Título da ação: Digitalização do acervo documental da Sociedade Colonizadora Hanseática; Análise da influência italiana na Colônia Hansa-Hammonia.
Nome completo do(a) proponente: Rafael Rossi Schafer
Bolsista: Jonathan Rezende dos Santos
Apresentação(resumo):
A Sociedade Colonizadora Hanseática, foi responsável pela colonização de parte das terras de Santa Catarina incluindo a colônia Hansa-Hammonia (Hoje Ibirama e municípios que fazem parte do Vale Norte, microrregião do Alto Vale do Itajaí). Desde que a sociedade de colonização faliu, toda a documentação que diz respeito ao escritório da mesma no núcleo colonial de Hansa-Hammonia está arquivada junto ao Arquivo Público Municipal de Ibirama, cujo acervo é composto por mapas, livros de registro de venda de terras, recibos de quitação, títulos de terra, enfim, todos os documentos que fizeram parte do período de colonização das terras da Sociedade, na colônia Hammonia.
A proposta do projeto é a digitalização do acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática, (em parte já iniciada no edital anterior) e concomitantemente à digitalização, analisar a participação dos descendentes de italianos e trentinos na colonização da Colônia Hansa-Hammonia. Salvaguardar de forma digital esse patrimônio físico composto por documentos que datam do final do século XIX até meados do século XX, do Arquivo Público Municipal de Ibirama.
Somam-se a proposta original:
- Identificar as famílias descendentes de italianos e trentinos e a movimentação destes na colônia Hansa;
- Sensibilizar as populações de falantes da língua italiana, de todas as faixas etárias, à preservação e à transmissão de seu patrimônio linguístico;
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.