SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO (2024-2025)
Olá pessoal,
Graças a um grande esforço dos professores e técnicos universitários do nosso centro, contaremos com 7 ações de extensão aprovados no Edital Paex-Proceu 01/2023, Edital Paex-Proceu 01/2019 e Programa Institucional – Curso Pré-Vestibular Comunitário da UDESC em execução no biênio 2024-2025.
Agora é momento de colocar estas ações em prática e convidamos os acadêmicos e acadêmicas para juntos desenvolvermos estas ações.
Modalidades de participação e responsabilidades:
As ações de extensão são coordenadas por professores ou técnicos universitários da UDESC Balneário Camboriú e há previsão de contratos (termos de compromisso) de até dois anos (data máxima 31/12/2025). Dependendo da ação os estudantes poderão participar como bolsistas ou discentes voluntários. Os bolsistas são os estudantes que poderão ter bolsas de extensão de R$ 700,00 e deverão trabalhar 20 horas semanais ou bolsas de R$ 350,00 para trabalhar 10 horas semanais. Os discentes voluntários são acadêmicos que poderão realizar atividades de 10h a 20h (incluídos aqui os bolsistas do PRAFE), nesta modalidade não há recebimento de bolsa, entretanto terá os demais benefícios dos bolsistas como: horas para fins de certificação (currículo e validação de horas-complementares), seguro de vida e poderá ter apoio para participar de eventos técnico-científicos.
Resumidamente, a primeira opção (bolsista) é destinada a aqueles que terão dedicação integral aos programas e a segunda opção (discente voluntário) é destinada a aqueles que gostariam de estar mais próximo da universidade, que tem interesse na temática ou que não se encontra em situação de se dedicar integralmente.
Como proceder para participar dos programas?
Para você concorrer basta clicar aqui para se inscrever no Formulário de Inscrição do Processo Seletivo de bolsistas de extensão.
Cronograma da seleção:
Inscrições no processo seletivo: 21/02/2024 a 1º/03/2024
Entrevistas: 06 a 08/03/2024 (quarta a sexta-feira)
Divulgação do resultado: 11/03/2024
Início das atividades: 11/03/2024
Segue abaixo informações dos programas de extensão e seus respectivos coordenadores:
Programa Experimentação (coordenadora: Profa. Dra. Adriane Gruber)
Resumo: O programa ExperimentAÇÃO é constituído por 3 projetos: VisitAÇÃO,CapacitAÇÃO e ExperimentAÇÃO Digital coordenados pela prof. Adriane Gruber. As atividades são desenvolvidas no laboratório de química da UDESC, na modalidade a distância e os demais conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais. Criado em outubro de 2018 com o intuito de aproximar alunos e professores das escolas de Balneário Camboriú e região da Universidade, e da área das exatas, especialmente a química. O VisitAÇÃO recebe participantes para diversas atividades no laboratório, incluindo a realização de experimentos lúdicos, com reagentes de fácil aquisição, como em supermercados e farmácias, e materiais comuns, como garrafas, copos e colheres. O CapacitAÇÃO atua no desenvolvimento de cursos sobre diferentes temáticas que englobam o universo do curso de engenharia de petróleo e da química. O ExperimentAÇÃO Digital cria material original para suporte aos demais projetos, e de divulgação do curso e da Universidade, nas redes sociais. O gerado pelos projetos é também usado no ensino de graduação nas disciplinas correlatas tais como: Química Geral, Química Orgânica, Polímeros e Refino do Petróleo. Os dados levantados através da realização dos projetos, é utilizado possível estabelecer parâmetros para certificar a atuação e mapear as adequações no Programa. Portanto, o objetivo é disponibilizar conteúdo de qualidade, apresentado a Universidade e destacando suas possibilidades de impacto e transformação na sociedade.
Vagas: Bolsa de extensão (20h ou 10h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (coordenador: Prof. Dr. Danilo José Alano Melo)
Resumo: Os desafios contemporâneos relacionados às questões sociais, ambientais, e também organizacionais, de trabalho e renda, apontam para a necessidade de novos arranjos e articulações para solução de problemas públicos complexos. A inovação social e a sustentabilidade (ISS) são temáticas emergentes e relevantes na realidade contemporânea para lidar com problemas públicos. A IS engloba ações do Estado, da sociedade civil e de empresas, além de novos arranjos e formas organizacionais para enfrentar desafios sociais e ambientais territoriais e gerar impacto. Pode ser entendida, portanto, como a ação coletiva que engloba uma pluralidade de arranjos e atores que contribui para repensar modelos de desenvolvimento e sugerir que deve ser sustentável, ecologicamente prudente, repensando a relação natureza-sociedade, local-global, consumo-produção. Ou seja, pensar novas formas organizacionais, novos modos de organização do trabalho, e sua relação com perspectivas de desenvolvimento dos territórios, de modo sustentável. Sob este arcabouço, o LISS se organiza em torno de 5 projetos com objetivo de consolidar as ações de apoio às inovações sociais e a sustentabilidade na região: Ação1 - Disseminando ISS - oficinas e eventos - Coordenador: Prof. Anderson Sasaki; Ação2 - LabMap - mapeamento e acompanhamento de ISs - Coordenador: Prof.Danilo Melo; Ação3 - LabEcosol - apoio e assessoria a Empreendimentos e Conselho da EcoSol – Coordenador Profa. Vanessa Simon; Ação4 - LabGov - oficinas de inovação em governo, técnicas e ferramentas - Coordenador Profa. Bruna Fraga. Ação5 - LabMonitoramento - mapeamento de OSCs que atuam no controle social - Coordenador Prof.Luiz Filipe Goldfeder Reinecke.
Vagas: Bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Participação e Controle Social (coordenador: Prof. Dr. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke)
Resumo: O Laboratório de Participação e Controle Social tem como objetivo “Desenvolver a formação e assessoramento de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de gestores públicos em relação ao exercício do controle social”. O programa que é desenvolvido desde 2018, anteriormente denominado LISS Controle Social, procurará nesta edição ampliar parcerias existentes e expandir sua atuação local para um contexto nacional, a partir da interlocução com atores nacionais e de outros estados. O programa contará com quatro eixos de atuação: 1) Assessoria aos Gestores de Conselhos e Conselhos, coordenador: Prof. Dr. Vitor Hugo Klein Junior. Este eixo de atuação incorpora as ações: 1.1) Diagnóstico e Proposição de Soluções; 1.2) Fortalecimento da Governança; 1.3) Desenvolvimento de mecanismos de gestão e transparência; 1.4) Apoio na realização de Conferências Municipais. 2) Minicursos, coordenador: Prof. Dr. Pompílio Locks Filho: Realização de minicursos para formação de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC), gestores públicos e acadêmicos relacionados ao exercício do controle social, especialmente conselheiros municipais. 3) Palestras e Workshops, coordenador: Prof. Dr. Danilo José Alano Melo. Este eixo tem como propósito socializar conhecimentos entre praticantes e acadêmicos por meio de duas principais ações: 3.1) Palestras e 3.2) Workshops de Tecnologia para a Transparência. 4) Abrindo os Parlamentos, coordenador: Prof. Dr. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke. Atividade que articula ensino, extensão e pesquisa, tendo como objetivo aproximar a sociedade do poder legislativo. Este eixo tem como base três ações: Projeto Vereador por Um Dia, versão ensino (4.1) e versão extensão (4.2); 4.3) Boas práticas de Parlamento Aberto.
Vagas: Bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas – LIFECE (coordenador: Prof. Dr. Fábio Ullmann Furtado de Lima
Resumo: O programa de extensão visa dar continuidade às atividades do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas (LIFECE), implementado em 2020 no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O laboratório oferece educação continuada para professores de Ciências da rede pública do município de Balneário Camboriú e região, aproximando a sociedade balneocamboriuense (e de outros municípios da região) da universidade. O objetivo principal do programa é contribuir com a educação de qualidade do município de Balneário Camboriú e região, articular e promover discussões sobre a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer treinamento continuado para professores da rede pública da região acerca dos assuntos de Ciências propostos pela reforma curricular do ensino fundamental da BNCC, socializar práticas educacionais de sucesso, incentivar a investigação e apoiar as atividades pedagógicas dos profissionais. Deseja-se dar continuidade aos seguintes projetos do LICEFE: i) LabCiências (coordenador: Fabio Ullmann Furtado de Lima): conjunto de cursos a serem ministrados para educadores da rede pública de Balneário Camboriú com o objetivo de facilitar o processo de ensino/aprendizagem em Ciências utilizando a Física Experimental; ii) LabPesquisa (coordenador: Rafael Rodrigues Francisco): promover atividades de pesquisa na área de Física Experimental para acadêmicos da UDESC e docentes das instituições públicas de ensino; iii) LabEscola (coordenador: Secretaria de Educação de Balneário Camboriú): acompanhar as atividades dos docentes nas escolas públicas da região quanto à aplicação das metodologias de ensino ministradas durante a formação continuada.
Vagas: Bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Tecnologia e Inovação - LABTEC (coordenador: Prof. Me. José Carlos de Souza)
Resumo: O Laboratório de Tecnologia e Inovação (LABTEC) visa gerar novos produtos, serviços ou guiar a reformulação de processos, através de melhorias que podem ser incrementais ou disruptivas. O programa foi aprovado no Edital PAEX 01/2019 e está em pleno funcionamento. No período de 2020/2021 foram produzidos dois aplicativos e realizados vários eventos com o intuito de promover a cultura da inovação. Do ponto de vista prático, o NIT-BC irá servir como um espaço lúdico, onde novas soluções de negócios podem ser testadas com protótipos de baixo custo. O NIT-BC será útil para que os usuários adquiram uma visão holística dos desafios a serem enfrentados, permitindo que as soluções possam ser pensadas por ângulos diferentes, mantendo sempre o usuário final no centro de todo o processo. Três projetos integrarão o programa NIT-BC: 1) Laboratório de Tecnologia e Inovação - LATI; 2) Laboratório de Automação e Robótica - LAR ; e 3) Laboratório Maker – LabMaker.
Vagas: Bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
OLIMPO - Pré-Vestibular Comunitário UDESC BC (coordenadora: Profa. Esp. Anna Paola Pio)
Resumo: O Curso Pré-vestibular da UDESC Balneário é a ação extensionista mais antiga do CESFI e tem como objetivo central a preparação de jovens e adultos de baixa renda para a realização de provas como Enem e Vestibular da UDESC. Tem como objetivos específicos ministrar cursos, ofertar monitorias, elaborar materiais complementares, ministrar aulas especiais próximo as datas de provas e divulgar os vestibulares da UDESC. O curso Pré-Vestibular oportuniza aos alunos egressos de escolas públicas e/ou em baixa renda a preparação para realização de vestibulares para Universidades Públicas e Gratuitas. Hoje o Curso possui parceiros na Rede Pública Estadual e Federal.
Vagas: Bolsas de Extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Promovendo a Saúde na Univer-Cidade (coordenadora: Téc. Univ. Esp. Valdirene Barros de Ávila)
Resumo: Considerada como requisito básico para uma vida plena a saúde constitui-se em assunto de amplitude ímpar, que pode e deve ser trabalhada e discutida, despertando o interesse e o conhecimento da população. O programa conta com seis eixos de atuação: 1) FORMULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE LIVRINHOS MENSAIS EDUCATIVOS EM FORMA DE TIRINHAS - Proporcionando momentos de leitura e conscientização dos cuidados com a saúde e acolhimento, através de histórias para crianças de escolas públicas e instituições de saúde. 2) REALIZAÇÃO EVENTOS NOS CENTROS, TRABALHANDO ALGUNS TEMAS ESPECÍFICOS SOBRE PREVENÇÃO E AS CORES, Promovendo ações/atividades de caráter educativo-informativo junto a profissionais de saúde, servidores, acadêmicos e comunidade externa. 3) SEMANA SAÚDE E BEM-ESTAR: Oferecendo atividades práticas dentro de tendas, possibilitando então a interação intercultural e inter, multi e trans disciplinar entre profissionais e setores da universidade e da sociedade; 4) IMUNIZAÇÃO EM FOCO. As campanhas de vacinação abordarão docentes, discentes, técnicos administrativos e a comunidade em geral, contribuindo com o aumento da cobertura vacinal no Estado. 5) ATENDIMENTOS NOS CENTROS SEMANAIS COM AS PICS DURANTE O ANO Os sofrimentos mentais estão se intensificando no ambiente universitário. As PICs possuem potencial desmedicalizante, integral, singular e humanizador já comprovados. As PICS serão ofertadas nos Centros de ensino da Udesc. 6) SAÚDE NO ESPORTE. A atuação do programa consistirá na oferta de avaliação física e clinica de profissionais e acadêmicos de educação física, fisioterapia e enfermagem, em competições esportivas promovidas ou apoiadas pela Udesc.
Vagas: Bolsas de Extensão (20h) e discentes voluntários.
Qualquer dúvida sobre as ações de extensão procurem os coordenadores acima relacionados. Em relação ao processo seletivo contatem a Direção de Extensão no e-mail: Ver email.
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SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO (2022-2023)
Olá pessoal,
Graças a um grande esforço dos professores e técnicos universitários do nosso centro, contaremos com 7 ações de extensão aprovados no Edital Paex-Proceu 01/2021, Edital Paex-Proceu 01/2019 e Programa Institucional – Curso Pré-Vestibular Comunitário da UDESC em execução no biênio 2022-2023.
Agora é momento de colocar estas ações em prática e convidamos os acadêmicos e acadêmicas para juntos desenvolvermos estas ações.
Modalidades de participação e responsabilidades:
As ações de extensão são coordenadas por professores ou técnicos universitários da UDESC Balneário Camboriú e há previsão de contratos (termos de compromisso) de um a dois anos. Dependendo da ação os estudantes poderão participar como bolsistas ou discentes voluntários. Os bolsistas são os estudantes que poderão ter bolsas de extensão de R$ 460,00 e deverão trabalhar 20 horas semanais ou bolsas de R$ 230,00 para trabalhar 10 horas semanais. Os discentes voluntários são acadêmicos que poderão realizar atividades de 10h a 20h (incluídos aqui os bolsistas do PRAFE), nesta modalidade não há recebimento de bolsa, entretanto terá os demais benefícios dos bolsistas como: horas para fins de certificação (currículo e validação de horas-complementares), seguro de vida e poderá ter apoio para participar de eventos técnico-científicos.
Resumidamente, a primeira opção (bolsista) é destinada a aqueles que terão dedicação integral aos programas e a segunda opção (discente voluntário) é destinada a aqueles que gostariam de estar mais próximo da universidade, que tem interesse na temática ou que não se encontra em situação de se dedicar integralmente.
Como proceder para participar dos programas?
Para você concorrer basta clicar aqui para se inscrever no Formulário de Inscrição do Processo Seletivo de bolsistas de extensão.
Cronograma da seleção:
Inscrições no processo seletivo: 13/12/21 a 04/02/22
Entrevistas: 09 e 10/02/22
Divulgação do resultado: 12/02/2022
Início das atividades: 14/02/2022
Segue abaixo informações dos programas de extensão e seus respectivos coordenadores:
Programa Experimentação (coordenadora: Profa. Dra. Adriane Gruber)
Resumo: O programa ExperimentAÇÃO é constituído por 3 projetos: VisitAÇÃO,CapacitAÇÃO e ExperimentAÇÃO Digital coordenados pela prof. Adriane Gruber. As atividades são desenvolvidas no laboratório de química da UDESC, na modalidade a distância e os demais conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais. Criado em outubro de 2018 com o intuito de aproximar alunos e professores das escolas de Balneário Camboriú e região da Universidade, e da área das exatas, especialmente a química. O VisitAÇÃO recebe participantes para diversas atividades no laboratório, incluindo a realização de experimentos lúdicos, com reagentes de fácil aquisição, como em supermercados e farmácias, e materiais comuns, como garrafas, copos e colheres. O CapacitAÇÃO atua no desenvolvimento de cursos sobre diferentes temáticas que englobam o universo do curso de engenharia de petróleo e da química. O ExperimentAÇÃO Digital cria material original para suporte aos demais projetos, e de divulgação do curso e da Universidade, nas redes sociais. O gerado pelos projetos é também usado no ensino de graduação nas disciplinas correlatas tais como: Química Geral, Química Orgânica, Polímeros e Refino do Petróleo. Os dados levantados através da realização dos projetos, é utilizado possível estabelecer parâmetros para certificar a atuação e mapear as adequações no Programa. Portanto, o objetivo é disponibilizar conteúdo de qualidade, apresentado a Universidade e destacando suas possibilidades de impacto e transformação na sociedade.
Vagas: 1 bolsa de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Indicadores de Governança Pública (coordenador: Prof. Dr. Adilson Giovanini)
Resumo: As reformas da administração pública têm imposto uma revisão dos modelos burocráticos centrados na máquina administrativa, fazendo com que o foco da gestão pública se volte para as entrega do produto ou serviço público ao cidadão. Sob este aspecto, a modernização da administração implica em uma maior transparência das ações do governo e, ao mesmo tempo, uma melhoria da participação dos cidadãos no acompanhamento e controle do processo de elaboração das agendas políticas. O objeto do presente programa é dotar o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI de um Laboratório de Indicadores de Governança Pública. O foco do laboratório sustenta-se em duas ambições: 1) desenvolver indicadores qualitativos e quantitativos que acompanhem as ações de governo e outros que auxiliem a cobertura de demandas públicas não contempladas pela administração pública; e 2) Divulgar os indicadores à população interessada por meio de um Blog com linguagem simples e acessível, visando facilitar a divulgação das informações coletadas.
Vagas: 2 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (coordenador: Prof. Dr. Danilo José Alano Melo)
Resumo: Os desafios contemporâneos relacionados às questões sociais, ambientais, e também organizacionais, de trabalho e renda, apontam para a necessidade de novos arranjos e articulações para solução de problemas públicos complexos. A inovação social e a sustentabilidade (ISS) são temáticas emergentes e relevantes na realidade contemporânea para lidar com problemas públicos. A IS engloba ações do Estado, da sociedade civil e de empresas, além de novos arranjos e formas organizacionais para enfrentar desafios sociais e ambientais territoriais e gerar impacto. Pode ser entendida, portanto, como a ação coletiva que engloba uma pluralidade de arranjos e atores que contribui para repensar modelos de desenvolvimento e sugerir que deve ser sustentável, ecologicamente prudente, repensando a relação natureza-sociedade, local-global, consumo-produção. Ou seja, pensar novas formas organizacionais, novos modos de organização do trabalho, e sua relação com perspectivas de desenvolvimento dos territórios, de modo sustentável. Sob este arcabouço, o LISS se organiza em torno de 5 projetos com objetivo de consolidar as ações de apoio às inovações sociais e a sustentabilidade na região: Ação1 - Disseminando ISS - oficinas e eventos - Coordenador: Prof.Danilo Melo; Ação2 - LabMap - mapeamento e acompanhamento de ISs em BC - Coordenador: Prof.Danilo Melo; Ação3 - LabEcosol - apoio e assessoria a Empreendimentos e Conselho da EcoSol – Coordenador Prof.Pompílio Locks Filho; Ação4 - LabGov - oficinas de inovação em governo, técnicas e ferramentas - Coordenador Prof.Danilo Melo. Ação5 - LabMonitoramento - mapeamento de OSCs que atuam no controle social - Coordenador Prof.Luiz Filipe Goldfeder Reinecke.
Vagas: 4 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Participação e Controle Social (coordenador: Prof. Dr. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke)
Resumo: O Laboratório de Participação e Controle Social tem como objetivo “Desenvolver a formação e assessoramento de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de gestores públicos em relação ao exercício do controle social”. O programa que é desenvolvido desde 2018, anteriormente denominado LISS Controle Social, procurará nesta edição ampliar parcerias existentes e expandir sua atuação local para um contexto nacional, a partir da interlocução com atores nacionais e de outros estados. O programa contará com quatro eixos de atuação: 1) Assessoria aos Gestores de Conselhos e Conselhos, coordenador: Prof. Dr. Vitor Hugo Klein Junior. Este eixo de atuação incorpora as ações: 1.1) Diagnóstico e Proposição de Soluções; 1.2) Fortalecimento da Governança; 1.3) Desenvolvimento de mecanismos de gestão e transparência; 1.4) Apoio na realização de Conferências Municipais. 2) Minicursos, coordenador: Prof. Dr. Pompílio Locks Filho: Realização de minicursos para formação de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC), gestores públicos e acadêmicos relacionados ao exercício do controle social, especialmente conselheiros municipais. 3) Palestras e Workshops, coordenador: Prof. Dr. Danilo José Alano Melo. Este eixo tem como propósito socializar conhecimentos entre praticantes e acadêmicos por meio de duas principais ações: 3.1) Palestras e 3.2) Workshops de Tecnologia para a Transparência. 4) Abrindo os Parlamentos, coordenador: Prof. Dr. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke. Atividade que articula ensino, extensão e pesquisa, tendo como objetivo aproximar a sociedade do poder legislativo. Este eixo tem como base três ações: Projeto Vereador por Um Dia, versão ensino (4.1) e versão extensão (4.2); 4.3) Boas práticas de Parlamento Aberto.
Vagas: 2 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas – LIFECE (coordenador: Prof. Dr. Fábio Ullmann Furtado de Lima
Resumo: O programa de extensão visa dar continuidade às atividades do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas (LIFECE), implementado em 2020 no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O laboratório oferece educação continuada para professores de Ciências da rede pública do município de Balneário Camboriú e região, aproximando a sociedade balneocamboriuense (e de outros municípios da região) da universidade. O objetivo principal do programa é contribuir com a educação de qualidade do município de Balneário Camboriú e região, articular e promover discussões sobre a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer treinamento continuado para professores da rede pública da região acerca dos assuntos de Ciências propostos pela reforma curricular do ensino fundamental da BNCC, socializar práticas educacionais de sucesso, incentivar a investigação e apoiar as atividades pedagógicas dos profissionais. Deseja-se dar continuidade aos seguintes projetos do LICEFE: i) LabCiências (coordenador: Fabio Ullmann Furtado de Lima): conjunto de cursos a serem ministrados para educadores da rede pública de Balneário Camboriú com o objetivo de facilitar o processo de ensino/aprendizagem em Ciências utilizando a Física Experimental; ii) LabPesquisa (coordenador: Rafael Rodrigues Francisco): promover atividades de pesquisa na área de Física Experimental para acadêmicos da UDESC e docentes das instituições públicas de ensino; iii) LabEscola (coordenador: Secretaria de Educação de Balneário Camboriú): acompanhar as atividades dos docentes nas escolas públicas da região quanto à aplicação das metodologias de ensino ministradas durante a formação continuada.
Vagas: 2 bolsas de extensão (10h) e discentes voluntários.
Programa Núcleo de Inovação Tecnológica (coordenador: Prof. Me. José Carlos de Souza)
Resumo: O Núcleo de Inovação Tecnológica na UDESC Balneário Camboriú (NIT-BC) visa gerar novos produtos, serviços ou guiar a reformulação de processos, através de melhorias que podem ser incrementais ou disruptivas. O programa foi aprovado no Edital PAEX 01/2019 e está em pleno funcionamento. No período de 2020/2021 foram produzidos dois aplicativos e realizados vários eventos com o intuito de promover a cultura da inovação. Do ponto de vista prático, o NIT-BC irá servir como um espaço lúdico, onde novas soluções de negócios podem ser testadas com protótipos de baixo custo. O NIT-BC será útil para que os usuários adquiram uma visão holística dos desafios a serem enfrentados, permitindo que as soluções possam ser pensadas por ângulos diferentes, mantendo sempre o usuário final no centro de todo o processo. Três projetos integrarão o programa NIT-BC: 1) Laboratório de Tecnologia e Inovação - LATI; 2) Laboratório de Automação e Robótica - LAR ; e 3) Laboratório Maker – LabMaker.
Vagas: 2 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Pré-Vestibular Comunitário UDESC BC (coordenadora: Profa. Esp. Anna Paola Pio)
Resumo: O Curso Pré-vestibular da UDESC Balneário é a ação extensionista mais antiga do CESFI e tem como objetivo central a preparação de jovens e adultos de baixa renda para a realização de provas como Enem e Vestibular da UDESC. Tem como objetivos específicos ministrar cursos, ofertar monitorias, elaborar materiais complementares, ministrar aulas especiais próximo as datas de provas e divulgar os vestibulares da UDESC. O curso Pré-Vestibular oportuniza aos alunos egressos de escolas públicas e/ou em baixa renda a preparação para realização de vestibulares para Universidades Públicas e Gratuitas. Hoje o Curso possui parceiros na Rede Pública Estadual e Federal. Destacamos que, acima de tudo, o objetivo principal é oportunizar e democratizar o acesso ao ensino superior. Ação 1) Curso Pré – com aulas semanais entre 10 a 15 semanas com vestibulandos em condição de vulnerabilidade social, ministrando disciplinas de biologia, matemática, química, física, geografia, história, língua portuguesa e redação - Coordenadora Téc. Anna Paola. Ação 2) Monitoria Pré – monitorias semanais em pequenos grupos para melhoria do processo de ensino-aprendizagem – Coordenador: Prof. Oséias Alves Pessoa. Ação 3) Dicas Enem – elaboração de materiais audiovisuais (como podcasts e vídeos curtos) para disseminar dicas e materiais importantes para as provas do Enem e Vestibular da UDESC - Coord. Prof. Danilo Melo. Ação 4) Aulão UDESC – aulas ministradas por professores de renome nacional em duas edições anuais - Coord. Téc. Gilberto Zanluca; Ação 5) Comunicação Pré – elaboração dos canais de divulgação do pré-vestibular e do vestibular da UDESC na região. Coord. Téc. Marcelo Piske.
Vagas: 10 bolsas (20h) e discentes voluntários.
Qualquer dúvida sobre as ações de extensão procurem os coordenadores acima relacionados. Em relação ao processo seletivo contatem a Direção de Extensão no e-mail: Ver email.
Aviso: Mudanças no cronograma devido à suspensão das atividades presenciais (Covid-19).
Olá pessoal,
Graças ao esforço de professores e técnicos universitários da UDESC Balneário Camboriú iniciaremos 2020 com 11 programas de extensão aprovados no Edital Paex-Proceu 01/2019, edital este que concorreram 277 propostas de toda a universidade.
Agora é o momento de colocar estas ações em prática e convidamos os acadêmicos para juntos desenvolvermos estas ações.
Modalidades de participação e responsabilidades:
Cada programa de extensão terá de dois anos de duração (2020-21) e são coordenados por professores ou técnicos universitários da UDESC Balneário Camboriú. Dependendo do programa os estudantes poderão participar como bolsistas ou discentes voluntários. Os bolsistas são os estudantes que poderão ter bolsas de extensão de R$ 460,00 e deverão trabalhar 20 horas semanais ou bolsas de R$ 230,00 para trabalhar 10 horas semanais. Os discentes voluntários são acadêmicos que poderão realizar atividades de 10h a 20h (incluídos aqui os bolsistas do PRAFE), nesta modalidade não há recebimento de bolsa, porém contará oficialmente para fins de certificação (currículo e validação de horas-complementares).
Resumidamente, a primeira opção (bolsista) é destinada a aqueles que terão dedicação integral aos programas e a segunda opção (discente voluntário) é destinada a aqueles que gostariam de estar mais próximo da universidade, que tem interesse na temática ou que não se encontra em situação de se dedicar integralmente.
Requisitos para ser bolsista de extensão: Ter disponibilidade de horário para dedicação presencial para a bolsa almejada, não ter vínculo empregatício, não ter outras bolsas (podendo acumular somente PRAFE e/ou estágio não obrigatório).
Como proceder para participar dos programas?
Para você concorrer basta clicar aqui para se inscrever no Formulário de Inscrição do Processo Seletivo de bolsistas de extensão.
Cronograma da seleção (com mudanças após a suspensão das atividades presenciais):
Inscrições no processo seletivo: 10 a 15/03
Entrevistas: 17 e 18/03
As entrevistas iniciaram em 17/03, porém com a suspensão das atividades presenciais, as entrevistas que não foram realizadas presencialmente serão marcadas diretamente com os coodenadores de programas, em formato não presencial conforme e-mail enviado aos candidatos.
Divulgação do resultado: 20/03
Após a realização das entrevistas (presenciais e não presenciais), os coordenadores informarão os candidatos selecionados. Portanto, retira-se aqui o prazo para auferição do resultado geral.
Início das atividades: 23/03
O início das atividades será combinado com o coordenador. Importante salientar que mesmo não havendo atividades presenciais, os acadêmicos poderão desempenhar atividades de forma remota (home-office), bem como encaminhar a documentação necessária para contratação.
Segue abaixo informações dos programas de extensão e os respectivos coordenadores participantes deste processo seletivo:
Programa Laboratório de Indicadores de Governança Pública (coordenador: Prof. Dr. Adilson Giovanini)
Resumo: As reformas da administração pública têm imposto uma revisão dos modelos burocráticos centrados na máquina administrativa, fazendo com que o foco da gestão pública se volte para as entrega do produto ou serviço público ao cidadão. Sob este aspecto, a modernização da administração implica em uma maior transparência das ações do governo e, ao mesmo tempo, uma melhoria da participação dos cidadãos no acompanhamento e controle do processo de elaboração das agendas políticas. O objeto do presente programa é dotar o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI de um Laboratório de Indicadores de Governança Pública. O foco do laboratório sustenta-se em duas ambições: 1) desenvolver indicadores qualitativos e quantitativos que acompanhem as ações de governo e outros que auxiliem a cobertura de demandas públicas não contempladas pela administração pública. 2) Divulgar os indicadores à população interessada por meio de um Blog com linguagem simples e acessível, visando facilitar a divulgação das informações coletadas.
Vagas: 1 bolsa de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (coordenador: Prof. Me. Danilo José Alano Melo)
Resumo: Os desafios contemporâneos relacionados às questões sociais, ambientais, e também organizacionais, de trabalho e renda, apontam para a necessidade de novos arranjos e articulações para solução de problemas públicos complexos. A inovação social e a sustentabilidade (ISS) são temáticas emergentes e relevantes na realidade contemporânea para lidar com problemas públicos. A IS engloba ações do Estado, da sociedade civil e de empresas, além de novos arranjos e formas organizacionais para enfrentar desafios sociais e ambientais territoriais e gerar impacto. Pode ser entendida, portanto, como a ação coletiva que engloba uma pluralidade de arranjos e atores que contribui para repensar modelos de desenvolvimento e sugerir que deve ser sustentável, ecologicamente prudente, repensando a relação natureza-sociedade, local-global, consumo-produção. Ou seja, pensar novas formas organizacionais, novos modos de organização do trabalho, e sua relação com perspectivas de desenvolvimento dos territórios, de modo sustentável. Sob este arcabouço, o LISS se organiza em torno de 5 projetos com objetivo de consolidar as ações de apoio às inovações sociais e a sustentabilidade na região: Ação1 - Disseminando ISS - oficinas e eventos - Coordenador: Prof.Danilo Melo; Ação2 - LabMap - mapeamento e acompanhamento de ISs em BC - Coordenador: Prof.Danilo Melo; Ação3 - LabEcosol - apoio e assessoria a Empreendimentos e Conselho da EcoSol – Coordenador Prof.Pompílio Locks Filho; Ação4 - LabGov - oficinas de inovação em governo, técnicas e ferramentas - Coordenador Prof.Danilo Melo. Ação5 - LabMonitoramento - mapeamento de OSCs que atuam no controle social - Coordenador Prof.Luiz Filipe Goldfeder Reinecke.
Vagas: 4 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas – LIFECE (coordenador: Prof. Dr. Fábio Ullmann Furtado de Lima
Resumo: O programa de extensão visa a implementação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Ciências Exatas (LIFECE) para oferecer educação continuada para professores de anos iniciais e professores de anos finais de Ciências da rede pública do município de Balneário Camboriú e região, aproximando a sociedade balneocamboriuense (e de outros municípios da região) da universidade. O objetivo principal do programa é contribuir com a educação de qualidade do município de Balneário Camboriú e região, articular e promover discussões sobre a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer treinamento continuado para professores da rede pública da região acerca dos assuntos de Ciências propostos pela reforma curricular do ensino fundamental da BNCC, socializar práticas educacionais de sucesso e incentivar a investigação e apoiar as atividades pedagógicas dos profissionais. A implementação dos seguintes projetos são previstos pelo LICEFE: i) LabCiências (coordenador: Fabio Ullmann Furtado de Lima): conjunto de cursos a serem ministrados para educadores da rede pública de Balneário Camboriú com o objetivo de facilitar o processo de ensino/aprendizagem em Ciências utilizando a Física Experimental; ii) LabPesquisa (coordenador: Rafael Rodrigues Francisco): promover projetos e atividades de pesquisa na área de Física Experimental para acadêmicos da UDESC e docentes das instituições públicas de ensino; iii) LabEscola (coordenador: Bruno Figueredo Arceno): acompanhar as atividades dos docentes nas escolas públicas da região quanto à aplicação das metodologias de ensino ministradas durante a formação continuada dos docentes.
Vagas: 2 bolsas de extensão (10h) e discentes voluntários.
Programa LISS Controle Social (coordenador: Prof. Me. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke)
Resumo: O LISS Controle Social tem como objetivo “Desenvolver a formação e assessoramento de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de gestores públicos em relação ao exercício do controle social”. Nesta edição, busca-se consolidar o programa existente, ampliando parcerias, e expandindo territorialmente seu escopo de atuação para a microrregião da Foz do Itajaí. O programa contará com quatro eixos de atuação: 1) Assessoria à Casa dos Conselhos, coordenador: Prof. Dr. Vitor Hugo Klein Junior. Este eixo de atuação incorpora as ações: 1.1) Diagnóstico e Proposição de Soluções aos Conselhos Municipais; 1.2) Fortalecimento da Governança da Casa dos Conselhos; 1.3) Desenvolvimento de mecanismos de gestão e transparência para a Casa dos Conselhos; 1.4) Apoio na realização de Conferências Municipais. 2) Minicursos, coordenador: Prof. Dr. Pompílio Locks Filho: Realização de minicursos para formação de membros Organizações da Sociedade Civil (OSC), gestores públicos e acadêmicos em relação ao exercício do controle social, especialmente conselheiros municipais dos conselhos municipais. 3) Palestras e Workshops, coordenador: Prof. Me. Danilo José Alano Melo. Este eixo tem como propósito socializar conhecimentos entre praticantes e acadêmicos por meio de duas principais ações: 3.1) Palestras e 3.2) Workshops de Tecnologia para a Transparência. 4) Abrindo os Parlamentos, coordenador: Prof. Me. Luiz Filipe Goldfeder Reinecke. Atividade que articula ensino, extensão e pesquisa, tendo como objetivo aproximar a sociedade do poder legislativo. Este eixo tem como base três ações: Projeto Vereador por Um Dia, versão ensino (4.1) e versão extensão (4.2); 4.3) Disseminando boas práticas de Parlamento Aberto.
Vagas: 2 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa Núcleo de Inovação Tecnológica (coordenador: Prof. Me. José Carlos de Souza)
Resumo: O Núcleo de Inovação Tecnológica na UDESC Balneário Camboriú (NIT-BC) visa gerar novos produtos, serviços ou guiar a reformulação de processos, através de melhorias que podem ser incrementais ou disruptivas. Do ponto de vista prático, o NIT-BC irá servir como um espaço lúdico, onde novas soluções de negócios podem ser testadas com protótipos de baixo custo. O NIT-BC será útil para que os usuários adquiram uma visão holística dos desafios a serem enfrentados, permitindo que as soluções possam ser pensadas por ângulos diferentes, mantendo sempre o usuário final no centro de todo o processo. Três projetos integrarão o programa NIT-BC: 1) Laboratório de Tecnologia e Inovação - LATI; 2) Laboratório de Automação e Robótica - LAR ; e 3) Laboratório Maker – LabMaker.
Vagas: 1 bolsa de extensão (20h), 1 bolsa de extensão (10h) e discentes voluntários.
Programa Pré-Vestibular Comunitário UDESC BC (coordenadora: Serv. Anna Paola Pio)
Resumo: O Curso Pré-vestibular da UDESC Balneário é a ação extensionista mais antiga do CESFI e tem como objetivo central a preparação de jovens e adultos de baixa renda para a realização de provas como Enem e Vestibular da UDESC. Tem como objetivos específicos ministrar cursos, ofertar monitorias, elaborar materiais complementares, ministrar aulas especiais próximo as datas de provas e divulgar os vestibulares da UDESC. O curso Pré-Vestibular oportuniza aos alunos egressos de escolas públicas e/ou em baixa renda a preparação para realização de vestibulares para Universidades Públicas e Gratuitas. Hoje o Curso possui parceiros na Rede Pública Estadual e Federal. Destacamos que, acima de tudo, o objetivo principal é oportunizar e democratizar o acesso ao ensino superior. Ação 1) Curso Pré – com aulas semanais entre 10 a 15 semanas com vestibulandos em condição de vulnerabilidade social, ministrando disciplinas de biologia, matemática, química, física, geografia, história, língua portuguesa e redação - Coordenadora Téc. Anna Paola. Ação 2) Monitoria Pré – monitorias semanais em pequenos grupos para melhoria do processo de ensino-aprendizagem – Coordenador: Prof. Oséias Alves Pessoa. Ação 3) Dicas Enem – elaboração de materiais audiovisuais (como podcasts e vídeos curtos) para disseminar dicas e materiais importantes para as provas do Enem e Vestibular da UDESC - Coord. Prof. Danilo Melo. Ação 4) Aulão UDESC – aulas ministradas por professores de renome nacional em duas edições anuais - Coord. Téc. Gilberto Zanluca; Ação 5) Comunicação Pré – elaboração dos canais de divulgação do pré-vestibular e do vestibular da UDESC na região. Coord. Téc. Marcelo Piske.
Vagas: 1 bolsa de extensão (20h) e discentes voluntários.
Programa UDESC Social (coordenador: Prof. Dr. Oseias Alves Pessoa)
Resumo: O Programa UDESC SOCIAL é uma versão melhorada do programa homônimo realizado em 2019. A proposta se divide em três projetos articulados: O Projeto Recicla, Projeto Reforço Escolar e Projeto Apostila. Projeto Recicla: Em 2019 finalizou-se um protótipo de sistema de coleta de recicláveis. Por conseguinte, em 2020 desencadeará a fase de aperfeiçoamento e ajuste visando otimizar aspectos de mobilidade, ergonomia e potencial econômico. Esta fase se consubstanciará na articulação com os relatos dos catadores ao utilizarem o dispositivo. Coletar-se-á as informações, a qual a partir delas serão definidos os princípios norteadores de otimização. Projeto Reforço Escolar: O projeto reforço escolar consiste em auxiliar o aprendizado por intermédio de acadêmicos selecionados do curso de Engenharia de Petróleo que promoverão um itinerário de tutoria supervisionada nas escolas para as disciplinas de matemática e física. Projeto Apostila: Este projeto visa materializar apostila de física para ser usado no projeto pré-vestibular comunitário. Sobretudo, pelo fato que a UDESC ainda não possui material próprio e de qualidade. Desta maneira, a elaboração da apostila para a disciplina de física será de grande valia, pois os beneficiados serão os egressos das escolas públicas da região. Destarte, a materialização de uma apostila que considere as especificidades locais possibilitará maior eficácia no aprendizado.
Vagas: 2 bolsas de extensão (20h) e discentes voluntários.
Qualquer dúvida sobre as ações de extensão procurem os coordenadores acima relacionados. Em relação ao processo seletivo contatem a Direção de Extensão no e-mail: Ver email .
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