A arquiteta e urbanista Carolina Stolf Silveira, professora do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, disponibilizou o conteúdo da apresentação sobre mobilidade, acessibilidade e caminhabilidade que fez no 6º Seminário de Acessibilidade Cidade para Pessoas, no mês passado, em Florianópolis. Confira o conteúdo.
Na palestra, Carolina destacou a importância do reordenamento do espaço urbano com foco nas pessoas.
Ela ressaltou a falta de caminhabilidade nas calçadas brasileiras, alertando que o problema é de todos: "Mesmo quem não tem nenhuma dificuldade de locomoção, irá envelhecer. Com o avanço da idade, as funções ficam debilitadas para a maioria das pessoas", afirmou.
Segundo a professora, "se o local for pensado para facilitar a vida daqueles que não podem andar ou enxergar, também será um espaço adequado para a mobilidade de uma criança, um idoso ou qualquer pessoa".
Sobre o evento
O 6º Seminário de Acessibilidade Cidade para Pessoas foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC). Com participação de especialistas de diversos órgãos e entidades do Estado, o evento visou disseminar a política de planejamento, com foco no desenvolvimento de projetos nas áreas de edificações, mobilidade urbana e infraestrutura pública.
Entre as instituições participantes, estiveram o Ministério Público (MP-SC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e a Prefeitura de Florianópolis.
Atuação na área
Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, Carolina tem graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com período de doutorado sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica.
Na sua trajetória acadêmica, já desenvolveu pesquisas de campo abordando espaços públicos urbanos e de transporte de Londres, Bruxelas e Viena.
Em 2018, atuou em um projeto de pesquisa para implementação de planos e políticas de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Florianópolis, junto ao Observatório de Mobilidade Urbana da Ufsc e em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Região. Sua participação envolveu a especificação dos requisitos de acessibilidade no transporte coletivo.
A professora também trabalhou junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) no desenvolvimento do plano de mobilidade e do primeiro plano diretor de transportes ativos do País, para bicicleta e a pé.
Em novembro deste ano, Carolina participou de uma sessão especial sobre acessibilidade nas calçadas na Câmara Municipal de São José. Ela gravou um vídeo para o encerramento do evento.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carolina.silveira@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010