ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ACADÊMICOS
O curso é reconhecido?
O Curso de Zootecnia com ênfase em Produção Animal Sustentável foi criado pela Resolução 052/2003-CONSUNI (Conselho Universitário). O curso foi reconhecido por cinco anos, comprovado através da publicação da resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE Nº 040/2008 de 29/04/2008.
Qual a duração do curso?
O curso terá duração mínima de 05 (cinco) anos e dez semestres e o período máximo de integralização será de 18 (dezoito) semestres.
Quais as disciplinas que vou cursar?
As disciplinas disponíveis estão registradas na matriz curricular (Clique aqui para visualizar)
Qual o número mínimo e máximo de disciplinas que eu posso cursar?
A UDESC estabelece somente o limite máximo de créditos para matrícula, por semestre, aos seus acadêmicos. Portanto, o acadêmico pode matricular-se em apenas uma disciplina, se assim o desejar, desde que não seja ingressante (calouro). Para os ingressantes na 1ª fase ou no 1º semestre de cada curso, o acadêmico deverá matricular-se em todas as disciplinas (RESOLUÇÃO Nº 005/2014 – CONSEPE).
O número máximo de disciplinas que um acadêmico pode cursar por semestre é dado pela seguinte fórmula:
MaxM = MaxF x 1,25, onde:
MaxM = número máximo de créditos que um(a) discente pode cursar por semestre;
MaxF = número de créditos da fase com maior carga horária da matriz curricular vigente do curso, excluindo-se os créditos de disciplinas de estágio e trabalho de conclusão de curso.
Como será o processo de avaliação da aprendizagem?
O curso prevê, por disciplina, a realização de atividades obrigatórias para acompanhar e registrar a avaliação da aprendizagem. Estas avaliações serão escritas ou de ordem prática, de acordo com o plano de ensino de cada professor, onde serão registrados os tipos de avaliações (provas, seminários, trabalhos, relatórios, etc), bem como o peso de cada avaliação. Cada disciplina devera ser avaliada por no mínimo dois instrumentos.
O professor deverá publicar o resultado das avaliações em até 10 dias úteis após a realização da mesma e deverá oportunizar aos acadêmicos o acesso a avaliação corrigida.
Em caso de dúvidas com relação à avaliação, o acadêmico poderá solicitar a revisão da avaliação em até 10 dias após a realização da mesma. Para fazer esta solicitação o acadêmico deverá preencher formulário próprio e enviá-lo à Chefia de Departamento.
Informações baseadas na Resolução nº 034/1993 e Resolução nº 048/2001 – CONSEPE.
Se eu perder uma prova, como devo proceder?
O aluno que não conseguir realizar uma avaliação de uma disciplina poderá solicitar a realização da avaliação em segunda chamada. Para tanto, deverá encaminhar à Chefia do seu Departamento, em até 5 dias úteis após a realização da mesma (conforme RESOLUÇÃO Nº 039/2015 – CONSEPE) os seguintes documentos:
A solicitação deste serviço é permitida para acadêmicos que comprovarem o motivo do não comparecimento à avaliação. No caso da reprovação da solicitação, o acadêmico será comunicado do motivo. Caso a solicitação seja aprovada, o professor será comunicado para que agende com o aluno a realização da avaliação em segunda chamada, que deverá ocorrer antes da próxima avaliação.
O que é o Exame Final?
O Exame Final consta de uma avaliação que o aluno que não alcançou média 7,0 (sete) no semestre letivo deverá realizar. O conteúdo desta avaliação é todo o apresentado durante o semestre.
A média para aprovação ao aluno que é submetido ao Exame Final segue a seguinte fórmula:
NF= MS*0,6 NE*0,4
Onde:
NF = Nota Final
MS = Média Semestral
NE = Nota no Exame
Nesta situação para que o aluno seja aprovado devera obter NF maior ou igual a 5,0.
Quando eu não puder comparecer as aulas, como devo proceder?
O aluno deve cumprir 75% da carga horária da disciplina para não ser reprovado por falta.
Exemplo: para uma disciplina de 4 créditos (total de 72 horas aula) ele deve ter no mínimo 54 presenças. Com isto o aluno pode faltar em 18 aulas, ou seja ¼ do semestre.
Somente as faltas por motivos de doenças infectocontagiosas (conforme Decreto Lei nº1044/88 e Lei nº 6.202/75); gravidez, serviço militar ou representação esportiva do Centro/UDESC, poderão ser abonadas, mediante comprovante entregue à Chefia de Departamento, logo após o retorno à Universidade. Um simples atestado médico não abona falta.
Nas situações em que o acadêmico estiver impossibilitado de participar das atividades escolares normais por um período superior a 15 dias deve solicitar regime especial de atendimento domiciliar de acordo com a Resolução 027/2005 CONSEPE.
Como farei a rematrícula nos próximos semestres?
As rematrículas na UDESC para veteranos são realizadas pelo próprio acadêmico através do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).
O acadêmico deve estar atento ao calendário de matrículas, que está disponível no site do CEO (http://udesc.br/ceo).
O CEO utiliza a sistemática de ranqueamento para a matrícula, onde é atribuído a cada acadêmico um escore.
Como faço o ajuste de matrícula?
1º via: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) pelo próprio aluno, conforme calendário acadêmico.
2º via: Secretaria do Departamento através de formulário específico solicitando os ajustes que não forem possíveis realizar via Sistema de Gestão Acadêmica, conforme previsão em calendário.
OBS: É importante que o acadêmico faça a conferência do ajuste da matrícula e tome conhecimento do resultado do seu pedido no SIGA.
As disciplinas que fiz em outros cursos podem ser aproveitadas?
A validação de disciplinas é permitida e se dá através de requerimento via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).
Será permitida a validação de uma disciplina quando o programa da disciplina cursada na Instituição de origem corresponder a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e da carga horária da disciplina que o aluno deve cumprir na UDESC.
Os documentos a serem apresentados pelo acadêmico estão elencados no art. 4º da RESOLUÇÃO Nº 007/2021 – CEG e deverão ser autenticados pela Instituição de Ensino Superior - IES emissora.
Maiores informações podem ser obtidas junto a Secretaria Acadêmica (Ver email).
O que são as Atividades Complementares?
As Atividades Complementares, regulamentadas pela Resolução nº 026/2012 – CONSEPE são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos, competências do aluno, inclusive adquiridas fora da universidade.
Para solicitar validação e devido registro no histórico escolar das atividades complementares o aluno deverá apresentar junto a secretaria do curso o requerimento anexando cópia do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões).
Conforme a Resolução CONSEPE 026/2012, o aluno deverá apresentar os originais do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões) quando da entrada do requerimento na Secretaria para que seja realizada a conferência da autenticidade dos documentos.
A entrega da solicitação de validação das Atividades Complementares na Secretaria de Ensino de Graduação deverá ocorrer no mínimo 30 dias antes da finalização do semestre letivo, conforme Calendário Acadêmico da UDESC.
As atividades complementares poderão ser entregues também através do SIGA, conforme tutorial (clique aqui).
Quais os tipos de bolsas que a UDESC disponibiliza?
A UDESC disponibiliza os seguintes tipos de bolsas:
Estas bolsas são remuneradas, sendo que as de Monitoria, Iniciação Científica e de Extensão cabe ao professor efetivo solicitar a participação do aluno. Todos os tipos de bolsas estão vinculadas a publicação de Editais.
Além das bolsas, que são remuneradas, o acadêmico pode atuar como voluntário na monitoria, iniciação científica ou extensão.
O que é Pesquisa?
A pesquisa tem comoobjetivo despertar a vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes de graduação da UDESC através de sua inserção em projetos de pesquisa científica, tecnológica ou artística-cultural sob a orientação de professor pesquisador qualificado. A pesquisa permite a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, qualificando os estudantes para os programas de Pós-Graduação.
Para incentivar a participação de estudantes na Pesquisa, a UDESC possui o Programa Institucional de Iniciação Científica – PIC, que tem como objetivo a concessão de Bolsa de Iniciação Científica, auxílio financeiro aos acadêmicos de graduação por um período de doze meses que estejam participando de projetos de pesquisa.
O que é Extensão?
A extensão é entendida como um processo educativo, cultural e científico que viabiliza e propõe ações junto à sociedade e, nesta via de mão dupla, oportuniza um espaço de produção de novos saberes nas várias áreas de conhecimento, enquanto articulada com o ensino e a pesquisa, numa concepção transformadora e crítica.
A extensão na UDESC é instrumentalizadora de um processo dialético entre a teoria e a prática que possibilita o intercâmbio de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, sendo um trabalho curricular e interdisciplinar que tem por função produzir e sociabilizar o conhecimento pela inserção na realidade, facultando ao aluno uma vivência que complemente sua formação, articulando tempo acadêmico e vida.
Para incentivar a participação dos estudantes na Extensão, a UDESC possui um programa de bolsas de extensão, que tem como objetivo a concessão de um auxílio financeiro durante o período em que os acadêmicos estiverem atuando em ações de extensão.
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