Efeitos de um programa de exercícios diafragmáticos na mecânica toracoabdominal e na capacidade funcional de pacientes com DPOC. Oobjetivo principal é investigar os efeitos do programa de treinamento de respiração diafragmática (PTRD) na mecânica toracoabdominal e na capacidade funcional dos pacientes portadores de DPOC e se os pacientes com disfunção da mobilidade diafragmática seriam os mais beneficiados com o PTRD.
Influência da reserva ventilatória na mobilidade diafragmática em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. O objetivo desse estudo é investigar a influência da reserva ventilatória na mobilidade diafragmática em pacientes com DPOC uma vez que a mobilidade diafragmática reduzida parece contribuirpara a intolerância ao exercício e aumento da dispneia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).Além disso, a limitação ventilatória é determinante para a interrupção precoce do exercício e das atividades de vida diária.
Influência da congestão pulmonar na mobilidade diafragmática e na atividade física de vida diária de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.O objetivo desse estudo é analisar a influência da congestão pulmonar leve na mobilidade diafragmática e atividade física de vida diária de indivíduos com doença renal crônica (DRC) submetidos à hemodiálise, pois a DRC é uma doença sistêmica, que pode comprometer diversos órgãos e tecidos na sua fase avançada. Em pacientes com DRC em hemodiálise (HD) é comumente observado o declínio da função física e o acometimento específico do sistema respiratório que pode ser afetado tanto pela doença como pelo tratamento.
Os pacientes com DPOC serão submetidos a uma série de exames: condição antropométrica, função pulmonar, força muscular respiratória, mobilidade diafragmática, capacidade submáxima de exercício, qualidade de vida e dispneia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.