Curso de pós-graduação é voltado a profissionais que
atuam na área da educação básica - Arte: Divulgação
Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições para nova edição do curso de
Especialização em Educação Inclusiva, que será oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse o
site de inscrição e o
edital de seleção.
Gratuita, a pós-graduação EAD terá cinco turmas, com 30 vagas cada, nos seguintes polos de apoio presencial: Chapecó, Itapema, Pouso Redondo, Tubarão e Videira.
A formação é voltada a pessoas que tenham concluído curso de graduação até a data final do período de inscrição e que estejam atuando na educação básica.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio de
formulário eletrônico, conforme as orientações do
edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um polo de apoio presencial.
Processo seletivo especial
Os aprovados serão definidos seguindo um processo seletivo especial, sem aplicação de prova e com a classificação dos candidatos conforme os critérios de pontuação do
edital, respeitando a opção de polo.
A pré-homologação das inscrições será publicada a partir de 1 de setembro e o resultado final será divulgado em 13 de setembro. Os classificados deverão efetuar matrícula entre 20 e 22 de setembro.
Período noturno
Com duração de três semestres e início em 27 de setembro, a especialização terá atividades a distância, com aulas pela plataforma Moodle, e presenciais, em momentos pontuais. Os encontros síncronos e presenciais ocorrerão no período noturno.
Os estudantes poderão utilizar a estrutura dos polos de apoio presencial, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para atividades presenciais e como base de apoio para estudos durante todo o curso.
Os polos são mantidos pela Udesc em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Sobre o curso
A Especialização em Educação Inclusiva tem como objetivo geral "promover práticas escolares no acolhimento às variações humanas numa interface com as políticas públicas e os direitos humanos".
São duas linhas de pesquisa: Educação Inclusiva e Gestão; e Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas.
A primeira linha é indicada para o público que trabalha em empresas ou com gestão de ensino, como secretarias de Educação e escolas. Já a segunda opção é destinada aos profissionais que pretendem trabalhar com a parte prática do ensino em sala de aula.
A especialização pretende mostrar uma perspectiva mais ampla da inclusão no ambiente escolar, abordando situações de educação especial e questões de gênero, raciais, regionais e culturais e ligadas a pessoas com limitações físicas ou sensoriais.
Mais informações
Mais informações sobre a Especialização em Educação Inclusiva podem ser obtidas pelo e-mail
ccedin.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010