Objetivos do Curso de Geografia Licenciatura
O curso de Geografia Licenciatura da UDESC tem como objetivo geral a formação do professor/ educador/ do ensino da Geografia.
O curso apresenta os objetivos específicos seguintes:
· Fornecer instrumentalização técnica que possibilite ação eficaz na comunidade escolar, rural e/ou urbana na qual o profissional estará inserido posteriormente como cidadão qualificado;
· Desenvolver habilidades para a investigação científica e produção de conhecimentos relativos ao campo de atuação da Geografia;
· Formar profissionais capacitados a utilizar o saber geográfico nas mais diversas instituições públicas ou privadas que demandem a atuação do geógrafo;
· Formar professores habilitados a atuar no ensino da Geografia na rede pública ou privada, no nível da Educação Básica;
· Fornecer a base dos conhecimentos em preparação à pós-graduação, visando capacitar o futuro profissional para atuar como professor;
· Articular pesquisa e ensino de Geografia em todos os seus níveis; Formar consciência crítica da realidade espacial ao nível local, municipal, estadual, nacional e global;
· Desenvolver atividades didático-pedagógicas, de pesquisa e de extensão integrando os conteúdos específicos da Geografia.
Perfil Profissional
O Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina forma graduandos que, ao concluírem o Curso, estão capacitados ao exercício do trabalho como professor, dominando o conhecimento geográfico e habilitados a ampliar a postura crítica e reflexiva, bem como a experiência de pesquisa no ensino de Geografia e na atuação docente. Isto pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento geográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, para suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento. Características do profissional formado:
· Domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sociogeográficas;
· Capacidade de compreensão de diferentes relações de tempo e espaço na análise do espaço geográfico;
· Conhecimento das interpretações propostas pelas principais escolas geográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
· Capacidade de transitar pelas fronteiras entre a Geografia e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento geográfico;
· Domínio das bases teórico-metodológicas que permitam desenvolver uma prática profissional de qualidade e inovadora;
· Atitude autônoma frente ao processo de construção do conhecimento, encarando a formação como um processo permanente;
· Capacidade de articular o conhecimento teórico à prática docente e de promover a autonomia do aluno na construção do seu próprio conhecimento;
· Desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, exercitando o conhecimento geográfico e socializando seus resultados à comunidade;
· Capacidade de buscar e avaliar as informações e, a partir delas, propiciar ambiente que modifique as formas de aprender e conhecer o mundo através da Geografia.
· Competências para atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração e execução de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades curriculares extra-classe, entre outras.
O professor de Geografia pode atuar:
* no ensino fundamental e médio da rede pública (federal, estadual e municipal) e de escolas particulares;
*em espaços não-formais de ensino como Cursos Pré-Vestibulares, Sindicatos, ONGs e Empresas, atuando em atividades educativas de conteúdo geográfico.
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