PROJETO Novos Rumos: performance, análise e musicologia
Coordenador: Guilherme Sauerbronn de Barros
O presente projeto tem por objetivo abordar sob um triplo enfoque – interpretativo, analítico e musicológico – o repertório musical recente e contemporâneo, mais especificamente aquele produzido para piano e música de câmara a partir da segunda metade do século XX. Às inovações composicionais e estéticas trazidas por este repertório (uso mais intenso da tecnologia, notação musical alternativa, materiais sonoros não convencionais etc.) corresponde uma nova atitude interpretativa, com transformações importantes nos limites que distinguem as funções de compositor, intérprete e ouvinte. Como procedimento metodológico padrão, procuraremos combinar a experiência da performance do repertório com processos analíticos e contextualização musicológica, a fim de adquirir o máximo de propriedade estilística, técnica e estética na performance e o maior grau possível de profundidade crítica na produção acadêmica.
PROJETO Heinrich Schenker: análise, teoria e performance
Coordenador: Guilherme Sauerbronn de Barros
Este projeto visa retomar e dar continuidade a um projeto de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2006 e 2010, intitulado “Procedimentos Analíticos e Princípios Filosóficos: uma avaliação crítica da obra de Heinrich Shenker”. Este projeto conta com a participação da Profª Drª Cristina Capparelli Gerling (PPGMUS/UFRGS), aluna de Ernst Oster nos EUA e pioneira no estudo da obra
de Schenker no Brasil e do Prof. Dr. Josep Margarit Dalmau, professor de teoria e análise musical na Escola Superior de Música de Catalunya (Espanha). Encontram-se entre os objetivos do projeto estudar a obra teórica de Heinrich Schenker (1868-1935) bem como produzir análises originais de repertório tonal; também considera-se abordar a obra dos chamados teóricos “neoschenkerianos”,
responsáveis por adaptações conceituais e metodológicas na teoria schenkeriana, de modo a contemplar o repertório pré e pós tonal. A metodologia consistirá basicamente em pesquisa bibliográfica, análise e performance de obras musicais. Prevê-se a produção de artigos científicos, publicação de livros e capítulos, planejamento de disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, além de performances musicais vinculadas ao conceito de pesquisa artística, planejamento de disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, além de performances musicais vinculadas ao conceito de pesquisa artística.
PROJETO Conteúdos antigos e não-europeus na composição musical dos séculos XX e XXI
Coordenador: Luigi Antonio Irlandini Monteiro Lobato
A presença de conteúdos antigos e não-europeus na composição musical do século XX e contemporânea tem sido, desde o início de minha atuação profissional, o ponto central da orientação dos meus interesses e atividades como compositor, músico instrumentista e pesquisador. Está na base da minha poética artística, determinando procedimentos e processos composicionais, e está também na base da minha pesquisa musicológica, onde estudo o procedimento de outros músicos e estudiosos, que se tornam, então, referenciais teóricos e objeto de análise e pesquisa. O estudo desta interface entre conteúdos musicais antigos e não-europeus com a composição musical é uma vasta área de estudos interdisciplinares, que não se limita ao conhecimento das diferentes fases da música ocidental, mas que inclui também a filosofia e a estética, não só ocidental como também não-europeia. Este tem sido o meu projeto de pesquisa na UDESC, vinculado ao grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais do Departamento de Música, e à linha de pesquisa Processos Criativos na Composição e Interpretação Musicais do PPGMUS. Entendo por “conteúdo” tudo aquilo que é veiculado através da composição musical, seja uma ideia musical, estrutural, ou uma ideia “extra-musical” que se associa à música de modo a participar no constructiō da obra musical. Um exemplo disto muito presente na minha pesquisa é a ideia de movimento espiral, que se aplica diretamente ao modo pelo qual a temporalidade musical se organiza. Entendo por “antigo” tudo aquilo que não pertence ao pensamento moderno (1500 – 1900). A composição musical, embora tenha seus primórdios na escola de Notre-Dame dos séculos XII e XIII, se estabelece tipicamente na música do período racionalista, dos “grandes compositores” clássico-românticos (Beethoven, Mozart, Chopin), muito embora hoje em dia já se reconheçam como “grandes compositores” aqueles mais antigos, do Barroco (Bach, Handel) e da alta Renascença (Pier Giovanni da Palestrina, Tomás de Victoria, etc), mas este reconhecimento tem continuidade com a nossa época e o século XX graças à redescoberta deles feita no século XIX. O termo “música antiga”, que inclui os períodos medieval e renascentista, expressa esta mesma distinção com a modernidade que estou propondo aqui. O termo “não-europeu” parece ser, então, a contrapartida espacial do termo temporal “antigo”, e se refere às tradições musicais dos povos de todo o mundo, com exceção da Europa ocidental. O antigo e o não-europeu são, portanto, dois conteúdos que o próprio eixo principal (mainstream) ideológico, cultural, europeu/moderno não reconhece como pertencente ou conciliável a seu próprio universo e, por conseqüência, os identifica como problemáticos. A presença de tais conteúdos na música ocidental coloca em confronto formas mentais e cosmovisões diferentes. Daí o seu interesse de pesquisa, principalmente num mundo em globalização, onde as diferentes culturas estão em constante confronto e relação, ou numa cultura híbrida como a brasileira, que, desde o início de sua formação, vivencia o contraste do não-europeu e do ocidental. É na vertente “pós-moderna” que o antigo e o não-europeu encontram facilidade de acesso e penetração nas formas musicais do ocidente, mas mesmo aqui, esta penetração parece ser possível graças a um esvaziamento de conteúdo, a uma prática do hibridismo pelo hibridismo, da mistura pela mistura. Este projeto de pesquisa investiga e busca identificar a significância estética e social desta problemática do não-europeu e do antigo dentro da composição musical moderna e contemporânea. Sua natureza é interdisciplinar, e incorpora estudos nas áreas da composição e análise musicais, na musicologia e etnomusicologia, a estética, filosofia, antropologia, história das religiões, arqueologia, psicologia, semiologia e simbologia arquetípica.
PROJETO Ação pianística, análise e coordenação motora - Aplicações Interdisciplinares na organização da prática e desempenho musical
Cordenadora: Maria Bernardete Castelan Póvoas
O objetivo geral da pesquisa seria levantar pressupostos interáreas (domínios da prática músico-instrumental, controle motor, psicologia, cinesiologia e ergonomia, entre outros) e aprofundar o estudo sobre princípios técnico-instrumentais, sua relação com abordagens interdisciplinares do movimento, cognição e psicologia e sua aplicação na organização da prática instrumental com vistas à otimização do desempenho pianístico, tendo o resultado sonoro em permanente perspectiva. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar a relação entre coordenação motora e a simplificação-redução com a eficiência do movimento, suas consequências no tempo de trabalho e o desempenho instrumental; estabelecer conexões interáreas; propor a aplicação de procedimentos técnico-estratégicos de organização do movimento relacionados às conexões realizadas e a possível otimização do desempenho pianístico; aplicar estratégias técnico-instrumentais em repertório solo, camerístico e de grupos diversos em situações específicas de desempenho músico-instrumental; verificar possíveis relações entre conceitos levantados e a aplicação de estratégias técnicas com a motivação na aprendizagem e prática pianística, por meio de permanente análise de ações adotadas; avaliar qualitativa e quantitativamente o uso de tais recursos. As ações propostas para a realização desta investigação seriam: 1- revisão bibliográfica de pressupostos interdisciplinares cujas inferências à ação físico-muscular e/ou pianística ilustram e importam para a investigação aqui proposta; 2- estabelecimento de conexões entre o material estudado e a prática pianística, utilizando-se os ciclos de movimento e SMRD; 3- levantamento e aplicação de exercícios para o desenvolvimento de uma maior consciência dos membros superiores; 4- aplicação da RA (Refexão Analítica e Sistema de Rodízio) como orientação metodológica inicial em repertórios solista e em grupo. A aplicabilidade das conexões teóricas levantadas na organização da prática e desempenho pianístico deverá ser avaliada por meio da realização de análises qualitativa e quantitativa em experimento biomecânico (cinemetria e/ou eletromiografia) com a participação de pianistas, técnicos e demais pesquisadores. Além da produção de CD poderão ser produzidos outros materiais como vídeos e outras gravações.
PROJETO Estudos sobre tempo e performance musical
Coordenador: Maurício Zatmith de Almeida
O presente projeto tem como objetivo estudar a relação entre a ação do intérprete e as diversas naturezas de temporalidades que se apresentam nas mais variadas formas de discurso musical. Assim, temos por objetivo estudar e discutir o tratamento temporal na performance musical, a partir do estudo técnico-interpretativo de um repertório selecionado. Se, ao interpretar uma obra musical a partir da sua notação, o intérprete a recoloca no tempo, para que isso se realize de forma artisticamente satisfatória ele deve compreender e planejar cuidadosamente o fluxo dos eventos. Assim, esse estudo se apoia em uma metodologia na qual análise e performance dialogam e se informam mutuamente, tendo a questão temporal como ponto de convergência. Esse diálogo se estabelece no cruzamento de dados da construção interpretativa - registrados através de diários de estudo e recursos áudio-visuais - e deduções analíticas a respeito do movimento musical. Em relação ao trabalho realizado na pesquisa até o momento, pretende-se, nesta nova fase, trabalhar em mais uma frente de estudo: a análise de performances (minhas e de outros intérpretes), utilizando como suporte um software específico para análise de áudio. Como resultado da pesquisa, além de publicações, pretende-se realizar performances públicas do repertório selecionado para estudo, de modo que se articule pesquisa acadêmica e prática artística.
PROJETO Música para piano nos séculos XX e XXI no Brasil, Américas e Caribe
Coordenadora: Thais Lopes Nicolau
O projeto de pesquisa “Música para piano nos séculos XX e XXI no Brasil, Américas e Caribe” está diretamente ligado ao estudo da música de concerto, relacionando sua escrita composicional e pianística dos países selecionados. O trabalho será focado na obra para piano composta nos séculos XX e XXI. Além de uma análise formal e harmônica, a pesquisa visa estudar a relevância pianistico-pedagógica das obras selecionadas e discutir suas possíveis aplicações como material didático dirigido aos alunos da licenciatura e bacharelado em piano. As características principais da escrita pianística que definem cada obra serão apresentadas e servirão como base para discutir suas possíveis implicações no desenvolvimento técnico e artístico do aluno, assim como na apreciação e conhecimento das linguagens composicionais encontradas na música dos séculos XX e XXI. Os países e compositores a serem estudados e previamente selecionados serão: Brasil (3) Edmundo Villani-Côrtes, Edino Krieger e Gilberto Mendes, Argentina (1) Alberto Ginastera, Cuba (1) Ernesto Lecuona e Estados Unidos (2) Robert Muczynski e Abram Chasins. A quantidade de obras previstas é de 15 obras pré-selecionadas. Demais compositores serão selecionados no decorrer da pesquisa de acordo com a constatação de carência de informações sobre compositores específicos.
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