Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2025-15h34

Udesc 60 anos: pesquisas da universidade contribuem para avanço científico e social

Projetos promovem investigações em diferentes áreas do conhecimento

Universidade possui 203 grupos de pesquisa certificadas pelo CNPq. Foto: Heloíse Guesser/Udesc
Você sabia que em Santa Catarina há diversas pesquisas que geram impactos positivos diretos na sociedade? No ano em que completa seis décadas de existência, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) celebra a formação de especialistas, mestres e doutores, além da realização de iniciativas como o e-Gluco, projeto de um medidor de glicose não invasivo, o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite, no Oeste catarinense, e programas em robótica móvel.

“A pesquisa é um dos pilares da Udesc. Investimos em cursos de pós-graduação e atividades de pesquisa para produzir conhecimento e colaborar no desenvolvimento do estado e do país”, comenta o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli.

Na pós-graduação, desde 1995, quando o mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais, em Joinville, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cerca de 7 mil mestres e doutores foram diplomados pela instituição. “A grande maioria desses profissionais está atuando em Santa Catarina. Muitos também acabaram saindo do país, mas são muito importantes para a história das instituições catarinenses”, relembra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Pezzin.

Hoje 37 programas de pós-graduação estão em funcionamento na Udesc, com a oferta de 35 mestrados, 23 doutorados e duas especializações. Dados relativos a dezembro de 2024 mostram que os cursos somavam 2.054 estudantes matriculados e 488 docentes credenciados. Já o número de teses e dissertações defendidas no ano passado chegou a 394, em distintas áreas do conhecimento.

Além dos cursos em funcionamento, a universidade estuda a criação de mais formações. De 2023 para cá, 10 novas pós-graduações foram reconhecidas pela Capes, incluindo o mestrado em Sistemas Costeiros e Lagunares, na Udesc Laguna, o doutorado profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, na Udesc Oeste, e o doutorado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, disponibilizada pela Udesc Joinville.

As atividades na pós-graduação são combinadas ao trabalho dos 203 grupos de pesquisa ativos na Udesc. Tais iniciativas, certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), desenvolvem atualmente 940 projetos sobre diferentes temas, com participação de 404 professores, parceiros e estudantes de graduação e pós-graduação.

Continue a leitura e relembre algumas ações realizadas pela Udesc na área da pesquisa.

e-Gluco

O eGluco é projeto de pesquisa aplicada que trabalha no desenvolvimento de um glicosímetro não invasivo, dispositivo para aferição da glicose em pessoas com diabetes. Realizado desde 2016, o estudo coordenado pelo professor Pedro Bertemes Filho na Udesc Joinville visa melhorar a qualidade de vida d os mais de 20 milhões de pacientes que convivem com a doença no Brasil.

A equipe trabalha agora na quarta versão do e-Gluco, modelo mais moderno que possibilitará a medição da glicose por meio de um relógio inteligente com tela, por onde o usuário poderá acompanhar os dados. O GlycoWatch também terá conexão com o aplicativo móvel para registro das informações. A invenção ganhará mil unidades que serão testadas por pacientes com diabetes.

Além do estudo para construção do dispositivo, o grupo busca estabelecer parcerias e obter financiamento para a pesquisa. Uma das conquistas foi a seleção pe la Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o projeto-piloto de avaliação regulatória de dispositivos médicos inovadores de interesse para os serviços de saúde no Brasil. O reconhecimento garantirá à iniciativa o apoio da agência para treinamento técnico, logístico e documental para avançar na sua comercialização no futuro.

NCTI do Leite

Inaugurado em março de 2024, o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) conta com uma estrutura de 3.948 m², na Udesc Oeste, em Pinhalzinho, dedicada à geração de tecnologia e difusão do conhecimento entre os diversos elos da cadeia produtiva do leite.

O primeiro seminário técnico do Núcleo foi promovido em fevereiro de 2025 com o objetivo de apresentar as 14 propostas aprovadas no edital de Chamada Pública nº 33/2024, que selecionou projetos de pesquisa, tecnologia e inovação no âmbito da implementação e estruturação dos laboratórios do NCTI.

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc), a Udesc disponibilizará aproximadament e R$ 42 milhões para o desenvolvimento dos projetos, que incluem a implementação dos laboratórios do Núcleo, bem como ações relacionadas ao uso de aditivos e suplementos na alimentação de vacas leiteiras, biotecnologia de precisão, promoção da saúde do produtor de leite, entre outros temas.

Robótica móvel

As atividades na área de robótica móvel da Udesc ganharam um reforço importante em dezembro de 2024 com a aquisição do primeiro robô humanoide multitarefas da universidade. A inovação é projetada para executar tarefas complexas e interagir de maneira eficiente com o ambiente e pessoas ao seu redor, reconhecendo gestos e comandos de voz.

A tecnologia é parte dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Automação de Sistemas e Robótica (GASR), da Udesc Joinville. Junto com os dois robôs quadrúpedes que já fazem parte do acervo do grupo, o robô humanoide deve colaborar em ações de ensino, pesquisa e extensão, incluindo no desenvolvimento de ferramentas inovadoras em interfaces humano-robô e planejamento de movimentos.

“Nossa aposta é que o robô humanoide será uma ferramenta estratégica para ampliar a entrega de ciência, tecnologia e inovação da Udesc à sociedade catarinense e brasileira”, ressalta o professor Douglas Bertol, que coordenou a compra da tecnologia.

O docente completa destacando que o humanoide possibilitará à universidade gerar resultados na ciência, tecnologia e inovação, “com impactos diretos no desenvolvimento de soluções inovadoras para setores como saúde, indústria e educação”, enfatiza.

Ações internas de fomento à pesquisa

As ações da Udesc na área da pesquisa são coordenadas em diálogo com as agências estaduais e nacionais para o desenvolvimento da Ciência, incluindo a Fapesc, Capes e CNPq. Além do aporte das agências, a universidade conta com a colaboração de empresas e instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior, em projetos compartilhados e em mobilidades acadêmicas.

Uma das iniciativas mantidas pela Udesc é o Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG), que apoia a realização de estágios de curta duração no exterior por docentes pesquisadores. Com o propósito de promover a colaboração internacional e a participação em redes estrangeiras de investigação, o Proint -PG já oportunizou a realização de visitas a instituições como a Universidade da Califórnia e a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Além do Proint-PG, a Udesc busca consolidar o campo por meio de iniciativas como a edição de periódicos científicos, que possibilitam dar visibilidade às descobertas e contribuem para a construção e validação da ciência. A instituição edita 21 publicações, sendo quatro delas avaliadas com o maior nível de impacto (A1) pela Capes (quadriênio 2017-2020).

Outro exemplo de estímulo à pesquisa é o Seminário de Iniciação Científica (SIC), o qual tem o objetivo aumentar o interesse dos jovens pela ciência e de proporcionar aos alunos de Iniciação Científica e demais pesquisadores da Udesc a oportunidade de expor e discutir os trabalhos desenvolvidos na universidade. O evento já conta com mais de 30 edições, com cerca de 600 estudos apresentados anualmente.

As entregas viabilizadas pelos projetos de pesquisa e cursos de pós-graduação são motivo de orgulho na instituição. “Temos vários professores hoje que estão em instituições de ensino superior em Santa Catarina que foram alunos da Udesc. Também temos um corpo docente muito qualificado na universidade, apto a participar de programas de pós-graduação e de projetos de pesquisa em geral”, comenta o pró-reitor Pezzin.

“Temos orgulho de contar com mais de 82 pesquisadores com bolsas de produtividade do CNPq, um benefício que reconhece o mérito acadêmico e científico do nosso corpo docente", adiciona o reitor, José Fragalli .

Para saber mais sobre as pesquisas produzidas na Udesc, entre em contato com a Proppg pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br


Série “Udesc 60 anos”

Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Heloíse Guesser/Udesc
  • Projeto da Udesc Joinville estuda a criação de um medido de glicose não invasivo. Foto: Divulgação
  • Robô humanoide chegou à Udesc Joinville em dezembro de 2024. Foto: Divulgação Unitree
  • NCTI do Leite da Udesc Oeste está localizado em Pinhalzinho. Foto: Laís Moser/Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.