Progamação do congresso foi totalmente de forma online
O
5º Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento realizado entre 18 e 20 de agosto, que teve a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como anfitriã, ultrapassou a marca de 27 mil visualizações no
canal do Youtube da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).
Um dos destaques da cerimônia de abertura foi a apresentação do Grupo Madrigal, do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, com regência do professora Cristina Emboba.
Confira a apresentação.
Na abertura o reitor da Udesc, professor Dilmar Baretta, e o diretor geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, destacaram a importância do congresso e da participação da Udesc e da Faed na formação de professores e professoras para a Educação Básica.
“O congresso oportunizou que nós, professores, pudéssemos compartilhar experiências e discutir pontos extremamente importantes sobre a formação de professores, sobretudo, da formação de professores alfabetizadores”, declarou a professora Claudia Gomes, participante do Conbalf.
Para a a professora Helga de Oliveira, o que o evento proporcionou em três dias, nenhuma formação poderia dar conta, com a qualidade das falas e práticas apresentadas. “Agradeço pela oportunidade de participar deste evento, e de continuar na luta por políticas públicas que colaborem com a alfabetização”, afirmou.
Já a professora Liane de Castro Araújo destacou que o congresso foi lindo, bem organizado e cuidado, apesar dos novos desafios na organização de um evento desse porte e nesse novo formato: “O fechamento foi emocionante, traz a marca de generosidade e do acolhimento”.
O professor Lourival José Martins Filho, presidente da Abalf, professor e coordenador de Pós-graduação da Udesc, agradeceu o apoio recebido no âmbito da Udesc e destacou em especial a intensa participação de estudantes e professores do departamento de Pedagogia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e destacou a contribuição fundamental do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), que acolheu o evento na Udesc.
“Aprendi que quem faz a Udesc real acontecer são as pessoas. Ainda que extremamente necessários, não são editais, resoluções, ou recursos financeiros. Sem as pessoas nenhum evento se concretiza e a Udesc é feita por pessoas especiais que merecem cada vez mais o meu respeito”, ressaltou.
Ao final do evento foram disponibilizados os anais do 5º Conbalf (
acesse aqui), e foi comunicado que o 6º Congresso será realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
As palestras, conferências e mesas podem ser assistidas no
canal da Abalf no Youtube.
Conbalf na imprensa
O Conbalf ganhou repercursão nas redes e sistemas de ensino e na imprensa catarinense. O evento foi mencionado na rede municipal de ensino de Corumbá no Mato Grosso (
leia aqui), bem como na edição do último domingo do Dário Catarinense (
acesse aqui).
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br