DESAFIOS DE FLORIANÓPOLIS
Mobilidade urbana
Os desafios prioritários em Mobilidade Urbana definidos pelo Movimento Floripa Te Quero Bem em 2012 são:
1. Reduzir a necessidade de deslocamentos urbanos por meio da centralização de serviços básicos, das atividades econômicas e de outras opções urbanas.
2. Diversificar a matriz de transporte, através da integração local e com a região metropolitana, priorizando o transporte ativo (bicicletas e caminhadas) e os modos coletivos (ao invés do individual motorizado), com qualidade e com preços acessíveis.
3. Contribuir para a qualificação do sistema de mobilidade urbana, estimulando a redução de impactos ambientais pelo uso de energias limpas, pela redução da emissão de CO2 e pela diminuição da poluição sonora.
4. Criar condições de acessibilidade para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos equipamentos urbanos (calçadas, vias, praças, escolas, hospitais, cinemas, etc.), das edificações, dos serviços de transporte por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
5. Desenvolver capacidade técnica e política para diagnósticos, estudos, proposições e mobilização de recursos para políticas de mobilidade em âmbito metropolitano.
Você pode ver os indicadores detalhados em Mobilidade Urbana nas páginas 38 à 42 dos Desafios de Florianópolis.
Para conhecer as metas da Prefeitura de Florianópolis na área de Mobilidade Urbana, veja o Plano de Metas.
A seguir você encontra notícias da imprensa local relacionadas aos desafios em Mobilidade Urbana:
Transporte coletivo
Outros
2015
2014
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.