Da esquerda para a direita: Angélica Miranda, Caterina Pavão,
José Fragalli, Dayane Dornelles e Letícia Bonetti.
Foto: Fernanada Conceição/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Repositório Institucional (RI), um ambiente digital que unifica, preserva e democratiza o acesso a artigos científicos, livros, monografias, dissertações, teses e demais materiais produzidos pelos membros da universidade.
O evento de lançamento aconteceu no auditório Tito Sena, da Udesc Faed, em Florianópolis. O Repositório da Udesc partiu da iniciativa da Biblioteca Universitária (BU), com apoio de outros setores, como a Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicação (Setic) e da Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC) da universidade.
“A BU tem se dedicado há anos para transformar esse projeto em realidade, apesar dos desafios e obstáculos que surgiram pelo caminho. Nos últimos cinco anos, intensificamos nossos esforços, buscando parcerias e soluções criativas para superar as dificuldades e um novo capítulo iniciou com o compromisso do atual reitor e sua equipe ao apoiar integralmente esse projeto”, destaca a coordenadora da BU, Dayane Dornelles.
O objetivo do RI é de ampliar o impacto e o alcance das pesquisas e promover a visibilidade da produção intelectual da universidade, além de facilitar o acesso às publicações desenvolvidas pela universidade e promover a colaboração entre pesquisadores e a disseminação do saber.
A cerimônia de lançamento do RI contou com a presença do reitor da Udesc, José Fernando Fragalli e da vice-reitora, Clerilei Bier, acompanhados de outras autoridades e em especial a representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a bibliotecária Letícia Guarany Bonetti, e das membras da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), professoras Caterina Marta Graposo Pavão (URGS) e Angélica Conceição Dias Miranda (FURG).
Também, estiveram presentes no lançamento membros da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), Coronel Cleber Pires (diretor), Tenente Coronel Diego Marzo Costa (subdiretor) e o Chefe da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão da APMT, Tenente Coronel Carlos Alexandre da Silva. Alem de prestigiar o evento, os membros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) vieram conhecer mais sobre o assunto, pois há a intenção da APMT em contratar empresa para a implementação de um repositório próprio da academia.
De acordo com a coordenadora da BU, há a intenção futura de uma parceria entre a Udesc e a PMSC para a realização de um convênio com a APMT. "O objetivo é promover a cooperação no uso de recursos informacionais, equipamentos educacionais e a colaboração entre os profissionais de ensino e acadêmicos, de ambas as instituições, desenvolver formação, capacitação, treinamentos, ensino, pesquisa e extensão inovadoras para os agentes públicos, objetivando a melhoria da gestão pública e o bem-estar da sociedade", explica Dayane.
A pesquisadora do Ibict, Letícia Bonetti, na ocasião, palestrou sobre o papel dos repositórios no movimento pela ciência aberta e as contribuições do Ibict em torno dessa pauta. “Os repositórios, uma vez implementados, fornecem um sistema de comunicação científica que amplia o acesso e garante o controle da produção acadêmica, aumenta a visibilidade, os status e o valor público da pesquisa e da instituição, permite ainda que os pesquisadores tornem suas produções científicas públicas e visíveis de forma gratuita e rápida; além de funcionar como um indicador de qualidade da universidade para demonstrar sua relevância científica, social e econômica”, destacou a bibliotecária e pesquisadora do Ibict. Ela ainda ressaltou em sua fala o papel que a universidade pública desempenha e que o quê é produzido nas universidades públicas deve ser compartilhado, assim devendo ser para as pesquisas e dados da ciência produzidos nas instituições de ensino superior brasileiras.
“Nosso objetivo aqui, é apoiar e parabenizar pela iniciativa”, afirmou Caterina Pavão que reafirmou o apoio da RBRD à Udesc. “Os repositórios foram criados com o princípio de reunir, sistematizar, organizar e preservar, porque uma instituição precisa ter a sua memória, saber o que foi produzido e essencialmente de publicizar. A nossa meta maior com a ciência aberta é trabalhar pela democratização do acesso ao conhecimento. Conhecimento que nós temos em abundância hoje no mundo, mas que também se consolida com fake news, porque muitas pessoas não sabem o que é verdade. E quando as instituições de ensino e pesquisa de nosso país, que são as responsáveis pela grande parcela da produção científica, se comprometem em guardar, preservar e essencialmente disponibilizar gratuitamente, elas estão colaborando para o progresso do nosso país”, reforça Angélica Miranda sobre a importância dos repositórios no país.
O reitor da Udesc, Fragalli, ressalta que o trabalho de equipe foi essencial para que o RI fosse executado e que o próximo passo agora é divulgá-lo para que toda a comunidade acadêmica usufrua desse espaço. “Agora o nosso trabalho é fazer o repositório funcionar e estimular nossos pesquisadores a depositarem seus trabalhos (...). Certamente, faremos campanhas para que as pessoas conheçam o repositório, para aderirem à ideia. Ele é fundamental para que a Udesc dê um salto de qualidade na nossa pesquisa e que seja conhecida cada vez mais por meio delas”, afirma o gestor da universidade.
O Repositório Institucional (RI) da Udesc está disponível no endereço https://ri.udesc.br. De acordo com a coordenadora da BU, Dayane, os pesquisadores da instituição já podem acessar o RI para acessar os materiais disponibilizados nele. “O autoarquivamento será liberado gradativamente nos centros após os eventos de capacitação e treinamento dos moderadores nos centros da Udesc. Mas os professores pesquisadores já podem acessar seu perfil de pesquisador e verificar as informações de suas publicações científicas indexadas no Scopus, Lattes e Orcid”, completa Dornelles.
Reunião Rede Sul de Repositórios Digitais
Também no auditório da Udesc Faed, nesta quinta-feira, 12, a Udesc sediou a 2ª Reunião Rede Sul de Repositórios Digitais. Na programação estavam incluídas as palestras sobre o Plano de Gestão de Dados de Pesquisa (PGD); a apresentação do experimento do Repositório de Dados, com o case da Udesc; palestra do Ibict; e atividade colaborativa para o planejamento de 2025. “Um importante evento na consolidação da Udesc junto a rede Brasileira de Repositórios Digitais”, destaca a bibliotecária da Udesc, Luciana Mara Silva, que no evento de lançamento do RI, resssaltou que o próximo passo para a Udesc é planejar o seu Repositório de Dados.
O evento de lançamento do RI Udesc pode ser acessado no canal do YouTube da BU Udesc, assista aqui.
Assista o vídeo de lançamento do RI Udesc
*Notícia atualizada em 13/12/2024, às 12h07.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.