PRODUÇÃO CIENTÍFICA
2025
2024
2023
FOLLE, A.; BENITES, L. C.; DUEK, V. P.; NASCIMENTO, R. K.; FARIAS, G. O. Trajetória de vida de professores de Educação Física: percursos pessoais, formativos e profissionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, p. 94-105, 2023. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n1p94-105
GUIMARÃES, J. R. S.; NASCIMENTO, R. K.; BOTH, J.; MAZO, G. Z.; FOLLE, A. Qualidade de vida de professores de Educação Física da região da Grande Florianópolis, Brasil. Journal of Physical Education (Online), v. 34, e-3404, 2023. https://doi.org/10.4025/JPHYSEDUC.V34I1.3404
PEREIRA, M. P. V. C.; FOLLE, A.; PEREIRA, N.; CIRINO, C.; MOTA, Í. D.; SCAGLIA, A.; FARIAS, G. O. Fight disciplines in Physical Education undergraduate courses: analyzes in Brazilian higher education institutions?. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, 2023.https://imcjournal.com/index.php/en/
FLACH, M. C.; MACIEL, L. F. P.; DALLEGRAVE, E. J.; COLLET, C.; BENITES, L. C. ; DUEK, V. P. ; FARIAS, G. O.; FOLLE, A. Rotina de estudos de atletas-estudantes durante a formação esportiva. Retos, v. 47, p. 228-237, 2023.
MACIEL, L. F. P.; FARIAS, G. O.; DALLEGRAVE, E. J.; FLACH, M. C.; NASCIMENTO, J. V.; FOLLE, A. Sports and school involvement and performance: a systematic review of literature. Retos, v. 47, p. 12-24, 2023.
ARALDI, F. M.; MARTINS, A. C.; MOTA, I. D.; BOTH, J.; GUIMARÃES, A. C. A.; FARIAS, G. O.; FOLLE, A. Qualidade de vida de professores de Educação Física universitários: uma análise de Clusters. Journal of Physical Education (Online), v. 33, p. 1-11, 2023. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3346
2022
OLIVEIRA, C. R.; TRUSZ, R. D.; FARIAS, G. O. Competências profissionais de um professor de Educação Física atuante na educação especial: um relato de experiência. Revista Prática Docente, v. 7, p. e012, 2022.
CARDOSO, A.A.; BACKES, A. F. ; MANTA, S. W. ; RESENDE, R. ; FARIAS, G. O. ; NASCIMENTO, J. V. . Passos e descompassos: a dança nos currículos de formação inicial em educação física. Pró-Posições (UNICAMP. ONLINE), v. 33, p. e20210023, 2022. https://www.scielo.br/j/pp/a/SNJHrbv4TH4n9TCN4yjTzMk/
FARIAS, G. O.; ZILCH, G. R.; MOTA, Í. D.; RODRIGUES, J. D.; SOUZA, L. S.; PEREIRA, M. P. V. C.; PEREIRA, N. Atividade física, qualidade de vida e uso de drogas por estudantes. Cadernos de Aplicação, v, 35, p. 1-11, 2022. http://doi.org/10.22456/2595-4377.1225
FLACH, M. C.; MACIEL, L. F. P.; FOLLE, A. Experiencias deportivas a través del proyecto de extensíon del baloncesto: intercambios internacionales. Revista de Educación, Motricidad e Investigación. v, 19, p. 82-91, 2022. https://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/e-moti-on/article/view/5406
FLACH, M. C.; FIGUEIREDO, J. P.; FOLLE, A. O basquetebol na pandemia da Covid-19: experiências de um projeto de extensão universitária. In: Maristela de Lima Ferreira; Ricardo Hugo Gonzales. (Org.). Actividad física para jóvenes durante la pandemia. 1ed.Curitiba: Bagai, 2022, v. 1, p. 23-38. https://drive.google.com/file/d/14--T7ofViblfBniQ9iCruetX_glQGE7a/view
ARALDI, F. M. ; MARTINS, A. C. ; MOTA, Í. D.; BOTH, J. ; Guimarães, A.C.A. ; FARIAS, G. O. ; Folle, A. . Qualidade de vida de professores de educação física universitários: uma análise de clusters. Journal of Physical Education (Online), v. 34, p. 3303, 2022. https://www.scielo.br/j/jpe/a/ndMjfrV9jYbbgmNbpzLW4Fr/abstract/?lang=pt
MOTA, Í. D.; PEREIRA, M. P. V. C. ; ZILCH, G. R. ; CORREIA, C. K. R. ; CARDOSO, A. A. ; BOTH, J.; FARIAS, G. O. . Associação entre a prevalência da Síndrome de Burnout e o nível de atividade física de estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil. Retos, v. 45, p. 842-850, 2022. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/90262
MOTA, Í. D.; ARALDI, F. M. ; PEREIRA, M. P. V. C. ; ZILCH, G. R. ; BOTH, J. ; FARIAS, G. O. Saúde dos estudantes universitários: prevalência da atividade física associada aos fatores em diferentes áreas acadêmicas. Corpoconsciência, 2022. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13089
BIKEL, R. L.; BENITES, L. C. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: antes e durante a pandemia de Covid-19. Revista Motrivivência, v. 34, p. 1-18, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84681
PYKOCZ, D.; BENITES, L. C. A Integração do Currículo: a contextualização e os temas transversais. Retratos da escola, v. 16, p. 1073-1089, 2022. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1481
ANANIAS, E. V.; SOUZA NETO, S.; BENITES, L. CERIGNONI. A formação de professores de educação física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v.30, p.1 - 30, 2022.
FERREIRA, J. S.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, SAMUEL. A relação Universidade-Escola no Estágio Curricular Supervisionado: uma revisão sistemática. Humanidades & Inovação, v.8, p.10 - 28, 2022.
MOTA, I.D.; BOTH, J.; Pereira, M. P. V. C.; ARALDI, F. M.; ZILCH, G. R.; CARDOSO, A. A.; DUTRA, J. R.; FARIAS, G. O. Prevalencia del síndrome de Burnout en diferentes áreas académicas y su relación con las características sociodemográficas. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, v. 14, n. 1, p. 82–90, 2022. https://doi.org/10.32348/1852.4206.v14.n1.28787
DUTRA, J. R.; MOTA, I. D.; CORREIA, C. K.; ARALDI, F. M.; FARIAS, G. O. Calidad de vida de adolescentes en situación de vulnerabilidad social (Quality of life among socially vulnerable adolescents) (Qualidade de vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social). Retos, v. 45, p. 868-877, 2022. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.89987
MACIEL, L.F.P.; FOLLE, A.; FLACH, M.C.; SILVA, S.C.; SILVA, W. R.; BEIRITH, M. K.; COLLET, C. The Relative Age Effect on Athletes of the Santa Catarina Basketball Federation. Montenegrin Journal of Sports Science and Medicine, v. 11, n. 1, p. 29–35, 2022. https://doi.org/10.26773/mjssm.220303
ARALDI, F. M.; FARIAS, G. O.; FOLLE, A. Pedagogia universitária: contextos, concepções, formação e intervenção docente. Revista Panorâmica, v. 36, p. 85-99, 2022. https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1512
PEREIRA, M. P. V. C.; FOLLE, A.; MILAN, F. J.; TRUSZ, R. D.; FARIAS, G. O. Scientific production on martial arts and combat content in school physical education: a review study. Ido Movement for Culture. Jornal of Martial Arts Anthropology, v. 22, p. 33-43, 2022. http://www.imcjournal.com/index.php/en/volume-xxii-2022/contents-number-31/1798-scientific-production-on-martial-arts-and-combat-sports-content-in-school-physical-education-a-review-study
PEREIRA, M. P. V. C.; FOLLE, A.; FLORIANO, L. T.; SOUZA, F. G.; WIGGERS, L. L. J.; FARIAS, G. O. Teaching combat sports in school Physical Education: development of specific motor skills. Ido Movement for Culture. Jornal of Martial Arts Anthropology, v. 22, p. 58-63, 2022. https://sponet.de/Record/4083042
PEREIRA, M. P. V. C.; FOLLE, A.; DETANICO, D.; GRAÇA, A. B. S.; FARIAS, G. O. Percurso docente: identificando a construção de conhecimentos para o ensino em disciplinas de lutas. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v. 17, p. 140-157, 2022. DOI: 10.18002/rama.v17i2.7352
2021
ARALDI, F. M.; FEIJÓ POULSEN, F.; GUIMARÃES, A. C. A.; BOTH, J.; FARIAS, G. O.; FOLLE, A. Qualidade de vida de professores de Educação Física do Ensino Superior da mesorregião Grande Florianópolis. Revista Thema, v. 19, n. 3, p. 829–841, 2021. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.829-841.2349.
SOUZA, E.; BENITES, L. C. Educação profissional e tecnológica no Brasil: uma história de avanços e retrocessos. Revista Cocar (Online), v.15, p.1 - 19, 2021. https://doi.org/10.14507/epaa.30.6654
SOUZA, E.; BENITES, L. C. A Educação Física no Ensino Médio integrado: Análise de teses e dissertações defendidas em programas brasileiros de pós-graduação. Reserach, Society and Development, v.10, p.e11610413998, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13998. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13998
SOUZA, L. C.; MACIEL, L. F. P.; FARIAS, G. O.; FOLLE, A.; DUEK, V. P. Estudo bibliométrico da produção sobre Educação Física na Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE. Revista Educação Especial, 34, e45/1–23, 2021. https://doi.org/10.5902/1984686X66235
MACIEL, L. F. P.; FLACH, M. C.; SALLES, W. N.; QUINAUD, R. T.; NASCIMENTO, J. V.; FOLLE, A. Development and validation of the Perceived Influences on Sport and Study Assessment Scale. Avaliação Psicológica, v. 20, n. 3, p. 274-288, 2021. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2021.2003.20861.02.
PEREIRA, M. P. V. C.; FOLLE, A.; NASCIMENTO, R. K.; CIRINO, C.; MILAN, F. FARIAS, G. O. Judo teaching through games: systematic organization according to the principles of complex games networks, Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, v. 21, n. 3, p. 1-8, 2021. http://imcjournal.com/index.php/en/1671-judo-teaching-through-games-systematic-organization-according-to-the-principles-of-complex-games-networks
NASCIMENTO, R. K.; BOTH, J.; GUIMARÃES, J. R. S.; BENITES, L. C.; FOLLE, A. Perfis de satisfação no trabalho: um estudo com professores de educação física, Retos, v. 42, p. 220-227, 2021. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v42i0.83171
2020
TRUSZ, R. D.; BOTH, J.; SANTOS, J. H.; FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, p. 1-7, 2020.
PEREIRA, M. P. V. C.; MOTA, Í. D.; LACERDA, E. B. ; FARIAS, G. O. . Construção e validação preliminar de instrumento para a compreensão do ensino das lutas na educação física escolar. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v. 14, p. 56-66, 2020. https://buleria.unileon.es/bitstream/handle/10612/16483/Construcci%C3%B3n_Validaci%C3%B3n_Preliminar_Instrumento_Compresi%C3%B3n_Ense%C3%B1anza.pdf?sequence=1&isAllowed=y
MOREIRA, G. C.; NASCIMENTO, R. K.; CARDOSO, A. A.; SAMPAIO, G. B. S.; BEZERRA, L. A.; FARIAS, G. O. Ginástica no contexto escolar: uma revisão sistemática, Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 29-41, 2020. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10298
GUIMARÃES, J. R. G.; NASCIMENTO, R. K. GUIMARÃES, A. C. A.; BOTH, J. FOLLE, A. Quality of life: cluster analysis on physical education teachers, Saúde e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 525-535, 2020. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n3p525-535
2019
2018
2017
2016
2015
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.