2010 - Udesc Esag inicia um processo para contratação de projeto para construção de nova edificação.
2014 - Empresa contratada interrompe o trabalho, entrando em falência sem concluir integralmente o projeto. As tentativas de continuação por outra empresa fracassam.
2017 – Processo é arquivado pelo Conselho de Centro (Concentro).
Março de 2018 – Após a frustração pela espera de oito anos para a ampliação do espaço físico, é iniciado e aprovado o processo atual para contratação de serviços para elaboração dos projetos de reforma do prédio atual - compartilhado com a Reitoria – e sua ampliação (SGPe 1.271/2018). O memorial descritivo para contratação (p. 273-307) estabeleceu a necessidade de ampliação em aproximadamente 4 mil m² para que o plano de demandas e necessidades do centro pudesse ser alcançado.
Outubro de 2018 – É publicada a Concorrência 703/2018 para contratação de projetos de reforma do prédio e projeto de ampliação da área da Udesc em 4 mil m², vencida pela Empresa Engeder Engenharia e Topografia S/A. A empresa iniciou os trabalhos e concluiu a etapa de proposta arquitetônica para a reforma da área atual da ESAG e o anteprojeto arquitetônico de ampliação em 4.380,95m² no segundo semestre de 2019.
Dezembro de 2019 – Udesc conclui tratativas para aquisição do terreno e edificação da Oi localizado em frente ao campus-sede da universidade (SGPe 33.439/2019). O processo previa a transferência da Reitoria, Biblioteca Central e Centro de Educação a Distância (Cead) para o novo prédio, com os espaços liberados a serem então ocupados pela Udesc Esag e pelo Centro de Artes (Ceart).
Março de 2020 – Com a aprovação da compra do prédio da Oi pela Udesc, o projeto de ampliação do centro foi alterado. Em vez de uma construção nova, agora a Udesc Esag incorporaria a ala do mesmo prédio a ser desocupada pela Reitoria (2,1 mil m²) e o edifício da Biblioteca Central (2,2 mil m²), somando cerca de 4,3 mil m² – o equivalente a área que seria construída de acordo com o projeto original de ampliação. Assim, o contrato da Udesc com a empresa Engeder foi aditivado para suprimir a ampliação e adaptar a reforma de todo o prédio. A justificativa de que a incorporação do edifício da Biblioteca Central pela Udesc Esag tornaria desnecessário o projeto de ampliação está documentada na CI 038/2020 Reitoria-CEPO (pg. 1.153, SGPe 1271/2018) e na Justificativa Técnica para aditivar o contrato (Pr-Aditivo, pg. 1155, SGPe 1271/2018).
Maio a novembro de 2020 – O contrato é paralisado devido às restrições orçamentárias da pandemia.
Novembro de 2020 – A empresa Engeder retoma o trabalho, concluindo o anteprojeto arquitetônico de reforma do prédio. O anteprojeto prevê o uso da área atualmente ocupada pelo centro e pela Reitoria para salas de aula e outros ambientes de atividades-fins. As demais áreas, como as administrativas, ficaram para ser contempladas no prédio da biblioteca, pouco adequado para salas de aula, mas apropriado às demais áreas do centro.
Maio de 2021 – Udesc muda os planos e opta pela permanência da Biblioteca Central na edificação atual no Campus I. Em reunião da Reitoria com a equipe gestora da do centro, no dia 12, o Reitor informa que laudo técnico demostrava a impossibilidade do prédio adquirido da Oi comportar o peso e as estruturas da Biblioteca, o que impediu a mudança. Como a incorporação do espaço da Reitoria para a ESAG atende apenas parcialmente a ampliação já aprovada, resta obter uma solução que comporte integralmente nossas demandas e necessidades que o processo de reforma e ampliação iniciado em 2018 contemplava.
Diante de tal contexto, e na impossibilidade da empresa Engeder retomar o projeto de ampliação remanescente para a ESAG, a deliberação necessária e possível é por nova contratação de prestador de serviço para elaborar projeto de ampliação, de forma alcançar o quantitativo total previsto e aprovado desde 2018 no processo SGPe 1.271/2018.
Considerando que o projeto elaborado pela empresa Engeder para atender as demandas da Udesc Esag resultou em 4.380,95 m², que a área ocupada pela Reitoria cedida para a o centro tem em torno de 2.100, m² e que será necessária a construção de halls e ligações entre as futuras edificações, solicita-se uma nova contração para ampliação em aproximadamente 2.500 m².
Junho de 2021 – A Comissão de Obras, que acompanha o processo de reforma e ampliação, em reunião realizada no dia 8 com a equipe diretiva do centro, corrobora a proposta de deliberação da Direção pela ampliação em 2,5 mil m² por meio de regime diferenciado e mais ágil de contração. A medida é aprovada pelo Concentro no dia 10 (Processo n° 20761/2021).
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.