Vinícius, aluno de escola em Biguaçu, usa máscara
durante aula; pesquisa com professores aborda o
trabalho presencial na pandemia - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo de pesquisa
Didática e Formação Docente (Nape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é uma das 36 universidades públicas brasileiras, de todas as regiões do País, que participa da pesquisa Alfabetização em Rede. A pesquisa visa conhecer como está ocorrendo o trabalho presencial dos professores no contexto da pandemia da Covid-19.
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental de todo o Brasil podem responder um questionário na internet.
Acesse o formulário eletrônico. A coleta de dados será feita até 8 de outubro.
Para o professor Lourival José Martins Filho, da Udesc Faed, que é integrante do Nape e atual presidente da
Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), a pesquisa "possibilitará o diálogo com professores e professoras da educação básica e maior conhecimento sobre a dinâmica de trabalho desses profissionais nesse período pós-pandemia". "O foco sempre é a aprendizagem da leitura e da escrita no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental", explica o docente.
Martins Filho enfatiza que, em Santa Catarina, professores e professoras de diversas redes de ensino participaram do teste-piloto e agora são estimulados a preencher o formulário da pesquisa. É o caso da rede municipal de Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde o Nape colabora com ações de formação docente.
Diálogo contínuo
A coordenadora nacional da pesquisa é a professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que destaca a importância do trabalho "pelo diálogo contínuo entre alfabetizadores, pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) participantes".
A líder do Nape, professora Alba Regina Batistti de Souza, ressalta que o diálogo com professores e professoras da educação básica é uma marca do grupo de pesquisa desde sua criação. "Já são mais de 38 anos de ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a educação básica", afirma.
Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail
lourival.martinsfilho@udesc.br.
Conheça mais sobre o Nape no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009