Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

14/11/2018-10h43

Mestrado em Fisioterapia da Udesc terá centésima defesa de dissertação na terça

Estudo a ser defendido aborda efeitos da massoterapia para recuperar corredores de rua - Foto: GettyImages
Na próxima terça-feira, 20, às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sua centésima banca de defesa de dissertação de mestrado. Aberto ao público, o evento será no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Na banca, a acadêmica Paula Urio Bender defenderá o estudo "Os efeitos da massoterapia sobre a recuperação de corredores de rua após a prática esportiva: um ensaio clínico randomizado".

O trabalho foi orientado pela professora Clarissa Medeiros da Luz, com coorientação do professor Guilherme Silva Nunes. Também integram a banca os docentes Rodrigo Okubo e o convidado externo Marcos Amaral de Noronha, da Universidade La Trobe, da Austrália.

O evento será prestigiado por docentes, técnicos, acadêmicos e convidados. Para o coordenador do mestrado, professor Jocemar Ilha, é uma data "para se comemorar as conquistas das sucessivas gestões e os frutos positivos, com sucessos individuais e coletivos, do programa de pós-graduação, o único do sul do País destinado de forma exclusiva à produção de conhecimento na área de Fisioterapia".

Sobre a dissertação

O estudo de Paula buscou verificar se a massoterapia pode melhorar a dor muscular, a fadiga percebida, o humor e aspectos funcionais de recuperação de corredores após a prática esportiva, a partir da pesquisa com 78 praticantes da modalidade.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um experimental, que recebeu massagem no quadríceps para recuperação após atividade física; e um grupo controle, que recebeu mobilização articular placebo no quadril e no joelho. Todas as intervenções tiveram 10 minutos de duração e foram aplicadas imediatamente após os participantes correrem 10 quilômetros, simulando uma prova.

Segundo os resultados, o grupo experimental apresentou diminuição significativa da dor imediatamente após a intervenção, comparado ao grupo controle, e não houve nenhuma outra diferença relevante em nenhum outro momento de avaliação.

Os resultados levaram a mestranda a concluir que a massagem terapêutica foi efetiva apenas sobre a dor muscular imediata e tardia em corredores pós-corrida, comparada com a técnica placebo.

Inscrições para o mestrado

Entre os próximos dias 21 e 23, o Mestrado em Fisioterapia da Udesc Cefid abrirá inscrições para nove vagas remanescentes da turma de 2018. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mestradofisioterapia.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8660.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo que será apresentado aborda efeitos da massoterapia na recuperação de corredores de rua
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.