Inscrição do Prafe iniciará no dia 22 - Foto: Jonas Pôrto
A partir da próxima terça-feira, 22, alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever no primeiro edital de subsídio para refeições do
Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), que foi criado no fim de 2018.
Confira o edital.
O Prafe oferece 630 vagas para o período entre 15 de abril e 13 de setembro, com valor diário de até R$ 6,50 para os contemplados, conforme as características específicas de cada centro da Udesc.
O subsídio será pago por meio de tickets ou cartão-refeição, somente para dias úteis letivos – essa regra, porém, não se aplicará aos acadêmicos em atividade de bolsa durante o período não letivo.
As inscrições devem ser realizadas nas direções de Extensão até 22 de fevereiro.
Veja a lista dos documentos exigidos no edital (item 5 e anexos).
Critérios exigidos
Podem se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.
Conforme o edital, "entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio".
Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.
Prosur e Prape unificados
Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), o Prafe unificou dois programas anteriores da Udesc, o de Auxílio Permanência Estudantil (Prape) e o de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).
O novo programa integra ações de assistência estudantil para garantir acesso, permanência e conclusão de cursos pelos alunos, assim como possibilitar a simplificação e a agilização de procedimentos burocráticos.
Cinco modalidades estão previstas pelo Prafe, sendo três já existentes (auxílio-moradia, auxílio-alimentação e subsídio de refeição) e duas novas (auxílio-transporte e auxílio-emergência).
A criação do Prafe se insere nos projetos Acolhe Udesc (assistência estudantil) e Fast (simplificação de processos), que integram o
Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Mais oportunidades em breve
A Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc pretende lançar mais um edital ainda em janeiro, do Prafe - Auxílios de Alimentação e Moradia, com inscrições a partir de 18 de fevereiro e repasse mensal de valores para os acadêmicos selecionados a partir de 1º de julho.
Os estudantes que recebem auxílio do Edital Prape 2018/1 – 1º Semestre precisarão solicitar a renovação nesse edital do Prafe. Já os alunos beneficiados pelo Edital Prape 2018/2 – 2º Semestre deverão se inscrever no edital do Prafe a ser lançado no segundo semestre de 2019.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc pelo e-mail
cae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.
Siga as novidades da universidade pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010