A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferecerá vacinação gratuita contra a gripe a técnicos e professores da instituição. A previsão é de que sejam imunizados mil servidores, entre 3 e 12 de abril, segundo o cronograma, que iniciará em Lages e terminará em Florianópolis. Confira o calendário.
De acordo com a enfermeira da Udesc Valdirene Ávila, o local de vacinação ainda será divulgado por cada centro. Na última campanha, realizada em 2015, foram vacinados 841 servidores.
A dose, que protege contra três vírus causadores da gripe (H1N1, H3N2 e B), começará a fazer efeito cerca de 15 dias após a aplicação. Depois desse período, surgirão os anticorpos dando proteção, e o nível máxímo de proteção será atingido em aproximadamente 45 dias.
"A vacina funciona como um despertador da resposta do sistema imunológico. Quando tomamos a vacina, o corpo reconhece o vírus como invasor e então produz anticorpos contra ele", explica Valdirene. A vacina só não é recomendada para quem tem alergia á proteína do ovo, usada na composição.
Tempo seco e frio prejudicam
Valdirene ressalta que a vacina não causa a gripe, pois é composta por vírus inativados, incapazes de causar dano ao organismo. A imunização terá a duração de um ano devido às mutações que o vírus da gripe sofre.
Segundo a enfermeira, os servidores devem aproveitar para se vacinar antes do início do inverno, já que o tempo seco e frio tende a piorar as doenças respiratórias. "Quanto antes se toma a vacina, mais rápida é a imunização."
Quase dois mil mortos
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.982 mortes por H1N1 no ano passado, número que se aproxima dos 2.060 registros de óbitos na época em que a gripe apareceu no país, em 2009. O estado que mais registrou mortes pelo vírus foi São Paulo, com 779, enquanto, em Santa Catarina, foram 112 vítimas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7999, das 13h às 19h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010