Fisiopatologia e terapêutica experimental respiratória
Estuda os efeitos do exercício físico sobre as lesões pulmonares, por meio de projetos que analisam a reabilitação pulmonar em modelos experimentais. Usa análises fisiopatológicas realizadas por meio de técnicas bioquímicas e histólógicas.
Pesquisadora:
Prof.ª Dr.ª Deborah de Camargo Hizume
Neurobiologia da reabilitação
Estuda os efeitos de diferentes protocolos de reabilitação na recuperação funcional e na plasticidade neuromuscular dependente da atividade em modelos de transtornos neuromotores.
Os projetos de pesquisa são voltados para a reabilitação em modelos experimentais das patologias sensório-motoras decorrentes de lesões neurológicas. Modelos de estudo: lesão traumática de nervos periféricos (LNP), lesão medular (LM) e Parkinson. As estratégias terapêuticas testadas são treinamento sensório-motor (equilíbrio, coordenação e sensorial), treino de marcha em esteira ergométrica e fortalecimento muscular.
Esses trabalhos analisam os possíveis efeitos específicos dos protocolos de treinamento de reabilitação (isolados ou combinados) em modelos animais (ratos ou camundongos) de lesões do sistema nervoso central (SNC) ou periférico (SNP).
As ferramentas de pesquisa são testes comportamentais das funções neuromotoras: locomoção (atividade locomotora geral e marcha), coordenação motora, sensibilidade e força muscular. A análise da plasticidade neuromuscular é feita por meio técnicas histológicas e bioquímicas.
Pesquisadores:
Profa. Dra. Alessandra Swarowsky
Prof. Dr. Jocemar Ilha
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.