Encontro online reuniu membros da CAAD Udesc. Imagem:
Divulgação
A Comissão de Ações Afirmativas da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAAD/Udesc) fez novos avanços em direção à aprovação da Política de Ações Afirmativas e Diversidades da instituição.
Na sexta-feira, 30 de agosto, a equipe da comissão, designada pela
portaria nº 1204, de agosto de 2024 , se reuniu para debater as propostas de adequação da Política a partir do parecer da Procuradoria Jurídica da instituição.
No encontro, a comissão aprovou as adequações sugeridas e justificou a manutenção de alguns pontos, com base na consultoria de professores que são referência na área, fornecendo subsídios para assegurar a aprovação do conteúdo pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e Conselho Universitário (Consuni).
A Política de Ações Afirmativas e Diversidades apresenta as diretrizes fundamentais para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à inclusão e diversidade na Udesc, abrangendo estudantes de graduação e pós-graduação e servidores. Conforme a presidenta da Comissão, que é uma mulher cega, a técnica Débora Marques Gomes, atualmente, a universidade conta com algumas ações afirmativas específicas e pontuais, mas ainda precisava unificá-las, ampliando e se adequando às legislações vigentes.
Conforme Débora, a Política representa um avanço para a instituição. “Para todos os presentes o sentimento foi de alegria pela possibilidade de termos, ainda em 2024, a Política de Ações Afirmativas e Diversidades aprovada em nossa universidade, para além do cumprimento legal, finalmente, transformando a Udesc em um espaço mais acolhedor e inclusivo”, destaca.
A expectativa da Comissão agora é de que os textos da Política e da resolução passem pela apreciação da reitoria da universidade e sigam para avaliação na reunião da CEG no dia 17 de setembro e depois para análise do Consuni, em outubro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acoesafirmativas.reitoria@udesc.br
Seminário debate ações afirmativas na pós-graduação
Com o objetivo de fomentar e debater as políticas de inclusão e diversidade no contexto da pós-graduação, a Udesc promove no dia 10 de setembro o primeiro Seminário de Ações Afirmativas da Pós-Graduação.
O evento reunirá coordenadores, secretários e estudantes representantes dos Programas de Pós-Graduação da universidade, além de diretores de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros de ensino em Florianópolis.
A programação contará com uma mesa-redonda sobre as políticas afirmativas na pós-graduação, abordando questões como políticas de cotas e estratégias para a criação de ambientes acadêmicos mais inclusivos, além de um momento de socialização das experiências entre os Programas de pós.
Confira a notícia completa sobre o evento
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934