A mobilidade acadêmica internacional livre permite que os alunos tenham a possibilidade estudar no exterior sem a bolsa PROME. Os custos de transporte, estadia, alimentação, seguro saúde e outros ficam a cargo do aluno. A vantagem é que o acadêmico poderá escolher uma gama de universidades conveniadas da UDESC, não pagar mensalidades escolares e permanecer vinculado à instituição.
Trata-se de um processo mais simples, virtual, vinculado diretamente à Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional - SCII/Reitoria, com menos requisitos e sem restrição de número de alunos. Diferente da bolsa PROME, a mobilidade livre permite que alunos com frequência insuficiente e que tenham mais de 80% dos créditos concluídos possam se inscrever.
O aluno também pode buscar, por meios próprios, uma bolsa externa. Ademais, os custos de vida no Brasil serão transferidos para o país de destino. A diferença das atuais despesas mensais podem ser bem abaixo do imaginado. Basta planejar!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.