A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes das atividades profissionais dos servidores, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde.
A Udesc conta com uma Cipa central e comissões nos centros (Cipas setoriais). Todas contam ainda com o apoio da Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional da Udesc. Os integrantes da Cipa são eleitos pelos servidores, para mandatos de dois anos.
A Cipa é prevista no Programa Estadual Saúde Ocupacional do Servidor Público, criado por lei em 2009. O programa cria essas comissões, já existentes na iniciativa privada, em todos os órgãos públicos estaduais.
São atribuições da Cipa:
Elaboração do mapa de riscos à saúde ocupacional, identificando esses riscos.
Divulgação de informações relativas à saúde ocupacional.
Verificações nos ambientes e condições de trabalho.
Prevenção de problemas de saúde ocupacional
Realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.