A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecerá vacinação gratuita contra a gripe para técnicos e professores da instituição. A previsão é de que sejam imunizados mais de mil servidores, entre 23 de abril a 24 de maio, segundo o cronograma.
Neste ano, a campanha de vacinação da Udesc terá início em Chapecó e terminará em Florianópolis. Acesse o cronograma.
A vacina protege contra três vírus causadores da gripe (H1N1, H3N2 e B) e começará a fazer efeito cerca de 15 dias após a aplicação.
A enfermeira da Udesc, Valdirene Ávila, conta que houve alteração de duas cepas em relação à vacina utilizada na campanha de 2018, quando foram imunizados 1.002 servidores.
"O vírus da gripe sofre mutações constantes e há um subtipo que circula mais a cada ano. Isso torna imprescindível a vacinação anual”, explica Valdirene.
A enfermeira ressalta que a universidade sempre segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Precauções
Segundo Valdirene, a orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, aglomerações e ambientes fechados. Ela também sugere a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
"É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente”, diz a enfermeira.
Para evitar o contágio, Valdirene recomenda a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, além de cobrir a boca ao tossir ou espirrar, para impedir a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar talheres, pratos, copos ou garrafas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7999, das 13h às 19h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010