Estudantes e servidores do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acompanharam a palestra "Produção e publicação científica: as implicações do plágio" no último dia 21, realizada no Prédio da Enfermagem, em Chapecó.
A apresentação foi ministrada pelo professor Enrique Muriel Torrado, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Promovido pelas Bibliotecas Setoriais da Udesc Oeste, o evento visou esclarecer as comunidades acadêmicas da Udesc e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sobre o tema. No encontro, Torrado abordou os conceitos e tipos de plágio, recursos para evitá-los e ferramentas para detectar sua ocorrência.
Lei dos Direitos Autorais
O professor destacou a Lei Federal nº 9.610/1998, que regula os direitos autorais, e enfatizou a necessidade de as universidades criarem diretrizes institucionais para orientar alunos e servidores.
Segundo Orestes Trevisol Neto, bibliotecário da Udesc Oeste e um dos organizadores do evento, a escolha do tema ocorreu em virtude da demanda por informações sobre como caracterizar o plágio e quais as implicações no meio acadêmico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 2049-9593.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010