Produção - passo 1: Planejamento do evento: data + intérpretes Libras + espaço
a) Após ter previsão de datas para o evento, consultar disponibilidade de equipe de intérpretes para fazer a tradução em Libras, viabilizando a ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Intérprete de Libras em todas as sessões/etapas do evento.
Para solicitar os serviços DE INTÉRPRETES, preencher formulário disponível no seguinte endereço:
b) O/s espaço(s) e condições do evento, devem contar com:
ACESSIBILIDADE NO ASPECTO ARQUITETÔNICO: elevador ou rampas, corrimão, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para PCD, piso tátil.
ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: monitores treinados para auxiliar esse público em todas as sessões.
Obs: Todos os eventos devem ter inscrição prévia, a fim de sabermos quais serão as demandas do público; pode-se usar o forms e perguntar se é PCD e que recursos necessita para participar das atividades propostas. Informar ao NAE as demandas colocadas com pelo menor 30 dias de antecedência e orientaremos quanto as possibilidades e formas de atendimento ao público.
Produção – passo 2: divulgação:
ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: descrição de imagem nas peças gráficas digitais e/ou textos de divulgação e respectivos vídeos. Não sobrecarregar imagens de divulgação com texto, utilize a legenda para informações importantes como data, horário, local, nome e currículo dos apresentadores, etc. Dar preferência por cores que o público daltônico reconheça.
ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Libras e legendas em caso de vídeos e sinopses.
Indicar caminho para as inscrições em QR code, que solicita as informações a respeito do tipo de deficiência e dos recursos necessários.
Realização: O evento
Diante das informações colhidas com as inscrições o evento deverá conter condições de acessibilidade para pessoas:
COM DEFICIENCIA VISUAL: Linguagem oral (Audiodescrição em todas as sessões) e material em Braile. Ao iniciar uma fala, fazer breve autodescrição (gênero; etnia e cor da pele; cor dos olhos; cor, comprimento e tipo de cabelo; roupas, acessórios e penteado). Em caso de uso de slides ou material gráfico (livro, cartaz, banner, etc.), descrever o material.
Obs: É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo (Lei 11.126/2005).
COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: equipe de intérpretes de Libras (eles sempre trabalham em duplas e se revezam as cada 15min).
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Monitores e equipe treinada para atendimento a esse público no que for necessário (é preciso consulta-los previamente, pois as demandas podem ser diferentes).
ACESSIBILIDADE NO ASPECTO ARQUITETÔNICO: elevador ou rampas sem desníveis ou obstáculos, corrimão, banheiros adaptados, vagas para PCD, piso tátil e cadeira de rodas disponível na recepção do evento.
ACESSIBILIDADE PARA TODOS OS PÚBLICOS NA CANTINA: fila preferencial para PcD (aqui incluindo aqueles que usam os cordões de identificação) e seus acompanhantes. Essa mesma medida deve ser usada para todas as atividades livre que não tiveram inscrições prévias e as senhas são distribuídas por ordem de chegada.
ATENÇÃO: Será permitido ao proponente oferecer medidas alternativas de acessibilidade arquitetônica em locais, sujeitas à prévia aprovação do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE CEART), incluindo medidas que ASSEGUREM, com precisão, a FRUIÇÃO do conteúdo do projeto às pessoas com deficiência físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.