Título da ação: Valorização Cultural através de Vivências com Povos Indígenas.
Nome completo do(a) proponente: Gabriele Vanessa Tschöke
Apresentação(resumo):
O Patrimônio Cultural Imaterial compreende as tradições que comunidades recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes. A diversidade cultural do Brasil é muito rica, são 305 etnias (IBGE, 2010). Cada uma com suas tradições, saberes, simbologias e significados. A proposta é a realização do curso Valorização da Diversidade Cultural através de Vivências com Povos Indígenas onde os participantes visitarão as aldeias Takuaty, da etnia Guarani, e as aldeias Rio do Toldo e Plipatól, da etnia Laklãnõ, vivenciando e conhecendo sua história e cultura através das apresentações da música tradicional, dança, artesanato, trilha na mata, rodas de conversa e refeições com comida tradicional. A cultura e história da etnia Yawanawa também será apresentada nesse curso, após imersão da proponente desse curso na Aldeia Sagrada, no Acre para compreender maior diversidade cultural dos povos originários do Brasil. Será ofertada uma turma em 2023 e outra turma em 2024, com 28 vagas cada.
Objetivo geral: O objetivo é a valorização da diversidade cultural e a percepção do que nos atravessa e nos aproxima.
Metas: As metas são de aproximação e amizade às comunidades tradicionais próximas à Ibirama e de que os participantes revisem seus valores éticos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.