2004 – Udesc Esag abre primeiras turmas do curso de graduação em Administração Pública, em Florianópolis e Balneário Camboriú, sob a coordenação da professora Maria Ester Menegasso. Lasp é pensado como uma forma de ultrapassar os limites da universidade.
2005 – Coordenadora do curso cria o programa de extensão Incubadora do Conhecimento em Administração Pública, tendo o Lasp como um de seus três projetos vinculados. É criado também um grupo de estudos com a ajuda do professor Francisco Heidemann.
2006 – Programa é renomeado para Incubadora de Administração de Serviços Públicos. Lasp se mantém como um dos projetos vinculados, voltado ao desenvolvimento profissional e acadêmico do curso (“aprender a fazer fazendo”). É criado o Jornal do Lasp.
2007 – Lasp é principal organizador do Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública (Eneap), em Florianópolis, organiza o Projeto Recreação, Arte e Esporte (Prae) e auxilia o Lar Recanto Carinho. É criada a Laspodeca e o jornal Ágora.
2008 – Lasp torna-se um programa de extensão autônomo, sob coordenação do professor Marcello Zappellini, e apoia a Semana Esaguiana. Professora Sulivan Fischer cria o Laboratório de Consultoria de Procedimentos em Serviços Públicos, ainda não vinculado ao Lasp.
2009 – Lasp implanta o Pré-vestibular Comunitário, como um de seus projetos vinculados, um dos mais bem-sucedidos da Udesc Esag, e cria o jornal Laspex, com edição digital e impressa.
2010 – Professor Enio Luiz Spaniol assume a coordenação do Lasp.
2012 – O projeto Bússola Municipal: indicadores de desempenho e reflexos no desenvolvimento sustentável, coordenado pela professora Ivoneti Ramos, até então incubado no Lasp, dá origem a um novo programa de extensão.
2013 – Professora Patrícia Vendramini assume a coordenação do Lasp. Programa incorpora o projeto Laboratório de Consultoria de Procedimentos em Serviços Públicos, desenvolvido desde 2008 e coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer.
2015 – Professora Sulivan Desirée Fischer assume a coordenação do programa.
2016 – Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag tem sua primeira edição, como projeto de extensão vinculado ao Lasp. No ano seguinte, o prêmio descola-se do Lasp e torna-se um novo programa de extensão, também coordenado pela professora Sulivan Fischer.
2017 – Com a licença do professor Ênio Spaniol, as ações Nas Entrelinhas (rádio) e Conexão Pública (TV) passam a integrar o grupo de pesquisa Politeia, liderado pela professora Paula Schommer. Lasp resume-se ao projeto Laboratório de Consultoria em Serviços Públicos.
2018 – Lasp deixa de ser uma ação de extensão formal, mas tem como sucessor o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, que realiza sua segunda edição.
2020 – Projetos originados no Lasp desaparecem temporariamente como ações de extensão da Udesc Esag. Com novo nome, o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina passar a ser gerido por uma rede de parceiros.
2021 – Lasp reaparece como programa de extensão Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos: entre gestão e políticas sociais, sob a coordenação da professora Sulivan Fischer.
2022-2023 – Lasp mantém parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (atual Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família).
2024-2025 – Projeto de extensão que tem como objetivo avaliar as contribuições da prática de consultoria de procedimentos, na formação dos egressos do curso de Administração Pública e na perspectiva dos gestores públicos que interagiram com as consultorias desenvolvidas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.