Seleções de mestrado e doutorado reservarão 30% das
vagas para ações afirmativas - Foto: Jonas Pôrto/Arq.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), implantará ações afirmativas nos processos seletivos do
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) para ampliar o acesso de grupos historicamente sub-representados no ensino superior, conforme previsto na legislação nacional e nas normas da universidade.
A medida foi aprovada na reunião mais recente do colegiado do PPGFT, no fim de setembro, por meio da
Resolução nº 02/2024.
De acordo com a coordenadoria do programa, "essa decisão reforça o comprometimento do PPGFT com as novas práticas educacionais, voltadas para a inclusão de perfis historicamente marginalizados pela sociedade. A intenção é tornar o programa mais inclusivo e representativo".
Conforme a resolução, serão reservadas, no mínimo, 30% das vagas do programa a cada processo seletivo, da seguinte forma:
-
20% das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos);
-
5% das vagas para candidatos indígenas;
-
5% das vagas para candidatos com deficiência, egressos de ensino médio de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social.
O acompanhamento da eficácia e do impacto das ações afirmativas será realizado por relatórios anuais da Comissão de Monitoramento do PPGFT, que deverá avaliar a inserção, o desempenho e a permanência dos estudantes beneficiários das ações afirmativas.
Sobre o PPGFT
O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid iniciou suas atividades de formação com o mestrado em 2011 e o doutorado neste ano e é, até hoje, o único com formação para titulação específica de mestres e doutores em Fisioterapia na Região Sul do Brasil.
O PPGFT busca formar recursos humanos qualificados para atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia e capacitar o indivíduo para atuação crítica no desenvolvimento de pesquisas científicas de alta relevância para a área, bem como para interferir proativamente em políticas institucionais para pesquisa e ensino em Fisioterapia.
A área de concentração é Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, com quatro linhas de pesquisa: Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Metabólica; Fisioterapia Musculoesquelética; Fisioterapia no Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico; e Fisioterapia Neurofuncional.
Mais informações podem ser obtidas na
página do programa e pelo e-mail
ppgft.cefid@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637