No contexto das crescentes pressões ambientais, as empresas estão cada vez mais empenhadas em desenvolver estratégias para conservar recursos e mitigar os efeitos do aquecimento global. O objetivo é integrar a sustentabilidade às ofertas de produtos e serviços, visando orientar a sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável, com equilíbrio nos aspectos ambiental, social e econômico. Em face da escassez de recursos e das demandas ambientais, a Economia Circular (CE) emerge como uma abordagem estratégica capaz de promover o bem-estar econômico, a equidade social e o equilíbrio ambiental.
Alinhado a esse propósito, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, reforçam o compromisso global com a mitigação da degradação ambiental, buscando atender às necessidades das gerações presentes e futuras por meio de práticas de consumo e produção sustentáveis, sem comprometer a viabilidade econômica.
No entanto, é importante ressaltar que o Brasil enfrenta desafios significativos nesse contexto, especialmente no que se refere à baixa taxa de reciclagem de seus Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), onde menos de 4% são efetivamente reciclados, resultando em uma perda anual de R$ 14 bilhões em materiais. Apenas 1% desse volume é destinado à compostagem de resíduos orgânicos.
Nesse sentido, a educação ambiental surge como uma ferramenta fundamental para promover mudanças de comportamento e paradigma, incentivando práticas como consumo sustentável, economia circular e redução do desperdício. O Brasil necessita avançar em programas de educação ambiental que promovam a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, conforme preconizado pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Com base nessas considerações, o presente projeto de pesquisa, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de São Bento do Sul/SC, tem como objetivo conscientizar a população local sobre a importância da valorização de materiais orgânicos, por meio da implementação de um sistema de compostagem, atrav es de entregas de composteiras nas escolas da cidades, assim realizando a concientização no meio educacional e o desenvolvimento de produtos a partir da reciclagem de resíduos provenientes de uma usina de processamento.
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.