Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/07/2024-14h39

Curricularização da extensão é tema de encontro no Centro de Artes, Design e Moda da Udesc

Reunião teve como objetivo compartilhar experiências e esclarecer questões sobre a implementação de atividades extensionistas integradas à estrutura curricular dos cursos de graduação do Ceart.

Encontro foi realizado na Sala de Reuniões do Ceart. Foto: Carolina Weber
"A extensão inserida na formação integral dos nossos estudantes de graduação tem o intuito de aproximar ainda mais a universidade da sociedade e a formação do estudante da realidade material da sociedade e do trabalho", destaca a diretora-geral do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, Daiane Dordete. Com o objetivo de compartilhar experiências sobre o primeiro semestre de práticas extensionistas como parte dos currículos dos cursos de bacharelado e licenciatura, o Ceart realizou um encontro nesta segunda-feira, 15, na Sala de Reuniões.

Estavam presentes representantes das equipes das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX) e de Ensino (PROEN) da Udesc, a equipe diretiva do centro, chefias de departamento, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), membros da Comissão de Extensão, além de outros técnicos e professores do Ceart envolvidos com as atividades da graduação.

"Acompanhamos neste primeiro semestre a prática de uma novidade curricular. Apesar de o Ceart ser historicamente um centro muito extensionista, a extensão curricular de fato não era uma realidade para todos os professores e estudantes. Então, compreendemos que este seria um momento propício para refletir sobre como foi esse processo", explica a diretora-geral do centro, Daiane Dordete.

Na universidade, a temática da curricularização é regulamentada pela Resolução nº 007/2022 - CEG, a qual define que as atividades extensionistas devem representar, no mínimo, 10% da carga horária total do curso. O documento não traz um prazo específico para que todos os cursos se adaptem; no entanto, especifica que a creditação terá validade a partir da reforma do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que contemple esse componente. Dos oito cursos de graduação do Ceart, seis já concluíram reformas que incluem a extensão na estrutura curricular; os outros dois estão com esse processo em andamento.

Reflexões sobre as práticas 

A coordenadora de Ensino de Graduação da PROEN, Gelcemar Oliveira Farias, explicou que a pró-reitoria, junto à Secretaria de Ensino de Graduação (SEG) , realiza visitas a todos os centros para acompanhar como está sendo efetivada a curricularização. No encontro, a equipe apresentou apontamentos a partir da análise dos currículos e das práticas que vêm sendo observadas nas diferentes unidades da Udesc. E um dos maiores desafios tem sido o entendimento de o que realmente é uma atividade de extensão.

"A atividade extensionista tem que transcender os muros da universidade. Quando você abarca tarefas com a sociedade, com instituições que estão fora da nossa universidade, elas se caracterizam como uma atividade extensionista. A prática em que você coloca somente o público interno, não é", esclarece o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Figueiredo Terezo.

"A questão diz respeito ao nosso público-alvo", complementa a diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete. A dirigente destaca que as atividades de extensão precisam, necessariamente, propiciar uma relação dialógica entre universidade e sociedade. Dessa forma, devem proporcionar aos estudantes o contato com a comunidade externa já durante a sua formação.

"Esse ano vai ser desafiador para a gente entender como isso de fato é considerado dentro das práticas, mas vamos fazer juntos essa construção", disse a diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, Neide Schulte. A docente destacou eventos já consolidados no centro e que propiciam a oferta de atividades para o público, como o Ceart Aberto à Comunidade — que é um dos espaços para efetivar a extensão.

Já a diretora de Ensino de Graduação, Anelise Zimmermann, frisou a importância da proximidade entre as direções de Extensão e Ensino. "Vamos buscar soluções em conjunto até conseguir encontrar um caminho sólido", afirmou. Além das apresentações da PROEX, PROEN e direções do centro, o encontro contou com relatos dos representantes de cada departamento de graduação do Ceart sobre experiências, dúvidas e dificuldades acerca da curricularização.

Curricularização da extensão na Udesc

A curricularização (ou creditação) da extensão é o processo de inclusão de créditos em atividades extensionistas no currículo dos cursos de graduação. Esse processo considera a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que a extensão, antes considerada uma atividade complementar, torna-se parte obrigatória da formação do aluno, sendo incluída na matriz curricular e no histórico. Saiba mais nesta página.

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h