O Lagesc estrutura as suas análises a partir do construto Identidade de Gênero/ Sexo e suas três dimensões: Sexo Biológico, Orientação de Gênero e Orientação Sexual. Nesse sentido a Identidade de Gênero/Sexo é estudada nas três linhas de pesquisa do PPGMCH/Udesc (Atividade Física e Saúde, Comportamento Motor e Desempenho no Esporte) e na linha de pesquisa“Educação, Comunicação e Tecnologia” no PPGE/Udesc.
Atividade Física e Saúde (PPGCMH): Estuda as implicações da atividade física na promoção, prevenção e manutenção da saúde e da qualidade de vida.
Comportamento Motor (PPGCMH): Estuda os aspectos motores, cognitivos, de crescimento e de desenvolvimento que compõem os processos de aprendizagem e controle de habilidades motoras.
Desempenho no Esporte (PPGCMH): Estuda os componentes do desempenho esportivo voltados à melhora do rendimento.
Educação, Comunicação e Tecnologia (PPGE): A linha investiga a área da Educação nas interfaces com a comunicação, tecnologia, trabalho, cibercultura, mídias, inovação, arte, currículo, diversidade e diferentes linguagens.
O grupo inicialmente estruturou-se em torno de três já tradicionais laboratórios de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde e Esportes da UDESC, o LAGER, o LAGESC e o LADADE. Os três laboratórios basicamente desenvolvem pesquisas na área do desenvolvimento humano com ênfase na atividade física e saúde, comportamento motor e antropologia/psicologia social junto aos cursos de graduação em Educação Física e Fisioterapia. A partir de 2017 o Grupo teve uma ampliação de seu nome, como também, uma reformulação de seus integrantes. O Grupo ficou mais centrado nas atuais linhas de orientação do professor Fernando Luiz Cardoso nos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Atualmente o Grupo assume uma base epistemológica centrada nas relações entre natureza e cultura com desenhos e métodos de pesquisa que articulam técnicas qualitativas e quantitativas que busquem explicar o movimento humano enquanto um comportamento.
Linha 01: Atividade física relacionada a saúde, exercício físico, aptidão física e desempenho no motor.
Objetivo: Investigar a relação entre atividade física com indicadores da saúde humana, bem como o desenvolvimento e validação de instrumentos psicossociais. Além disso, a linha se caracteriza também por desenvolver estudos e pesquisas em torno do self, como conceito de identidade de gênero, atlética, esquemas do autoconceito, bem como variáveis cognitivas inerentes ao contexto esportivo.
Linha 02: Comportamento motor, corporeidade e desenvolvimento.
Objetivo: A linha se caracteriza por desenvolver estudos e pesquisas em torno dos aspectos ponderais e desenvolvimentais ao longo do ciclo vital, com ênfase nas necessidades educacionais especiais. As pesquisas giram em torno do conceito de identidade de sexual/gênero e identidade motora, com fundamentação no anthropos humano e nas teorias da evolução.
Linha 03: Tecnologias digitais aplicadas ao movimento humano e a cognição.
Objetivo: Estudar e desenvolver novas aplicações das tecnologias digitais na elaboração de instrumentos científicos, pedagógicos e clínicos que avaliem a corporeidade e a cognição humana. Articular o conceito de Ludicidade Humana as novas tecnologias digitais pautadas no principio da imersão espontânea.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.