Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape)
O Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE) foi criado em 10/1989 pelo Prof. Dr. Alexandro Andrade, como o 1º Núcleo de Pesquisa do CEFID/UDESC, evoluiu para Laboratório de Aprendizagem Motora em 08/1990 & foi atualizado em 03/1999 para LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - LAPE. O LAPE é um Laboratório e GP que reflete o esforço de dezenas de estudantes e pesquisadores ao longo de seus 35 anos de existência completados em 2024. No LAPE são desenvolvidas pesquisas, ensino e extensão associadas as linhas de pesquisa na Psicologia do Esporte e do Exercício (PEE) que são “Atividade Física e Saúde / Psicologia do Exercício / Psicologia do Esporte / Desempenho no Esporte / Qualidade do ar e poluição na saúde e no esporte”, desenvolvendo em menor grau estudos na epistemologia, inovação e tecnologia.
Nosso LAPE desenvolve ensino, pesquisa e extensão produzindo conhecimento, prestando serviços e atendimento a comunidade e formando estudantes e profissionais nas linhas de pesquisa do laboratório.
Nosso objetivo é pensar, planejar, desenvolver e avaliar ações que promovam saúde e bem-estar da população atingida pelos projetos e resultados, educação de crianças, jovens, adultos e idosos, melhoria da performance e recuperação e a prevenção de lesões em atletas, tendo como uma das bases do LAPE a saúde mental, o bem estar psicológico, a desenvolvimento de habilidades psicológicas para o pleno exercício físico no lazer ativo, na busca de saúde e bem estar e nas mais diversas atividades profissionais e esportivas.
O público atendido pelo LAPE tem sido composto por pacientes com doenças reumáticas, fibromialgia e dor em especial, com depressão, ansiedade e transtornos de humor, sobreviventes de câncer de mama, idosos, atletas, crianças e adolescentes. Atualmente, as propostas também são voltadas para a educação sobre impactos e cuidados com a qualidade do ar em ambientes para prática de exercício físico e reabilitação fisioterapêutica, bem como os efeitos da poluição indoor e outdoor em praticantes de exercícios físicos e esporte.
A equipe é composta por pesquisadores de diferentes instituições, sendo eles: doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação, todos estão envolvidos no programa de extensão, nos projetos de pesquisa e no âmbito de ensino. Importante destacar que vários dos estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado envolvidos na equipe do programa de extensão, trazem o olhar crítico e atento da pesquisa, sendo a maioria bolsistas da Capes, CNPQ ou Udesc. Os projetos são coordenados e orientados pelo professor Alexandro Andrade e desenvolvidas com seus orientandos e professores colaboradores, sendo de grande importância a troca de conhecimento e aprendizagem na relação entre os alunos de pós-graduação, pesquisadores e os graduandos.
Destaca-se ainda a importância do exercício físico estruturado e orientado proporcionando benefícios na saúde física e mental dos indivíduos atendidos pelo programa. Entre esses benefícios destacam-se: redução dos sintomas depressivos, melhora da qualidade do sono e redução da sonolência, melhora do estado de humor, redução da ansiedade, diminuição do estresse, diminuição da dor, aumento da capacidade funcional e melhora na qualidade de vida. Adicionalmente, o programa possui ainda um impacto social evidente, considerando o acesso gratuito à assistência especializada à população atendida, reduzindo assim as demandas dos serviços privados e públicos de saúde.
Coordenação
Prof. Dr. Alexandro Andrade - Professor Titular UDESC / Pesquisador PQ CNPq
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.