AÇÕES EXTENSIONISTAS NA DISCIPLINAS MISTAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 2024.2
No dia 21 de novembro de 2024, os estudantes da primeira fase do curso de Sistemas de Informação da Udesc Cesmo apresentaram seus trabalhos do Projeto Integrador, marcando o encerramento das atividades do segundo semestre.
As apresentações foram avaliadas por uma banca composta pelos professores doutores Arnaldo José de Lima, Germano Güttler e Markos Cardoso, além do professor mestre Herculano de Biasi. O projeto integrador tem como objetivo conectar os conteúdos de duas disciplinas centrais do curso: Introdução à Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IADS), ministrada pelo professor Herculano, e Modelagem e Gestão de Processos e Negócios (MGPN), conduzida pelo professor Markos. A disciplina IADS é mista, ou seja, tem carga de ensino e de extensão. “A extensão universitária faz uma ponte direta com a comunidade e ter essa possibilidade de ação nas disciplinas potencializa o aprendizado prático dos estudantes. A trocas de saberes e vivência com os diversos públicos comunitários permitem maior qualificação na resolução das demandas reais e assim qualifica o desenvolvimento das pessoas, das comunidades e do Estado”, diz a professora mestre Ivoneti Ramos, diretora de extensão do Cesmo.
Ao longo do semestre foram desenvolvidos dois produtos:
1. O Clover System, criado por Carlos Farias, Fernando do Prado, Lucas Oliveira, Lucas Paza, Luane Sopelsa, foi desenvolvido para a empresa Trevo, com o objetivo de monitorar entregas de materiais de construção. O sistema permite acompanhar as entregas em tempo real, garantindo maior transparência e eficiência no processo logístico. Entre as funcionalidades, estão notificações automáticas para os clientes, que informam o status da entrega, a previsão de chegada e possíveis alterações no trajeto. O projeto busca melhorar a experiência do cliente, otimizar a gestão de entregas e minimizar atrasos ou falhas no transporte.
2. Já o Stockchef, desenvolvido por Carlos Ribeiro, Esdras Olsen, Juan Pablo Mello, Lucas Pirolli, é uma ferramenta de controle de estoque voltada para o restaurante Sabor da Casa. Com integração contábil, o sistema auxilia na gestão de insumos e produtos, enviando alertas sempre que um item atinge níveis baixos de estoque. Além disso, o Stockchef oferece relatórios detalhados, proporcionando uma visão clara da movimentação de estoque e ajudando na tomada de decisões financeiras e operacionais. O objetivo é otimizar o processo de reposição, reduzir desperdícios e garantir maior organização no restaurante.
Durante as apresentações dos projetos integradores, o professor Markos ressaltou o papel fundamental da extensão universitária como uma ponte entre a universidade pública e a comunidade. Ele destacou que a extensão é uma forma de "reaplicar na comunidade o que o poder público está investindo na universidade", reforçando o compromisso social da instituição.
O professor Arnaldo também enfatizou a relevância dos projetos ao integrarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas propostas. "As duas equipes mencionaram as ODS em suas apresentações, o que mostra uma preocupação com questões globais e com a aplicação prática dos objetivos na solução dos problemas locais", comentou o professor.
Já o professor Germano ressaltou o potencial empreendedor do CESMO, evidenciado pela participação de acadêmicos e professores em diversos eventos voltados ao empreendedorismo universitário nos últimos meses. Ele comentou: "Esses eventos demonstraram o altíssimo potencial que esta equipe chamada CESMO/UDESC, ainda muito jovem e pequena, possui para ser um centro de protagonismo, desenvolvimento e promoção de empresas, processos e produtos nas mais diversas atividades econômicas."
Vagner Sopelsa, analista de dados pleno na empresa Nec Plus Ultra, também esteve presente durante as apresentações, representando a comunidade. Ele destacou a importância e as oportunidades proporcionadas pela análise de dados, especialmente para identificar tendências e preferências. Sopelsa reforçou “como o uso estratégico desses insights pode gerar soluções mais eficientes e alinhadas às necessidades do mercado e da sociedade”.
As apresentações do Projeto Integrador demonstraram como a integração entre universidade, mercado e comunidade pode gerar soluções relevantes e inovadoras. Os projetos desenvolvidos não apenas evidenciam o talento e o comprometimento dos estudantes, mas também refletem o papel da Udesc Cesmo como um polo de formação acadêmica e impacto social, fortalecendo sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e econômico da região.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.