Expectativa é de que as atividades iniciem no início de 2025.
Foto: Jonas Pôrto/Udesc
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou nesta semana o novo doutorado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó.
O doutorado profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde será ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf), da
Udesc Oeste, que já disponibiliza o mestrado na área desde 2017. A expectativa é de que o processo seletivo para a primeira turma ocorra no início de 2025.
Após ser aprovada pelo
Conselho Universitário (Consuni) em outubro de 2023, a proposta foi enviada à Capes, que considerou critérios como a adequação ao contexto, a importância socioeconômica da formação, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica da universidade para oferecer o curso.
A análise da Capes observou, ainda, a infraestrutura de Ensino e Pesquisa, o quadro de professores, o acesso a equipamentos de informática, entre outros aspectos. Agora o projeto segue para autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O curso terá duração de quatro anos e contará com duas linhas de pesquisa: Tecnologias do Cuidado de Enfermagem e Saúde , e Gestão do Trabalho e Formação em Saúde e Enfermagem, ambas relacionadas à Atenção Primária à Saúde .
De acordo com a coordenadora do PPGEnf, Edlamar Kátia Adamy, o doutorado será voltado para enfermeiros que atuam em diferentes serviços de saúde. “O objetivo é formar doutores para atuação profissional qualificada, autônoma, transformadora e empreendedora para a prática clínica e gerencial, na perspectiva do cuidado integral e gestão participativa”, ressalta.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na
página do PPGEnf ou pelo e-mail
ppgenf.ceo@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934