Diretrizes Curriculares do Curso
RESOLUÇÃO CNE / CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002 – ANEXO I.
Princípios que Norteiam a Formação Profissional
A Engenharia Sanitária é o ramo da engenharia que norteia seu foco e concentra seu objetivo de estudo acadêmico e sua capacidade de atuação em oito grandes grupos intimamente ligados a saúde pública e a construção da saúde ambiental:
I – sistemas de abastecimento de águas;
II – sistemas de excretos e de águas residuais;
III – coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos (lixo urbano e industrial);
IV – controle sanitário do ambiente;
V – controle de vetores biológicos transmissores de doenças;
VI – instalações prediais hidro-sanitárias;
VII – saneamento de edificações e locais públicos;
VIII – saneamento dos alimentos.
No intuito de consolidar este profissional de engenharia, norteia sua formação acadêmica nos princípios de:
A) Educação – que leva:
- a desenvolver ações de orientação e supervisão de agentes sanitaristas;
- a promoção de educação ambiental sanitária voltada às comunidades de baixa renda e em situações de carência quanto ao problema de saneamento básico;
- ao desenvolvimento de programas de orientação as empresas a respeito do esgoto industrial e possibilidade de contaminação de aqüíferos;
- a desenvolver ações que orientem, os consumidores para as questões normativas de saúde pública e ambiental;
- a desenvolver um espírito social e humanitário que mitigue as condições de vida das comunidades carentes.
B) Estudo – que busca:
- desenvolver projetos de saneamento básico: água, esgoto, resíduos, drenagem pluvial, urbana e rural;
- desenvolver uma fiscalização de obras de saneamento básico para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos;
- desenvolver novos métodos e técnicas de tratamento de resíduos industriais;
- identificar os melhores potenciais de captação, tratamento e distribuição de água;
- dinamizar a gestão de coleta e maximização do tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos;
- otimizar as operações de sistemas de tratamento de águas efluentes;
- desenvolver métodos e técnicas mais rigorosas de avaliação de impacto ambiental;
- uma forte educação ambiental e controle da qualidade ambiental.
C) Pesquisa – que objetiva;
- a busca das respostas para problemas ambientais locais, regionais e nacionais que promovam a qualidade de vida e a qualidade ambiental;
- uma maior especialização no projeto, na construção, na ampliação e na operação de sistemas de água e esgoto;
- o desenvolvimento de novos equipamentos de controle da poluição do meio ambiente;
- a busca de um desenvolvimento sustentável equilibrado;
- desenvolver ações de diagnósticos e caracterização do meio ambiente, monitoramento, controle, manutenção e recuperação da qualidade ambiental;
- a criação de novos métodos de otimizar os sistemas de abastecimento de águas, sistemas de adução, sistemas de captação, sistemas de tratamento e sistemas de distribuição;
- melhor entender e otimizar os sistemas de esgoto nos aspectos de coleta, transporte, tratamento e destinação final do esgoto, bem como seu aproveitamento;
- a busca e desenvolvimento de novas tecnologias de informação aplicadas ao meio ambiente e educação ambiental;
- inovar no desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias de produção de alimentos e de certificação.
D) Integração Social – que conduz:
- a desenvolver políticas de melhoria da socialização do bem-estar e da saúde pública;
- a responsabilidade social na coleta, acondicionamento, tratamento e destinação dos resíduos residenciais, comerciais e industriais;
- ao fazer socialmente e ambientalmente correto na comunidade;
-a atuação profissional e competitiva se descurar a proteção dos recursos naturais;
- ao aumento da consciência da sociedade em relação aos problemas ambientais.
O Curso e suas Finalidades
A Engenharia Sanitária tem seu objetivo ligado a promoção e manutenção da saúde pública e ao meio ambiente, mais especificamente no campo do saneamento, onde define e concentra seus meios e recursos. O profissional que a ela se dedica deve ser possuidor de grande espírito social e humanitário, pois abraça um campo de atividades que são essenciais aos países em precárias situações de desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Estudar e preservar o meio ambiente não implica em deixá-lo intacto, inexplorado, mas carrega consigo a idéia de seu uso racional, que evita sua degeneração e mantém as características que o habilitam à utilização por muitos anos e outras gerações futuras. A preservação ambiental assim entendida está embutida no conceito de promoção e manutenção da saúde pública, que no entendimento da OMS (Organização Mundial de Saúde) significa proporcionar condições perfeitas de completa sensação de bem-estar físico, mental e social de uma população.
O engenheiro sanitarista vê o meio ambiente com um olhar humanitário que direciona o pensar técnico-científico, face aos rápidos processos de urbanização e desenvolvimento industrial.
Dentro das preocupações governamentais com saneamento público visando o uso, preservação e recuperação de mananciais e bacias hidrográficas, o Curso tem também como finalidade desenvolver e implantar um pólo regional de estudo e pesquisa no setor de saneamento, agindo primeiramente como agente gerador e propagador de informações e conhecimentos, atendendo assim a necessidade de formar, habilitar e difundir recursos humanos na área sanitária, com capacidade de suprir as urgentes demandas de profissionais para a região e o estado.
Nesta perspectiva, os primeiros semestres do Curso são destinados prioritariamente ao estudo equilibrado dos conteúdos de base, tais como matemática, física, biologia, química, desenho, matérias de construção civil e informática entre outros, que dão abertura para os conteúdos de formação geral e profissional, tais como geologia, topografia, teoria das estruturas, estudos das águas, epidemiologia, solos, hidrologia, hidráulica, bioquímica, microbiologia entre outros. Os últimos semestres caracterizam-se pela formação específica equilibrando fundamentos com aplicações em conteúdos que incluem tratamento de águas, abastecimento, tratamento de efluentes, poluição da água, ar e solo, manejo de resíduos sólidos, planejamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, recursos hídricos, problemas de saúde pública, entre outros. Fecha-se o ciclo com o estágio curricular obrigatório e supervisionado, trabalho de conclusão de curso e tópicos relevantes que complementam a formação do profissional e que venham a definir especialidades.
Este Curso de Engenharia Sanitária prepara o profissional para trabalhar com:
•Sistemas de abastecimento de água e obras hidráulicas;
•Sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos;
•Sistemas de drenagem urbana e rural;
•Sistemas de tratamento de efluentes atmosféricos;
•Avaliação dos impactos ambientais;
•Planejamento e gestão de bacias hidrográficas;
•Educação ambiental;
•Controle de vetores;
•Estudo e ações referentes à melhoria da saúde pública;
•Gerenciamento de resíduos sólidos;
•Recuperação das águas degradadas;
•Pesquisa, análise, ensaios e divulgação técnica
Competências e Habilidades Exigidas
O Curso de Engenharia Sanitária do CEAVI da UDESC/ Ibirama, para a consecução de seu objetivo e construção do perfil do profissional exigido pelo mercado, buscará desenvolver no estudante um conjunto fundamental de competências e habilidades que permite:
•Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais a engenharia;
•Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
•Conceber projetos e analisar sistemas, produtos e processos;
•Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
•Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
•Desenvolver e/ ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
•Supervisionar a operação e manutenção de sistemas;
•Avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas;
•Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
•Atuar em equipes multidisciplinares;
•Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
•Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contesto social e ambiental;
•Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia
•Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
Especificamente, buscando ainda competências que vão desde o domínio, a concepção, o planejamento, o controle de sistemas, a investigação de processos, que permitam identificar, analisar e elaborar estudos, projetos e obras destinados à preservação e ao restabelecimento do meio ambiente, visando oferecer aos diplomados a necessária especialidade para:
•A gestão dos recursos naturais
•A análise e gestão dos sistemas ambientais;
•O controle da poluição e do estado do ambiente e sua reabilitação;
•O tratamento e recuperação de solos;
•A gestão da área ambiental de empresas;
•A elaboração de projeto e gestão de unidades de tratamento de água, efluentes líquidos e gasosos e de resíduos sólidos;
•A elaboração de projetos e gestão no domínio de redes de abastecimento de águas e de saneamento básico;
•Integrarem equipes de avaliação ambiental de projetos;
•Integrarem equipes de certificação e auditorias ambientais.
Este conjunto de competências e habilidades desenvolvidas no Curso se manifesta no profissional quando da execução das atividades de:
•Supervisão, coordenação e orientação técnica;
•Estudo, planejamento, projeto e especificações;
•Estudo da viabilidade técnico-econômica;
•Assistência, assessoria e consultoria;
•Direção de obra e serviço técnico;
•Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
•Desempenho de cargo e função técnica;
•Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão;
•Elaboração de orçamento;
•Padronização, mensuração e controle de qualidade;
•Execução de obras e serviço técnico;
•Fiscalização de obras e serviço técnico;
•Produção técnica e especializada;
•Condução de trabalho técnico;
•Condução de equipe de instalação, montagem e reparo;
•Operação e manutenção de equipamentos e instalação dos mesmos;
• Execução de desenho técnico.
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