Universidade possui unidades em 10 municípios catarinenses.
Foto: Divulgação
Em 2025, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa seis décadas de história dedicadas à educação superior. Para marcar a data, celebrada em 20 de maio, a Udesc irá divulgar ao longo do ano uma série de conteúdos especiais que relembram a trajetória da instituição e destacam exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.
Confira a seguir o primeiro destes textos, que serão publicados no portal
udesc.br e identificados no título com a chamada “Udesc 60 anos”.
Impactos positivos na sociedade
A Udesc é a única universidade pública estadual de Santa Catarina. Dados do Ministério da Educação (MEC), em 2024, apont am a instituição como 8ª melhor entre 56 universidades e institutos federais (IFs) do Sul do Brasil. Recentemente, pelo sexto ano seguido, a Udesc também foi listada entre as melhores do mundo pelo r anking da The Higher Education (THE).
Com 60 cursos de graduação presenciais e a distância e 60 cursos de pós-graduação, a universidade conta com 13 centros de ensino, localizados em 10 municípios catarinenses: Florianópolis, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Ibirama, Chapecó, Pinhalzinho, Laguna, Balneário Camboriú e Caçador.
Ainda, mantém 26 polos de educação a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC, e um Sistema de Radiodifusão Educativa Udesc FM, com quase 30 anos de existência, com emissoras nas cidades de Lages, Joinville e Florianópolis.
Ao falar da trajetória da instituição, o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, aponta como marcos importantes para a consolidação da universidade a expansão para as diferentes regiões catarinenses, por meio de cursos presenciais e a distância, e a verticalização do ensino, com a oferta tanto da graduação como da pós-graduação.
“A Udesc chega aos seus 60 anos, na sua maturidade, com o mesmo número de cursos de graduação e pós-graduação, o que significa que temos não apenas o ensino de qualidade, mas também uma pesquisa de qualidade e uma extensão voltada para o atendimento à comunidade, igualmente de qualidade”, avalia o reitor.
Dados da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) também apontam que a universidade ajuda a fortalecer o desenvolvimento econômico do estado. Entre março de 2024 e março de 2025, R$129,3 milhões foram reinvestidos pela Udesc na economia local por meio da contratação de serviços e produtos disponibilizados por fornecedores de Santa Catarina.
Conheça alguns números da instituição em 2025:
-
60 cursos de graduação
-
60 cursos de pós-graduação
-
406 laboratórios
-
11 bibliotecas
-
940 projetos de p esquisa
-
399 projetos de e xtensão
-
cerca de 14 mil estudantes matriculados
-
1.476 professores e técnicos universitários
*Dados relativos a março de 2025
Relembre a história da universidade
A história da Udesc teve início com o Decreto Estadual nº 2.802, de 20 de maio de 1965. Inicialmente, denominada Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, a Udesc teve como marcos fundadores a Faculdade de Educação (Faed), de 1963, a Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), de 1964, ambas localizadas na capital Florianópolis, e a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), criada em 1956.
Em 1973, a universidade expandiu sua atuação com a criação da Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em Lages, no Planalto Serrano. No mesmo ano, a Escola Superior de Educação Física (Esef) foi inaugurada em Florianópolis, se transformando mais tarde no atual Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).
Foi também na década de 1970 que a instituição passou a oferecer cursos complementares para professores e realizou seu primeiro vestibular para o curso de Educação Artística, em 1974. A formação oferecia um núcleo comum combinado a habilitações em Música, Artes Plásticas e Desenho.
Já o ano de 1978 marcou a inauguração do campus universitário Professor Avelino Marcante, atualmente sede do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Nesse mesmo ano, a Esag mudou-se para o bairro Itacorubi, em Florianópolis, local que depois se tornou a sede da Reitoria.
A expansão continuou nos anos 1980 com a criação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. Meia década depois, em 1985, a partir da nova habilitação para o curso de Educação Artística (habilitação em Artes Cênicas), formou-se o Centro de Artes (Ceart) em Florianópolis, atualmente denominado Centro de Artes, Design e Moda.
Em 1990, a Udesc desvinculou-se da Fundação Educacional de Santa Catarina (Fesc) e foi oficialmente reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação (MEC). Consolidou-se com a criação da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, tornando-se uma instituição 100% pública e 100% gratuita.
“A partir da Constituinte de Santa Catarina de 1989, a Udesc passou a se chamar Universidade ‘do’ Estado de Santa Catarina, que expande a ideia de desenvolvimento, uma universidade que pertence aos catarinenses e trabalha para os catarinenses”, comenta o reitor.
Nos anos 2000 , a universidade passou a oferecer o curso de Pedagogia na modalidade a distância. Pouco depois, em 2002, foram criados o Centro de Educação a Distância (Cead) e o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO). Na sequência, em 2006, o desenvolvimento da instituição seguiu com a abertura das unidades em São Bento do Sul (Ceplan), Ibirama (Ceavi) e Laguna (Ceres).
A Udesc deu continuidade ao projeto de expansão a partir da década seguinte com a inauguração do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, em 2010, e do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste, em Caçador, em 2023.
Outro marco histórico foi a eleição da primeira vice-reitora mulher da instituição. Com mais de 30 anos dedicados à universidade, Clerilei Aparecida Bier assumiu a função ao lado do reitor José Fernando Fragalli para a gestão 2024-2028.
“Em 2025, a Udesc chega aos 60 anos e seguiremos neste crescente. Convidamos a todos para conhecer a Udesc e vivenciar o que temos a oferecer em cada região do estado. Nossas portas estão abertas”, conclui Fragalli.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934