Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/03/2025-18h05

Udesc 60 anos: trajetória dedicada ao ensino público e de qualidade

Números reforçam relevância da universidade para a comunidade

Universidade possui unidades em 10 municípios catarinenses. Foto: Divulgação
Em 2025, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa seis décadas de história dedicadas à educação superior. Para marcar a data, celebrada em 20 de maio, a Udesc irá divulgar ao longo do ano uma série de conteúdos especiais que relembram a trajetória da instituição e destacam exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.

Confira a seguir o primeiro destes textos, que serão publicados no portal udesc.br e identificados no título com a chamada “Udesc 60 anos”.

Impactos positivos na sociedade
A Udesc é a única universidade pública estadual de Santa Catarina. Dados do Ministério da Educação (MEC), em 2024, apont am a instituição como 8ª melhor entre 56 universidades e institutos federais (IFs) do Sul do Brasil. Recentemente, pelo sexto ano seguido, a Udesc também foi listada entre as melhores do mundo pelo r anking da The Higher Education (THE).

Com 60 cursos de graduação presenciais e a distância e 60 cursos de pós-graduação, a universidade conta com 13 centros de ensino, localizados em 10 municípios catarinenses: Florianópolis, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Ibirama, Chapecó, Pinhalzinho, Laguna, Balneário Camboriú e Caçador.

Ainda, mantém 26 polos de educação a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC, e um Sistema de Radiodifusão Educativa Udesc FM, com quase 30 anos de existência, com emissoras nas cidades de Lages, Joinville e Florianópolis.

Ao falar da trajetória da instituição, o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, aponta como marcos importantes para a consolidação da universidade a expansão para as diferentes regiões catarinenses, por meio de cursos presenciais e a distância, e a verticalização do ensino, com a oferta tanto da graduação como da pós-graduação.

“A Udesc chega aos seus 60 anos, na sua maturidade, com o mesmo número de cursos de graduação e pós-graduação, o que significa que temos não apenas o ensino de qualidade, mas também uma pesquisa de qualidade e uma extensão voltada para o atendimento à comunidade, igualmente de qualidade”, avalia o reitor.

Dados da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) também apontam que a universidade ajuda a fortalecer o desenvolvimento econômico do estado. Entre março de 2024 e março de 2025, R$129,3 milhões foram reinvestidos pela Udesc na economia local por meio da contratação de serviços e produtos disponibilizados por fornecedores de Santa Catarina.

Conheça alguns números da instituição em 2025:
  • 60 cursos de graduação
  • 60 cursos de pós-graduação
  • 406 laboratórios
  • 11 bibliotecas
  • 940 projetos de p esquisa
  • 399 projetos de e xtensão
  • cerca de 14 mil estudantes matriculados
  • 1.476 professores e técnicos universitários

*Dados relativos a março de 2025

Relembre a história da universidade

A história da Udesc teve início com o Decreto Estadual nº 2.802, de 20 de maio de 1965. Inicialmente, denominada Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, a Udesc teve como marcos fundadores a Faculdade de Educação (Faed), de 1963, a Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), de 1964, ambas localizadas na capital Florianópolis, e a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), criada em 1956.

Em 1973, a universidade expandiu sua atuação com a criação da Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em Lages, no Planalto Serrano. No mesmo ano, a Escola Superior de Educação Física (Esef) foi inaugurada em Florianópolis, se transformando mais tarde no atual Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Foi também na década de 1970 que a instituição passou a oferecer cursos complementares para professores e realizou seu primeiro vestibular para o curso de Educação Artística, em 1974. A formação oferecia um núcleo comum combinado a habilitações em Música, Artes Plásticas e Desenho.

Já o ano de 1978 marcou a inauguração do campus universitário Professor Avelino Marcante, atualmente sede do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Nesse mesmo ano, a Esag mudou-se para o bairro Itacorubi, em Florianópolis, local que depois se tornou a sede da Reitoria.

A expansão continuou nos anos 1980 com a criação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. Meia década depois, em 1985, a partir da nova habilitação para o curso de Educação Artística (habilitação em Artes Cênicas), formou-se o Centro de Artes (Ceart) em Florianópolis, atualmente denominado Centro de Artes, Design e Moda.

Em 1990, a Udesc desvinculou-se da Fundação Educacional de Santa Catarina (Fesc) e foi oficialmente reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação (MEC). Consolidou-se com a criação da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, tornando-se uma instituição 100% pública e 100% gratuita.

“A partir da Constituinte de Santa Catarina de 1989, a Udesc passou a se chamar Universidade ‘do’ Estado de Santa Catarina, que expande a ideia de desenvolvimento, uma universidade que pertence aos catarinenses e trabalha para os catarinenses”, comenta o reitor.

Nos anos 2000 , a universidade passou a oferecer o curso de Pedagogia na modalidade a distância. Pouco depois, em 2002, foram criados o Centro de Educação a Distância (Cead) e o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO). Na sequência, em 2006, o desenvolvimento da instituição seguiu com a abertura das unidades em São Bento do Sul (Ceplan), Ibirama (Ceavi) e Laguna (Ceres).

A Udesc deu continuidade ao projeto de expansão a partir da década seguinte com a inauguração do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, em 2010, e do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste, em Caçador, em 2023.

Outro marco histórico foi a eleição da primeira vice-reitora mulher da instituição. Com mais de 30 anos dedicados à universidade, Clerilei Aparecida Bier assumiu a função ao lado do reitor José Fernando Fragalli para a gestão 2024-2028.

“Em 2025, a Udesc chega aos 60 anos e seguiremos neste crescente. Convidamos a todos para conhecer a Udesc e vivenciar o que temos a oferecer em cada região do estado. Nossas portas estão abertas”, conclui Fragalli.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.