Submissão de trabalhos científicos (até 08/05)
Buscando disseminar conhecimentos produzidos nas Ciências do Movimento Humano, a organização do I Colóquio de Atividade Física e Saúde do PPGCMH Udesc Cefid receberá submissões para apresentação no formato de pôsteres.
Serão aceitos trabalhos originais resultantes de pesquisas científicas aplicadas ou básicas, teóricas ou empíricas que abordem temáticas relacionadas à Atividade física e Saúde.
Os pôsteres poderão ser apresentados, desde que estejam formatados no modelo exigido, a partir de dados típicos de pesquisa original, relatórios de projetos de ensino e/ou extensão, ou relatos de experiência de natureza clínica, técnica ou pedagógica, que tenham sido cientificamente tratados em todas as suas etapas.
PERIODO DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
FORMATAÇÃO
O pôster deve ser confeccionado nas seguintes dimensões:
a) Largura: 90 cm;
b) Altura: 120 cm;
c) Apresentação: Posição retrato (vertical).
O pôster deve ser elaborado com as seguintes informações:
a) Título: Deve representar adequadamente o trabalho. Deve ser escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Arial Narrow, tamanho 80. O subtítulo (se houver) deverá ser escrito em tamanho 60, inserido em nova linha logo abaixo do título, conforme modelo fornecido;
b) Autoria: Deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (máximo seis autores por trabalho), com numeração sobrescrita (a respectiva numeração deverá informar, nesta ordem: titulação acadêmica, instituição que representa, endereço eletrônico, conforme modelo fornecido;
c) Texto: Deve organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. Para tanto, utilizar linguagem formal, com uso de termos técnicos e específicos da área de conhecimento em questão. A qualidade do texto (gramática e ortografia) é de responsabilidade do(s) autor(es). O texto deve ser escrito com fonte Arial Narrow, tamanho 30, e deverá ser estruturado a partir dos seguintes itens:
- Introdução (apresentando o tema do estudo e sua problemática envolvida);
- Relevância (indicando sucintamente a relevância clínica, e/ou técnica, e/ou pedagógica envolvida);
- Objetivos (expondo a finalidade do estudo de forma clara e precisa);
- Método (apresentando o desenho do estudo, local, período, população/amostra, aspectos éticos, instrumentos, procedimentos e análise dos dados, para aqueles que se aplicarem; ou, desenho do estudo, identificação, seleção, extração e tratamento das fontes de informações, para aqueles que se aplicarem);
- Resultados e Discussão (apresentando e analisando os dados de modo a responder aos objetivos de forma organizada e com sequência lógica, além do debate entre os achados da pesquisa com a literatura especializada, para os artigos empíricos ou teóricos) ou Desenvolvimento (apresentando e analisando as informações identificadas, selecionadas, extraídas e tratadas de acordo com o tipo de estudo);
- Conclusões e Recomendações (destacando os achados mais relevantes e fornecendo recomendações e/ou sugestões para estudos posteriores).
d) Recursos gráficos: Devem ser identificados os elementos que melhor ilustram o seu trabalho (desenhos, tabelas, diagramas, gráficos, quadros, fórmulas, esquemas, fotos e outros), escolhendo os que mais valorizam o trabalho e reproduzi-los com a melhor qualidade gráfica possível. Cada imagem deve ser designada por seu nome específico, número, travessão e título, devidamente identificada quanto à sua autoria (caso seja de autoria dos proponentes do pôster, indicar “Autoria do Autores”). Caso as imagens contenham crianças, obrigatoriamente deve haver o desfoque do rosto, caso esteja visível, de modo a impedir a identificação pública.
d) Referências: As referências devem ser elaboradas de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas técnica) - NBR 6023.
e) Aprovação ética: Todos os trabalhos apresentados que tiverem Seres Humanos como participantes do estudo científico, da experiência de extensão ou de ensino, deverá obrigatoriamente constar o número do CAAE da Plataforma Brasil e do número do parecer aprovador.
f) Patrocínio, Financiamento ou Fomento: Caso o pôster seja resultado de estudo ou experiência de extensão ou ensino em que tenha sido patrocinado, financiado ou fomentado com bolsas de apoio, deverá constar o órgão, o tipo e o agradecimento nos formatos exigidos pelas respectivas agências.
FORMAS ALTERNATIVAS DE ELABORAÇÃO
Fica encorajada também a confecção de pôsteres com caráter de relatos de experiência acerca de temáticas que estejam provocando discussões no meio científico, clínico, técnico ou pedagógico que reflitam, mas não necessariamente se encerram, em questionamentos acerca de comunicação e divulgação do saber científico; controvérsias técnicas e científicas; relação entre ciência e tecnologias; e dificuldades no desenvolvimento técnico-científico, sempre relacionados à Atividade Física e Saúde. Nesse formato as normas de estruturação do texto podem ser diferentes das normas técnicas adotadas para os demais formatos aceitos, mas necessitam devem ser empreendidos os melhores esforços no fornecimento de informações que permitam conhecer a problemática envolvida, a realidade relatada e as implicações envolvidas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PÔSTER
Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:
a) Padrão exigido (com exceção das formas alternativas de apresentação)
b) Relevância para o tema central do evento
c) Fundamentação técnico-científica
d) Sequência científica do estudo
e) Clareza e objetividade
f) Ortografia e gramática adequadas
g) Estrutura visual e organização
h) Relevância dos resultados alcançados ou das experiências relatadas
i) Referências atualizadas
j) Criatividade na apresentação visual
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.