repertório brasileiro.
Palavras-Chave: Cantoras de Rádio; Era do Ouro do Rádio no Brasil; Televisão.
Data de captação: 21 de abril de 2019.
Duração:
Perfil: Lúcia Dias é doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista, especialista nas áreas de Design, Comunicação e Cultura, com ênfase na Cultura do Brasil. É integrante do Grupo de Pesquisa MEDIACOM-UCM, da Universidad Complutense de Madrid, onde atua como pesquisadora. Sua fala foi captada na ocasião de sua visita do Laboratório de Imagem e Som, situação na qual apresentou sua pesquisa de doutoramento a respeito das Revistas de Rádio brasileiras.
Palavras-Chave: Revista do Rádio, Celebridades, Mídia.
Data de captação: 21 de Novembro de 2018
Duração:
Perfil: Márcia Ramos de Oliveira é professora no departamento de História da UDESC, especialista em estudos sobre a canção brasileira, história da radiodifusão e mídias digitais. É coordenadora do Laboratório de Imagem e Som, atuando nos programas de pós-graduação em História (PPGH) e Música (PPGMUS) da mesma universidade. A fala foi captada a partir da conferência resultante de sua pesquisa de pós-doutoramento realizada na Universidade de Aveiro (UA/Portugal).
Palavras-Chave: Cinebiografia; Cantoras; Biografia;
Data de captação: 11 de Maio de 2018
Duração: 02:09:37
Perfil: Marcos Baltar é músico e professor na área de Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é coordenador do programa radiofonico "Essa é para tocar no rádio", veiculado pela rádio UFSC desde 2018, onde a cada semana se discute a trajetória de um compositor da música brasileira. Marcos também produziu trIes discos autorais entre 2001 e 2017. Durante o segundo semestre de 2018, realizou no Laboratório de Imagem e Som estágio de capacitação, ocasião em que concedeu seu depoimento ao projeto Guardar Canções.
Palavras-Chave: Canção; Trajetória; Música Popular Brasileira;
Data de captação: 11 de Dezembro de 2018
Duração: 01:10:28
Perfil: Edson Roldan da Silveira, também conhecido como Mestre Edinho é um percussionista nascido no Rio Grande do Sul. Atualmente vive em Santa Catarina, onde é o idealizador do projeto Africatarina, criado em 2001, voltado principalmente para a educação musical e artistica de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Florianópolis. Em seu depoimento, captado pelo projeto Guardar Canções e por discentes da disciplina de Prática Curricular Imagem e Som I (Áudio), o percussionista narrar sua trajetória com a música, assim como a criação do projeto e seu papel social.
Palavras-Chave: Percussão, Africatarina, Cultura afro-brasileira.
Data de captação: 07 de Novembro de 2018
Duração: 01:26:28
Perfil: Myria Tokmaji é formada em Comunicação Social e Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de Alepo, Síria. Desde 2013, vive no Brasil na condição de refugiada. Juntamente com seus familiares integra a banda Alma Síria. A fala foi captada por ocasião de sua palestra proferida na UDESC a convite do Observatório de Migrações da UDESC e do Laboratório de Gênero e Família (LABGEF-UDESC).
Palavras-Chave: Refugiados, Trajetória, Síria.
Data de captação: 17 de Março de 2018
Duração: 01:21:24
Perfil: Nathalia Müller Camozzato é doutoranda em Linguística na UFSC, atuando nas áreas de musicalidade e vocalidade. Sua fala foi captada durante a realização da mesa redonda “Gênero e sexualidade na arte e na música brasileira: estudos culturais, cultura queer, e feminismo(s)”, vinculada ao Laboratório de Gênero e Família (LABGEF-UDESC).
Palavras-Chave: Trajetória; Gênero; Aracy de Almeida; Mc Linn da Quebrada.
Data de captação: 23 de Abril de 2018
Duração: 02:23:53
Perfil: Rafael Rosa Hagemeyer é professor no departamento de História da UDESC, especialista em música, cinema, arte e política, movimentos sociais e meios de comunicação. Realizou pesquisa pós-doutoral na Universidade Autônoma de Madri. É vice-coordenador do Laboratório de Imagem e Som. Sua performance voltada a paródias políticas em voz e violão, foi captada durante a Semana da FAED 2018.
Palavras-Chave: Paródias; Golpe; Música Popular;
Data de captação: 10 de Maio de 2018
Duração: 44:16
Perfil: Valdir José Agostinho é multiartista atuando profissionalmente nas artes visuais, música e educação ambiental. A entrevista foi concedida ao doutorando Luciano Py de Oliveira (PPGH-UDESC), que desenvolve uma tese sobre o entrevistado.
Palavras-Chave: Performance musical; Florianópolis; Trajetória;
Data de captação: 05 de Setembro de 2018
Duração: 44:16
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.