Saiba como acessar e acompanhar as aulas remotas durante o período de pandemia de Covid-19.
Ensino remoto
Devido a pandemia provocada pelo Coronavirus, foram necessárias medidas contingenciais para a retomada das atividades de ensino durante a pandemia, favorecendo a aprendizagem, comunicação e o trabalho.
Agora as aulas dos cursos de graduação ganharam recursos virtuais, com características específicas. As aulas terão dois formatos:
- Aulas síncronas (A aula ocorre em tempo real, de forma que professores e alunos interagem “ao vivo” por meio das ferramentas on-line);
- Aulas assíncronas (A aula ocorre sem a necessidade da presença do professor. dessa forma, permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local);
Dessa forma, para participar das atividades de ensino remoto, os estudantes precisarão acessar algumas plataformas e ferramentas de apoio on-line.
1) Senha ID UDESC: esta senha é importantíssima e lhe dará acesso à maioria dos sistemas internos. Caso não lembre mais de sua senha ou nunca a tenha usado antes, acesse https://id.udesc.br/ para obter sua primeira ou nova senha.
2) Email institucional: é por meio dele que o estudante receberá todos os comunicados e informações referentes às aulas e aos sistemas da UDESC. Seu e-mail institucional será CPF@edu.udesc.br e a senha é a mesma do ID UDESC. As aulas no Teams gravadas só poderão ser acessadas posteriormente pelos estudantes com o uso do login do e-mail UDESC do aluno. As comunicações do Moodle também são enviadas para o e-mail UDESC do aluno.
3) SIGA: O Siga é o sistema acadêmico da Udesc para registro e o acompanhamento de toda a vida acadêmica do estudante de graduação e pós-graduação, desde a primeira matrícula até a conclusão do curso. Neste sistema o aluno poderá consultar suas notas, frequência, horários, receber notificações e mensagens dos professores e da Udesc. O acesso ao SIGA é feito pela senha ID UDESC e você pode acessar no endereço: siga.udesc.br ou ainda baixar o aplicativo no seu celular. Procure por SIGA UDESC na loja de apps da sua preferência.
4) Office Udesc
Todos os alunos da UDESC tem direito ao Office gratuitamente. O Office 365 disponibiliza softwares da Microsoft já conhecidos, como o Outlook (e-mail), Word, Excel, Powerpoint, entre outros. O acesso é pela internet, feito pelo site office.udesc.br com a senha ID UDESC.
5) Plataforma Moodle
O Moodle será utilizado para acesso aos conteúdos das aulas não presenciais. Para usar a plataforma, acesse https://www.moodle.udesc.br/ e faça o login com seu ID Udesc e senha.
Se tiver algum problema e não conseguir obter sua senha, peça ajuda à equipe da Coordenadoria de Informática do CEPLAN: https://www.udesc.br/ceplan/administracao/cinf/equipe
Dentro da plataforma, na opção "Página Inicial do Site", os estudantes do CEPLAN encontrarão tutoriais que ensinam a navegar no Moodle e usá-lo para participar das aulas.
Ali há vídeos explicativos, voltados especificamente aos estudantes, com informações sobre como assistir às aulas, enviar trabalhos ou fazer apresentações em seminários.
Antes de começar, dê uma olhada em todos esses conteúdos.
Se depois de acessar todos os manuais acima, você ainda tiver dúvidas, não tem problema.
Escreva para moodle.cead@udesc.br. Além de sua pergunta, você deve incluir no e-mail seu nome completo, matrícula, curso e centro da Udesc.
6) Plataforma Teams
Nas atividades síncronas (aulas, seminários e reuniões “ao vivo”), os professores poderão usar também a ferramenta on-line de videoconferências Teams, incluída no pacote Office 365.
Entre em http://office.udesc.br/ e use seu login (CPF@edu.udesc.br) e senha do ID Udesc para ter acesso à ferramenta.
Você também pode baixar o aplicativo para computadores desktop ou dispositivos móveis, no link abaixo.
https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/download-app
Se tiver algum problema e não conseguir obter sua senha, peça ajuda à equipe da Coordenadoria de Informática do CEPLAN: https://www.udesc.br/ceplan/administracao/cinf/equipe
Antes de usar o Teams, leia atentamente o tutorial básico para uso do Teams:
Acadêmicos sem Acesso à Internet
O aluno sem acesso à internet fora das instalações da UDESC, pode agendar utilização de computadores na universidade.
Serão disponibilizados até 16 estações individuais de trabalho para cada curso do CEPLAN, através do formulário:
O agendamento é semanal, sendo recebido a partir das 13h da 4ª feira anterior até às 13h da 2ª feira da semana que será utilizado o equipamento.
Lembramos que, para acesso aos prédios do CEPLAN, é obrigatório o uso de máscara, conforme decreto municipal.
Será disponibilizado álcool gel nos laboratórios, além de número reduzido de equipamentos, respeitando os protocolos de distanciamento durante a pandemia.
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