1. Desenvolvimento de tecnologias voltadas à otimização da shearografia como técnica de inspeção não-destrutiva em ambiente submarino. (2019 - 2021)
Coordenador: Prof. Daniel Pedro Willemann
Com o avanço tecnológico de todos os setores industriais, tem-se cada vez mais, a necessidade de materiais e estruturas com maior vida útil e menores custos de operação e manutenção. Consequentemente, a utilização de procedimentos de inspeção, principalmente aqueles realizados de forma não-destrutiva, torna-se extremamente importante para a verificação da integridade destas estruturas, garantindo a segurança de trabalhadores e do meio ambiente. Neste contexto, os materiais compósitos vêm ganhando espaço em diferentes setores, em função de seu consagrado uso nos setores aeroespacial e naval. Para estes materiais, a shearografia (técnica interferométrica capaz de identificar defeitos internos nas estruturas inspecionadas) tem se mostrado um dos métodos mais adequados de inspeção não-destrutiva. No Brasil, ao longo dos últimos dez anos, a shearografia vem sendo utilizada com sucesso para detectar e avaliar defeitos em revestimentos e estruturas de laminado sólido. No entanto, até o momento, todas as pesquisas foram voltadas às inspeções fora do ambiente subaquático. Por este motivo, as atividades propostas por este projeto serão voltadas à aplicação da técnica em ambiente submarino, onde as pesquisas relacionadas ainda são muito escassas, mesmo em condições de laboratório. Testes preliminares já demonstraram a capacidade de inspeção desta técnica interferométrica no ambiente subaquático. Objetivo GERAL do Projeto: Desenvolver tecnologias (equipamentos e procedimentos) que viabilizem a aplicação eficaz da shearografia na inspeção não-destrutiva de estruturas de material compósito em ambiente subaquático.
2. Bioplásticos de microalgas cultivadas em efluente: uma Alternativa sustentável para a indústria catarinense. (2017-2020)
Coordenador: Prof. Fábio de Farias Neves
Objetivo: Desenvolver tecnologia de produção de biomassa de algas integrado com processos de polimento de efluentes e transformar esta biomassa em matéria prima para a indústria de fabricação de plásticos descartáveis. O Lab3M colabora com este projeto na área de Projeto mecânico e Testes mecânicos de polímeros.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.