Projeto foi realizado pelo professor Fabiano Baldo e dois alunos Flávio Roberto e João Pedro - Foto: Divulgação
Um projeto desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville recebeu premiações na
Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Jedi) na edição de logística e mobilidade. O evento ocorreu em 17 e 18 de agosto, no Ágora Tech Park.
O trabalho foi realizado pelo professor Fabiano Baldo, do departamento de Ciência da Computação e dois alunos do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada, Flávio Roberto Bayer e João Pedro Schmitt.
O objetivo do projeto é a otimização em tempo real da alocação de frotas de empresas de transportes a fim de maximizar a ocupação e minimizar os deslocamentos dos veículos para atender todas as entregas e coletas.
A iniciativa utilizou técnica de Inteligência Artificial capaz de explorar as combinações de alocação de entregas dos veículos da frota e identificar a melhor opção. Os resultados estão sendo validados em algumas empresas de transporte de Joinville.
O grupo da Udesc foi um dos cinco aprovados no evento. O Jedi é um encontro que promove o uso de metodologias e estratégias inovadoras para desenvolver negócios de impacto a partir da solução de problemas existentes.
Como uma das premiações, o grupo fará uma apresentação na
Feira Logistique 2019, entre 27 e 29 de agosto, na Expoville. Além disso, o grupo terá oportunidade de colocar a ideia em prática em um coworking.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930