Âmbito da Universidade:
No âmbito de atuação da Universidade procura atuar:
Ensino: Internamente visa integrar as ações desenvolvidas nas disciplinas dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Fisioterapia (Bacharelado) que tenham conteúdos relacionados ás populações especiais, tais como tais como pessoas com deficiências (física, auditiva, mental, visual), portadores de patologias (cardíacos, obesos, asmáticos) e portadores de condições especiais (gestantes, idosos, entre outros), assim como a manutenção curricular do curso de Pós-graduação lato sensu em Atividade Motora Adaptada. Externamente visa oferecer cursos de qualificação e aperfeiçoamento, sob demanda das instituições que atuam com populações especiais.
Pesquisa: Busca desenvolver estudos e pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas às populações especiais, estreitando as parcerias para que a Universidade tenha sempre campos de coleta de dados e as instituições tenham sempre o suporte metodológico às suas pesquisas científicas desenvolvidas, usufruindo da produção de conhecimento atual e compatível com a realidade da região.
Extensão: Procura oferecer programas/eventos, de nível local e regional, tanto da demanda oriundas das instituições parceiras, quanto da necessidade de oferta da Universidade de conhecimentos teóricos e práticos para intervenção com populações especiais, como cursos, arbitragens de jogos paradesportivos, eventos científicos, eventos recreativos, esportivos e de lazer.
Âmbito Educacional e Social
No âmbito de atuação da Educação Especial e dos processos de inclusão social, procura atuar:
Escola Especial: Busca atuar nos processos de adaptação de populações especiais, desde atividades esportivas, recreativas e de lazer até curriculares e de acessibilidade, através de estudos e intervenções pedagógicas, psicológicas e clínicas.
Escola Regular: Busca atuar nos processos de inclusão educacional de populações especiais, desde a simples inserção física até a aceitação total destas populações, através de estudos e intervenções pedagógicas, sociológicas e filosóficas.
Unidades de Saúde: Busca atuar nos processos de adaptação de populações especiais, através de estudos e intervenções clínicas sob o enfoque preventivo e reabilitativo.
Empresas: Busca atuar nos processos de inclusão social de populações especiais, desde a simples inserção física até a aceitação total destas populações, através de estudos e intervenções mercadológicas, sociológicas e filosóficas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.