Repositório institucional da Udesc será lançado em dezembro.
Foto: Heloíse Guesser/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está participando de um experimento em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (
Ibict) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (
RNP) que visa ampliar a quantidade de repositórios de dados de pesquisa no país por meio de ações de transferência de tecnologia e conhecimento.
Até dezembro, a universidade terá a oportunidade de testar o Repositório Comum de Dados de Pesquisa (Deposita Dados), do Ibict, desenvolvido a partir do software livre Dataverse. Como uma das instituições selecionadas para o projeto, a Udesc poderá experimentar a ferramenta em três conjuntos de dados (
datasets) diferentes, abastecendo a plataforma com materiais produzidos por pesquisadores da instituição.
Conforme a bibliotecária da Biblioteca Universitária, Luciana Silva, que atua na iniciativa, por meio do experimento será possível gerar um case para que a Udesc desenvolva, no futuro, o seu repositório de dados. “Um repositório de dados pode colaborar para a disseminação da pesquisa e para a gestão dos dados científicos produzidos na instituição de forma transparente e acessível”, explica Luciana.
Além da Udesc, outras instituições do país vinculadas à Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) participam do projeto. O anúncio da parceria com a universidade foi realizado em outubro deste ano e, desde então, a Udesc vem desenvolvendo as atividades relacionadas ao experimento. “Essa parceria representa um passo estratégico para a Udesc na consolidação de boas práticas em ciência aberta e gestão de dados de pesquisa”, completa Luciana.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail
ri@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934