Aulas do doutorado em Computação Aplicada terão início em
3 de fevereiro de 2025. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
A partir de 2025, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá ofertar o novo curso de doutorado acadêmico em Computação Aplicada. A portaria de homologação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 29 de julho, possibilitando o início das atividades da pós-graduação.
O curso será disponibilizado pelo Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAP), do
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, que já disponibiliza o mestrado na área. A previsão é de que o edital de seleção da primeira turma seja divulgado ainda em 2024, com início das aulas no primeiro semestre de 2025. O ingresso será semestral.
O coordenador do PPGCAP, Maurício Aronne Pillon, destaca que há grande expectativa para o início do doutorado, que deve atender a demanda crescente da região por profissionais qualificados para atuarem na área. “O curso possibilitará um novo viés para o desenvolvimento tecnológico de Joinville e de Santa Catarina”, comenta.
Pillon também ressalta as possibilidades de parcerias entre a Udesc e as indústrias regionais, que cada vez mais têm apoiado e se aproximado do programa de pós-graduação. Entre as colaborações em desenvolvimento estão o
Ágora.UNI, hub de inovação de Joinville voltado para projetos entre universidades e empresas no Ágora Tech Park.
Lançado em 2012, o Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada já formou 132 mestres. Outras informações sobre o doutorado podem ser obtidas na
página do programa ou pelo e-mail
ppgcap.cct@udesc.br.
Novas pós-graduações da Udesc
Em julho deste ano, a Udesc obteve a aprovação de dois novos doutorados profissionais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): de Enfermagem, que será ofertado pela Udesc Oeste, e de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, disponibilizada pela Udesc Joinville. No momento, os cursos aguardam a autorização e reconhecimento Ministério da Educação para início das atividades.
A recomendação da Capes é uma etapa anterior à homologação do MEC, e resulta da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN 2023), que considera critérios como a adequação da proposta ao contexto, a importância socioeconômica da formação, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica da universidade.
Atualmente, a Udesc conta com 35 mestrados e 25 doutorados, tanto na modalidade acadêmica como profissional, relacionados a diversas áreas do conhecimento. Além dos dois cursos em processo de homologação, a universidade possui ainda oito propostas de mestrados e doutorados em análise pela Capes:
-
Mestrado acadêmico em Ciências Contáveis (Udesc Alto Vale)
-
Mestrado acadêmico em Economia (Udesc Esag)
-
Mestrado acadêmico em Engenharia de Produção (Udesc Planalto Norte)
-
Mestrado acadêmico em Sistemas Costeiros e Lagunares (Udesc Laguna)
-
Doutorado acadêmico em Ciências Ambientais (Udesc Lages)
-
Doutorado acadêmico em Física (Udesc Joinville)
-
Doutorado profissional em Design de Vestuário e Moda (Udesc Ceart)
-
Doutorado profissional em Gestão da Informação (Udesc Faed)
Para saber mais sobre as pós-graduações da Udesc, entre em contato com a
pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934