A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adquiriu licença para uso do software Ithenticate, programa verificador de plágios na internet, que será utilizado para verificar a ocorrência de cópias indevidas em trabalhos produzidos na instituição.
A aquisição foi feita após análises da Comissão de Combate ao Plágio e Má Conduta em Pesquisa, coordenada pela Biblioteca Universitária (BU).
Nomeada em setembro, por meio de ato do reitor, a comissão é composta por docentes e técnicos. Uma instrução normativa foi publicada em 2 de dezembro para normatizar a utilização do software.
O que o programa faz
O Ithenticate investiga similaridades de textos em bancos de dados na internet, gerando relatório personalizado e informando os links das coincidências de frases encontradas em documentos já publicados anteriormente.
O programa é utilizado por diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Udesc, uma das aplicações do software será a análise dos artigos dos periódicos científicos editados na instituição.
A coordenadora da BU, Luiza Kleinubing, destaca a importância da prevenção ao plágio nos periódicos feitos pela Udesc. "Desta forma, o material produzido na universidade permanecerá sendo indexado em base de dados como Scielo, por exemplo, o que é fundamental para dar credibilidade e visibilidade à nossa produção científica."
Qualificação
Segundo Luiza, os periódicos precisam desse amparo institucional para que continuem a se qualificar. "Sem essa tecnologia para qualificar os artigos editorados na Udesc, poderemos ter queda dos estratos Qualis e contínua negação a indexadores internacionais das revistas com potencial para tal."
Também poderão ser analisados pelo programa trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias, dissertações, teses e documentos resultantes dos programas de graduação e pós-graduação.
Campanha e fôlder
A aquisição do software é parte de uma campanha antiplágio promovida em parceria pela Comissão de Combate ao Plágio e Má Conduta em Pesquisa e pela BU da Udesc.
Como parte da ação, foi produzido um fôlder que esclarece os tipos de plágio acadêmico, como evitá-los e as penalidades para quem os comete. "Em 2020, será desenvolvida uma campanha educativa com objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica", conclui Luiza.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bc@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010