Esta linha de pesquisa centra-se no campo da Administração Pública e da Gestão Social. Tem como diferencial o enfoque na articulação dos diferentes atores e segmentos da sociedade para a construção do interesse público e para a prática da “ação pública”. A esfera pública é aqui entendida como não restrita à ação do Estado, sendo palco de atuação de diferentes sujeitos coletivos e instituições, na perspectiva da governança pública. Fenômenos como a ação coletiva (nas suas variadas formas), as redes e os movimentos sociais, além das políticas públicas serão objeto de estudo. Busca-se promover uma maior compreensão sobre o movimento de redefinição do próprio papel do Estado na atualidade, por meio do estudo da “ação pública” em rede e das novas formas de governança pública, bem como a análise das dinâmicas atuais de reestruturação e reforma do Estado e os diferentes modelos teóricos e práticos nos quais essas se baseiam. São também analisados com mais profundidade os desafios atuais na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como em sua gestão. Além disso, há interesse em entender o papel de outros atores para além do Estado na ação pública por meio do estudo de fenômenos relacionados à responsabilidade socioambiental corporativa; às dinâmicas da sociedade civil e a própria ação dos mercados no espaço público local e global. Trata-se, assim, de compreender as mudanças que ocorrem nas “arenas públicas” e sua influência na consolidação da democracia, as quais se refletem diretamente na própria administração pública, cuja concepção se faz a partir de uma dinâmica de coprodução do bem público articulada por diferentes setores da sociedade.
ORGANIZAÇÕES, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
Esta linha de pesquisa centra-se no campo dos Estudos Organizacionais. Seu principal objetivo é estudar a realidade intra e interorganizacional, bem como seus impactos na sociedade. Tem como diferencial o enfoque na articulação dos diferentes tipos de organizações para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Busca fomentar pesquisas científicas a partir de perspectivas teóricas inovadoras que possam repercutir em termos de desenvolvimento econômico, tecnológico, político, social e ambiental, tanto em âmbito local, quanto regional e nacional. Fenômenos como transformações organizacionais diante das novas demandas da sociedade, os negócios de impacto, as inovações, as redes de colaboração e os movimentos sociais, além das estratégias e políticas organizacionais são objeto de estudo. Busca promover uma maior compreensão sobre o movimento de redefinição das organizações na atualidade, por meio da análise das dinâmicas atuais de reestruturação produtiva mundial e os diferentes modelos teóricos e práticos nos quais essas se baseiam. São também analisados os desafios atuais na formulação, implementação e avaliação de estratégias e inovações organizacionais, bem como a gestão e a sustentabilidade das organizações. Trata-se de compreender os desafios colocados pelos processos de mudanças que ocorrem nas várias esferas da sociedade e seus reflexos nas organizações. Todas essas temáticas serão abordadas a partir de uma perspectiva epistemológica baseada na complexidade e de uma abordagem analítica interdisciplinar que buscará levar em conta os aportes das diferentes disciplinas e uma leitura metodológica amparada em métodos quantitativos e qualitativos. Neste sentido, há também uma forte interação com a linha de Administração Pública e Sociedade, o que estimula estudos que enfocam a ação das organizações na esfera pública e sua contribuição na formulação, implementação e avaliação e gestão de políticas públicas.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.