Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

11/07/2022-16h15

Udesc participa de pesquisa nacional para professores na área de alfabetização

Vinícius, aluno de escola em Biguaçu, usa máscara durante aula; pesquisa com professores aborda o trabalho presencial na pandemia - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é uma das 36 universidades públicas brasileiras, de todas as regiões do País, que participa da pesquisa Alfabetização em Rede. A pesquisa visa conhecer como está ocorrendo o trabalho presencial dos professores no contexto da pandemia da Covid-19.

Professores dos anos iniciais do ensino fundamental de todo o Brasil podem responder um questionário na internet. Acesse o formulário eletrônico. A coleta de dados será feita até 8 de outubro.

Para o professor Lourival José Martins Filho, da Udesc Faed, que é integrante do Nape e atual presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), a pesquisa "possibilitará o diálogo com professores e professoras da educação básica e maior conhecimento sobre a dinâmica de trabalho desses profissionais nesse período pós-pandemia". "O foco sempre é a aprendizagem da leitura e da escrita no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental", explica o docente.

Martins Filho enfatiza que, em Santa Catarina, professores e professoras de diversas redes de ensino participaram do teste-piloto e agora são estimulados a preencher o formulário da pesquisa. É o caso da rede municipal de Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde o Nape colabora com ações de formação docente.

Diálogo contínuo

A coordenadora nacional da pesquisa é a professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que destaca a importância do trabalho "pelo diálogo contínuo entre alfabetizadores, pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) participantes".

A líder do Nape, professora Alba Regina Batistti de Souza, ressalta que o diálogo com professores e professoras da educação básica é uma marca do grupo de pesquisa desde sua criação. "Já são mais de 38 anos de ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a educação básica", afirma.  

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail lourival.martinsfilho@udesc.br.

Conheça mais sobre o Nape no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vinícius, aluno de escola em Biguaçu, usa máscara durante aula - pesquisa com docentes aborda trabalho presencial na pandemia
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.