Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica
O Programa atende pacientes com doenças cardiopulmonares e metabólicas encaminhados pela rede pública e privada de saúde. Antes de iniciar a reabilitação o paciente realiza diversas avaliações que vão subsidiar a prescrição do exercício físico, em conjunto com a análise de exames médicos. A partir daí, o indivíduo é direcionando à fase II, III ou IV da reabilitação cardíaca.
Na fase II são atendidos os pacientes que necessitam de um monitoramento mais intenso, com atendimento individualizado, já que estão na fase de convalescença. O monitoramento e acompanhamento da progressão de cada um é feita por meio da frequência cardíaca, da percepção subjetiva do esforço, da distância percorrida e da carga suportada durante o exercício. A fase IV também é supervisionada, contudo, não exige um acompanhamento tão intensivo, já que o paciente encontra-se em uma condição clínica melhor. São avaliadas a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço durante o treinamento. Já a fase 4, também é conhecida como reabilitação sem supervisão, já que pode ser realizada a distância, com o monitoramento sendo feito pelo próprio paciente.
Coordenação
Prof. Dr. Magnus Benetti
magnus.benetti@udesc.br
Contato
Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício
ncme.cefid@udesc.br
(48) 3664-8643 ou (48) 3664-8644
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.