Neste podcast, Deise Marina Mezzaroba, sócia proprietária da Raeasy, uma startup de Luzerna no meio-oeste de Santa Catarina, fala sobre o surgimento da sua plataforma digital e explica como ela auxilia o produtor rural conectando-o diretamente aos consumidores finais através de um mercado virtual. Além do direcionamento para a venda de produtos saudáveis e artesanais que permite a autonomia de precificação, a plataforma também contempla a divulgação de agroturismo. Deise e Marcos do Amaral são egressos da UDESC CEPLAN, formados pelo curso de graduação em Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica e conquistaram o Prêmio à Juventude Rural Inovadora.
A entrevistada da vez é Jurema Iara Reis Belli que coordena o projeto de extensão GEPES, que tem como objetivos fortalecer a rede de atendimento a crianças e adolescentes, auxiliar os conselhos tutelares, organizar eventos de capacitação e realizar palestras em Joinville e região. Além de ser responsável pelo projeto Voo Livre, universidade para a Terceira Idade é uma ação de extensão que promove a integração de idosos da região de Joinville com o meio acadêmico. O ODS 10 - Redução das Desigualdades foi o centro da nosso discussão durante a entrevista.
Para o desenvolvimento sustentável e a economia criativa, 2021 vem sendo um ano de destaque, isso demonstra à resolução para muitos problemas que o país enfrenta diante a Pandemia do COVID-19. Nossa convidada, Iraci Seefeldt, é jornalista, produtora cultural e consultora em gestão cultura e inclusão. Iraci discutiu a importância dos movimentos culturais na região e outros temas relacionados ao ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico.
A entrevistada Carina Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social, fala sobre o selo social ODS para as Instituições de Ensino Superior (IES), sua adaptação para a realidade local e a adesão das IES do Brasil. Carina fala também sobre a coordenação e participação das instituições neste movimento, e explica como as universidades podem adquirir este selo social, salientando algumas de suas particularidades.
Os entrevistados Diego Goulart, diretor de Emprego e Renda, e Fabiana Lopes, coordenadora do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária de Santa Catarina, falam sobre políticas públicas relacionadas ao ODS 8. Fabiana e Diego explicam o termo "Economia Solidária" e sua relação com o trabalho digno. Os entrevistados também apresentam o cenário atual do artesanato na região e as ações realizadas em apoio aos artesãos, em especial a carteira do artesão e as capacitações. Os impactos da pandemia no setor do artesanato também são mencionados na entrevista, assim como a dificuldade de inclusão dos artesãos na realidade de mercados virtuais.
Uma das metas do ODS 17 é de reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável complementada por parcerias multisetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologias e recursos financeiros para apoiar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Nosso convidado Fernando, coordenador de mobilização do comitê ODS Santa Catarina e consultor em desenvolvimento sustentável, fala sobre o apoio dos deputados e a criação da frente parlamentar em apoio aos ODS em Santa Catarina e as expectativas com esta criação. Fernando também fala sobre a situação de outras frentes parlamentares em apoio aos ODS em outros estados, menciona exemplos nacionais e internacionais de cidades sustentáveis, e responde o que precisa ser feito para que os ODS sejam alcançados até o final de 2030.
A entrevistada é Katiane Vieira, atual coordenadora geral adjunta do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, um movimento social apartidário, plural e ecumênico constituído por pessoas e organizações voluntárias que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Katiane fala sobre os classificados ODS, uma lista de produtos e serviços ofertados pelos signatários do movimento, além dos benefícios das pessoas e empresas alinhadas aos ODS, e da situação do movimento em outros estados.
A entrevistada Elis fala sobre um assunto pouco discutido mas, presente no cotidiano das mulheres: a menstruação, abordando o problema da pobreza menstrual, o uso de absorventes ecológicos e a legislação relacionada a este tema. Elis é proprietária da empresa Coisas da Sofia e idealizadora do projeto "MenstruAção".
Uma adaptação da palestra da professora Petronilha sobre direitos humanos e relações ético raciais, em uma parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da UDESC e o Grupo Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade do CEAD.
Nossa primeira entrevistada, Taíse Scheidt Baldissera, fala sobre as ações feitas com o projeto "Se liga", uma iniciativa de alunos da Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul que atua em escolas do planalto norte de Santa Catarina. A segunda entrevistada, Annelore B. Bollmann, fala sobre o Centro de Recuperação Nova Esperança - CERENE, que presta atendimento para reabilitação de dependentes químicos.
Entrevista com Anemarie Dalchau, Economista, com especialização em Economia para Pessoas de Negócios e também Mestrado em Relações Internacionais. Foi bancária na área de negocios por 19 anos e atualmente é professora na Univille, representando a universidade no Movimento ODS Comitê Jonville e é a atual coordenadora dos ODS-Joinville, desde março de 2021.
A meta do ODS 6 é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Uma das formas para que isso aconteça é apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhorar a gestão da água e saneamento. Para falar sobre isso, nosso convidado é o professor Pablo Heleno Sezerino da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Pablo é engenheiro sanitarista ambiental, mestre e doutor em engenharia ambiental pela UFSC e atua no controle da poluição e tratamento de águas residuárias com enfoque em sistemas descentralizados, sistemas clássicos e avançados, segregação de afluentes e reuso.
A cada 24 segundos morre no mundo uma pessoa vítima de trânsito. Para os católicos, São Cristovão é considerado o protetor dos usuários do trânsito. Segundo relatos antigos, uma criança tentava atravessar um rio e um rapaz chamado Reprobus se ofereceu para ajudar. Colocou o menino nos ombros e a cada passo da travessia, o menino parecia mais pesado. Ao terminar de atravessar, descobriu que o menino era Cristo. O pagão Reprobus se converteu ao cristianismo e seu nome ficou Cristovão, aquele que carrega Cristo. A partir de então, Cristovão virou o santo protetor dos transeuntes. E proteger os usuários de trânsito é um dos principais objetivos do CRIS, um aplicativo busca contribuir para um trânsito melhor. O aplicativo foi criado pela equipe liderada pela aluna da UDESC ESAG Julia Santana Vicente e foi adotado pelo governo de Pernambuco para promover o comportamento seguro no trânsito, de forma colaborativa e interativa com a população.
Esta iniciativa está relacionada com o ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis:
11.2 Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos;
11.5 Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade
A palavra atrium vem do latim e significa o aposento de entrada de uma casa. Na engenharia civil, átrio é o centro de uma edificação. Inspirados por este significado, acadêmicos da UDESC de Joinville criaram a empresa Junior de engenharia Civil Atrium. Um dos principais objetivos da Atrium é oportunizar aos acadêmicos a iniciação na carreira profissional e experiência no mercado de trabalho no qual vão atuar. O projeto teve início em 2018, mas em 2019 começou a ganhar maior visibilidade. Esta é uma ação relacionada ao ODS 4, educação de qualidade. Uma das metas da ODS 4 é até 2030 aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
O tema deste programa está relacionado ao ODS 3 – Saúde e Bem Estar. Uma das metas é "Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool". As drogas têm sido uma preocupação constante das autoridades pela sua inter-relação com problemas sociais, de saúde e de segurança. Pensando em auxiliar terapeutas e pacientes, o grupo de pesquisa LARVA, da UDESC Joinville, desenvolveu um aplicativo que é muito útil para ajudar no acompanhamento do tratamento. Para falar sobre isso, nosso convidado deste programa é o Professor Marcelo da Silva Hounsell – que coordena o Grupo de Pesquisa LARVA. O Professor Marcelo da Silva Hounsell é bolsista produtividade do CNPq desde 2017, membro fundador e permanente dos mestrados Profissional em Engenharia Elétrica (PPGEE) e do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada (PPGCAP).
O ODS 8 tem como meta promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoia as atividades produtivas, geração de emprego descente, empreendedorismo, criatividade e inovação, além de incentivar a formalização e crescimento das micro, pequenas e médias empresas. Para falar sobre o tema Inteligência Relacional, nossa entrevistada convidada é Simone Klober.
O ODS 5 - Igualdade de Gênero - tem como meta "garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades com a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública". Nossa entrevistada é a Professora Vera Marques, 1ª mulher negra eleita diretora na UDESC, que assume a Direção Geral do CEAD. Na entrevista, conta a sua história; conversamos sobre cotas nas universidades, preconceito e superação de desafios.
"Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável".
Marcos Aluísio Stirmer é instrutor e técnico de campo do SENAR - que é da família SENAI, SESC. O SENAR tem ações de formação profissional rural e também oferece assistência técnica e gerencial para produtores rurais, gratuitamente. Na entrevista conversamos sobre técnicas que melhoram a produção agrícola orgânica, inclusive com dicas de cuidados para hortas domésticas e uso de produtos alternativos para controle de pragas e doenças.
A meta do ODS 11 é de reduzir o impacto ambiental negativo das cidades tendo atenção a gestão de resíduos. Nosso convidado é o professor Germano Guttler, do Departamento de Agronomia do CAV, que fala sobre o Método Lages de Compostagem - o qual mostra como pode ser simples fazer compostagem das sobras orgânicas, sem precisar de muito espaço e sem sujeira. Falamos do custo com a coleta de lixo, das parcerias com escolas e órgãos públicos que tornaram o Método Lages de Compostagem como um modelo de Sustentabilidade e que está sendo adotado por outras cidades no Brasil.
Nossa entrevistada é a professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UDESC JOINVILLE - Ana Mirthes Hackenberg, onde ela fala sobre Eficiência Energética nas Edificações, Conforto Térmico, Elementos de sombreamento, ventilação e insolação, além dos cuidados do projeto, para poder economizar na fatura de energia elétrica.
Conversamos com Arthur Rancatti (signatário do Pacto Global e do Movimento ODS-SC, co-fundador da Rastro Sustentabilidade e coordenador das ações lixo zero Joinville) sobre a SEMANA LIXO ZERO, movimento que neste ano acontece de 23 de outubro a 1º de novembro. Falamos sobre Economia Circular, Responsabilidade Compartilhada, os 5 R's da Sustentabilidade, composteiras domésticas, o consumo responsável e como cada um pode contribuir para redução de lixo. "Lixo zero é um conceito de vida - quando passamos a refletir e nos tornamos conscientes e responsáveis pelo destino final dos resíduos".
A professora apresenta as seguintes pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e no Departamento de Engenharia Civil da UDESC: impacto das medidas de prevenção ao COVID-19 no consumo de água; avaliação de impacto ambiental de medidas para economia de água (em bacias sanitárias); avaliação do consumo de água em residências de Joinville; consumo de água fria e de água quente em habitações de interesse social; estudo acerca de fraudes em sistemas de abastecimento de água.
Nossa convidada é a Dra. Márcia Nied - médica homeopata, com residência em medicina geral comunitária, nutrição funcional com especialização em TFT nos USA. Conversamos sobre homeopatia; o que fazer para aumentar a imunidade; tratamento de sintomas do COVID-19; TFT – acupuntura sem agulhas; ansiedade, depressão, tristeza, isolamento social – o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida.
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.