O aumento da demanda por espaço para o crescimento urbano e rural tem intensificado a remoção de áreas florestadas de maneira generalizada. Reflexo disso são a proliferação de vetores que causam doenças, perda do potencial de infiltração do solo, perda de diversidade e de harmonia paisagística, afetando a população adjacente às áreas verdes. Considerando o exposto, o objetivo da presente proposta consiste em implementar um processo participativo de uso e proteção ambiental dos fragmentos florestais do novo campus do CESFI, através da integração da Universidade com a comunidade local. Para tanto, será realizado o levantamento do inventário florístico-florestal do novo campus do CESFI no bairro Nova Esperança, serão oferecidas oficinas de educação ambiental para os alunos de escolas do bairro Nova Esperança (local de implantação do novo campus), com a utilização do espaço verde do campus e finalmente será feito o paisagismo na área do campus, a fim de integrar as atividades de Oficina de Metodologias e Atividades Educacionais e Inventário Florístico-Florestal . As oficinas serão compostas de atividades teóricas para nivelamento dos conhecimentos, e atividades práticas para consolidação do aprendizado e vivência no espaço verde. Espera-se que os alunos compreendam melhor os conteúdos do currículo básico através das atividades interativas, que os moradores e alunos sejam sensibilizados e conscientizados com relação a preservação ambiental e por fim, que construa-se um processo de integração da Universidade com a comunidade no bairro, para a consolidação de uma relação de respeito mútuo ao patrimônio ambiental e público do campus e do bairro.
A Universidade assume papel fundamental, de iniciar e manter projetos que proporcionem experiências e ações tecnicamente orientadas para a convivência da sociedade com o meio ambiente. Busca-se com isso a ampliação de horizontes, o estímulo à formação de pessoas mais críticas e que permitam a inclusão social. Ações locais, neste contexto, levam a população a pensar em formas de solucionar os problemas ambientais de cada comunidade, de construir uma sociedade mais justa e equitativa e de recuperar e conservar o meio ambiente e o patrimônio público.
O novo campus do CESFI – UDESC está sendo instalado em uma área privilegiada do município no que tange à integração com a comunidade e com a proximidade de áreas verdes contíguas e protegidas. O espaço florestado apresenta diversas funções ecológicas, estéticas e de lazer, com alto potencial de uso para atividades de educação ambiental e cidadania, favorecendo a efetiva atuação da Universidade nos eixos de Ensino, Extensão e, futuramente, Pesquisa.
Considerando que em centros urbanos, o contato com o meio ambiente natural é cada vez mais indireto e limitado a ocasiões especiais, a apropriação de um espaço já existente para ações que associem educação, cidadania e sensibilização ambiental revela-se oportuna por diversas razões, entre elas a diversificação de métodos educativos para alunos de ensino básico, fundamental e médio, maior integração da comunidade com a Universidade, aumento do sentimento de respeito mútuo e construção de uma parceria de cuidados efetivos das áreas verdes e do patrimônio público, pela comunidade do bairro e pela Universidade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.